Bolinhos de coco e mirtilos para presente
Eu estou totalmente distante do espírito natalino. Parece que ele não conseguiu me pegar este ano. É é meio no piloto automático que eu preparo algumas delícias para dar de presente. Estes bolinhos foram feitos pensando numa amiga muito querida que adora coco e mirtilos. Coloquei num caixa, embrulhei e amanhã ela recebe. O bolinho é um favorito da família e além dos 12 que darei de presente, fiz uns outros sem mirtilos para depois do jantar. Eu gosto com mirtilos mas hoje estava a fim de um bolo de coco simples, sem frutas.
Mesmo que meu espírito natalino tenha me abandonado e eu esteja totalmente sem ânimo para presentes e preparativos eu tenho muita coisa para fazer. Além de preparar alguma coisa legal para dar aos amigos mais queridos, professoras e alguns familiares preciso comprar os presentes das crianças, isto sim um desafio. Per e eu concordamos há anos que não estamos dispostos a entrar na paranóia do consumo e não queremos presentes um do outro. Estamos piorando e ficando totalmente anti-consumo. E para evitar presentes estúpidos para os amigos nada como dar delicinhas feitas em casa de presente. Comida sempre foi o meu presente favorito.
Estes bolinhos são geniais para dar de presente pois além de deliciosas a massa resiste bem na geladeira e os bolinhos podem ser congelados e descongelados algumas horas de serem oferecidos de presente. Além de resistirem super bem e suportam maravilhosamente variações. Por exemplo, as frutas podem ser substituídas, as amêndoas e até mesmo o coco. A receita também pode ser feita com ovos inteiros ou com claras apenas e como eu estou com o freezer lotado de claras eu preferi a segunda opção. Faça como preferir mas lembre-se que se for usar ovos inteiros deve separar gemas e claras e bater as claras levemente para dar uma aerada já que é um bolo sem fermento.
Bolinho de coco e mirtilos
7 claras
200 gramas de açúcar de confeiteiro
150 gramas de farinha de amêndoas
120 gramas de coco ralado
100 gramas de farinha de trigo
250 gramas de manteiga derretida
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1/2 xícara de mirtilos congelados
Como:
Unte com bastante manteiga e reserve 24 forminhas de tortinhas, empadas, muffin ou tarteletes. Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e deixe a manteiga esfriar.
Num processador triture as amêndoas com o açúcar, o coco e a farinha de trigo. Peneire tudo num pote grande. Em um outro pote bata bem os claras até começarem a espumar e adicione a mistura de farinhas, aos poucos, às claras batidas e vá mexendo com a colher de pau, ou espátula, para incorporar. Adicione a baunilha e continue mexendo para incorporar. Por fim adicione a manteiga e mexa com todo cuidado para não espirrar. Mexa até incorporar toda a manteiga à massa. Mexa suavemente até que toda a manteiga seja absorvida pela mistura, pode demorar alguns minutos para incorporar totalmente.
Divida a massa em forminhas preparadas, ou numa forma única preparada sem encher demais as forminhas. Encha apenas metade das forminhas com a massa, ou um pouco mais, e coloque alguns mirtilos na massa. Asse as forminhas em forno pré-aquecido a 180C por 15-18 minutos ou até que enfiando um palito o mesmo saia seco. Cuidado para não assar demais e deixar os bolinhos muito duros e secos! A massa pode ficar na geladeira por até 48 horas, na hora de assar unte as forminha muito bem.
Comentários
Nunca decorei tão tarde minha casa para o Natal. Na verdade, ainda falta a escada, o ático e o lustre da sala... Que estranho!
Nâo nos damos presentes também. Como os filhos são adultos, já entraram nesse esquema faz tempo.
Mínimo de estresse é o que desejo. As confraternizações acabaram e agora há um pouco mais de sossego.
O cardápio de Natal não decidi, mas será algo muito menos trabalhoso do que em outros anos.
Falei um monte...
Adoraria receber uns bolinhos desses de presente.
Bjs.
beijinho.
Pois eu sou um bocadinho anti consumismo também, mas sem uma prendinha eu choro hehe
Este ano eu tive um novo motivo para me alegrar no natal e a minha casa está enfeitada já desde novembro :-)
Quanto aos bolinhos adoro coco e esses são completamente diferentes de todos que conheço, mais uns para não me esquecer de experimentar.
bjs
A idéia de algo comestível sempre agrada, desde que saibamos o gosto dos presenteados.
Quando morava no Brasil eu comprava Panetones da Visconti, o meu favorito, e dava aos amigos. Era totalmente stress-free.
Aqui os Panetones são muito caros, então eu comprava biscoitos dinamarqueses amanteigados.
Este ano somos só nos dois, então não haverá presentes, só uma ceia caprichada, que é o que nos faz feliz.
Adorei a versatilidade dos bolinhos! Todos vão adorar, com certeza.
Bjs :)
E aqui os filhos são muito pequenos, adoram prendas, mas já está tudo comprado!
Bjs
Claudia que presente lindo...
Jnihos fofos
Em relação ao Natal, essa é também a minha postura.
Acho uma ótima ideia oferecer bolinhos de presente. Adorei.
Bjs
Esse consumismo louco está me deixando maluca este ano...todos reclamam da crise, da falta de emprego e grana e veja os shoppings e lojas...lotados! Gente que nem tem o que comer direito comprando celulares de nova geração e outras coisas...enfim...
Aqui em casa fizemos um acordo de gasto mínimo...
Adorei os bolinhos e a versatilidade deles!
Beijão!
O espírito natalino também näo baixou em mim, mas vou enfeitando a casa, participando de confraternizacões, já comprei os presentes, meio que contra isso de consumo, mas já que tinha que comprar...
Sinceramente passei a achar tudo isso uma chatice, essa coisa de natal que virou somente sinônimo de consumo.
Paciência!
Belos biscoitos como sempre.
Beijo