Quadrados de chocolate com amendoim, castanha de cajú e pistaches para presente...



Hoje eu fiz estes quadradinhos para levar para a casa da cunhada e dar de presente para uma amiga. Ficaram ótimos apesar do sabor levemente diferente pois eu usei um chocolate alemão cujo sabor eu desconhecia. Usei um chocolate meio-amargo com 50% de cacau mas com sabor diferente daquele que eu uso sempre. Impressionante como os sabores diferentes mudam totalmente os resultados. Não ficou ruim, de jeito nenhum, ficou ótimo, todo mundo amou, mas eu tenho minhas preferências em relação a chocolate e quando eu mudo eu estranho.



Essa receita é quase um truque, facílima e muito prática para estes tempos difíceis, quase um refúgio para uma pessoa sem vontade de deixar o ano acabar e com imensa preguiça para produzir os mimos que caem bem esta época do ano. Estou com preguiça mas cumpro com as minhas obrigações e esses quadradinhos são bem fáceis e levam menos do que cinco minutos para fazer e depois é só deixar endurecer.



Esta é uma receita de comadres, encontra-se em todo canto, mas as medidas em gramas desta receita eu adaptei do site da Martha Stewart já que ela usa libras e xícaras para tudo. Lá pelas bandas do norte esses quadrados são chamados de fudge. A seleção de castanhas, pistaches e amendoins é a minha preferida e ainda por cima eu estava com uma leva de pistaches e castanhas de cajú para terminhar e com muito amendoim em casa. E eu amo chocolate com amendoins.



Depois de pronto é só cortar, colocar numas forminhas coloridas e em caixinhas, os amigos vão amar. Na hora de cortar eu tiro as bordas imperfeitas, invariavelmente mais finas e tortas do que o miolo, corto-as em pedaços e sirvo para os meus queridos. As sobras de hoje aparecem no potinho branco, fizeram o maior sucesso.



Quadrados de chocolate com amendoim, castanha de cajú e pistaches


400 gramas de chocolate meio amargo (usei com 50% de cacau)
400 gramas de leite condensado
30 gramas de manteiga
50 gramas de pistaches
50 gramas de castanha de cajú
50 gramas de amendoins


Como:


Numa panela de fundo grosso aqueça o leite condensado, adicione o chocolate picado e mexa até derreter. Quando o chocolate derreter adicione as nozes levemente picadas e a manteiga e mexa até incorporar totalmente. Coloque a massa numa forma forrada com papel manteiga, cubra e leve para gelar por umas duas horas ou até que endureça. Depois de endurecido corte em quadrados pequenos, coloque em forminhas e sirva. Se preferir use frutas secas ou outros tipos de nozes e castanhas.


Rende cerca de 50 quadrados


Comentários

Gina disse…
Cláudia, posso completar suas reticências?
... diretamente para Curitiba!
Esses são fáceis mesmo e me agradam muito mais do que barrinhas de chocolate puras, ainda que seja o melhor chocolate do mundo.
Bjs.
Cininha disse…
Bem fáceis e tem optimo aspecto, eu só deixava de lado os amendoins e a sua ideia de frutas é boa eu adoro chocolate com passas, com o leite condensado deve ser mesmo um manjar :-)
bjs
Abelha Maia disse…
Adoro amendoins com chocolate, parabéns, ficou excelente.
Bjss
® disse…
Claudinha!
Amei vc com preguiça...rs...Minha fia eu faria esses quadradinhos num momento de muita habilidade...:D
Vou passar mais tempo sentada aqui na sua cozinha prá mode ficá prendada quí nem ocê...:D
Gosto mto de pistache e amei sua receita, deve ficar um crocantin bão, né?!
Um bejim!!
Isabel disse…
Esses quadradinhos estão muito bonitos e devem ser deliciosos!
Parabéns!!
beijinho.
PratosdaBela disse…
Belo presente para quem o receber...
Jnihos fofos
Isabel disse…
Adorei!
Acho que vou incluir no meu menu de Natal :)
Bjs
Claudia Lima disse…
Por aqui eles chamam Fudge. Eu gosto muito, pq fica delicioso e como vc disse, fica pronto em minutos.
Tudo o que a gente quer e precisa em ocasiões muito movimentadas ou de preguiça.
Bjs :)
Claudia,
Que delícia.
E, o melhor, fácil de fazer.
Vou ver se me organizo para fazer ainda para o Natal.
Beijo.
Tânia disse…
Eu experimentei a pouco tempo estas barrinhas e achei que não ia gostar por achar muito doces, mas ao contrário, eu amei.
E sem dúvida um presente original e que com certeza faz sucesso!
Aproveitando para te desejar um Natal de Paz e um 2010 de realizações.....esperando que tenhamos oportunidade de nos encontrar quando estiver em solo paulista!
Beijinhos
Luciana disse…
Ai ai, fiquei com água na boca, estou numa vontade de chocolate que só vendo.
Beijo
Julia @Mélanger disse…
What a wonderful gift to make! They look fantastic.
Sónia Meirinho disse…
vim visitar o teu blog e quero dizer que adoro todas as postagens de receitas, etc!!! ja estou como seguidora e convido-te a visitar o meu!! quero tambem deixar uma maensagem de força neste momento dificil para voces!! tudo de bom! beijos

Postagens mais visitadas