O lado B dos cartões de Natal...



Depois do natal fomos até a Suécia, até Åre , uma cidadezinha deliciosa na fronteira entre Noruega e Suécia para onde vamos sempre. A irmã do Per tem um chalé ótima em Åre e, talvez por isso, estamos sempre por lá. Åre é a mais importante estação de esqui tipo alpino da Suécia e é a típica imagem de cartão de natal. Mas a cidade fica lotada durante todo o inverno e esta semana o lugar estava lotadíssimo e, ao que parece, metade de Estocolmo está passando o final de ano em Åre. Para mim foi até divertido para matar minha sede de multidão. Cafés e restaurantes lotados, filas absurdas nos supermercados, na loja de vinhos tinha fila longa na rua para entrar na loja com seguranças controlando a entrada na porta. Estas são coisas impensáveis por aqui, é inacreditável. As fotos que fiz não fazem jus ao movimento que estava na cidade onde até acidente de trânsito teve. A coisa piora depois que escurece e as pistas de esqui dão uma certa esvaziada. E mesmo com temperaturas entre -20C e -22C a cidade estava lotada e ficou quase intransitável.



Eu adorei pois em geral adoro uma muvuca, mas nunca senti tanto frio na minha vida e nem a Estela quis ir esquiar. Na verdade fazer snowboard, o lance deles aqui em casa é snowboard. E ela em geral topa todas! Já o Tormod é o primeiro a querer ficar em casa, em frente a TV e não sair para nada. Muito engraçado como eles são diferentes. Mas ficamos de bobeira, fazendo compras e depois fomos visitar a Åre Chokladfabrik, a loja da fábrica de chocolate que eu amo. Todos os anos eu vou até lá para comprar chocolates e saio com alguns pacotes da trufa de menta que é tudo de bom. Muitos são os sabores das trufas e dos chocolates, mas eles produzem uma trufa de caramelo com menta que é a minha favorita, um sonho. Para mim a trufa de menta com chocolate ao leite justifica uma ida a Åre todas as épocas do ano, principalmente se a cidade estiver cheia de gente e de burburinho.



A fábrica de chocolate fica um tantinho fora do centro de Åre (3km), a beira do lago (bem a cidade toda fica a beira do lago) que estava totalmente congelado. Fiz umas fotos da casinha da fábrida de chocolate e da loja. Dentro da loja estava um caos e não deu para fazer muitas fotos boas, mas dá para se ter uma idéia do lugar nas fotos da colagem. Eu totalmente recomendo uma ida até Åre para os fanáticos por esportes de inverno, não que no verão a cidade seja um deserto. É um lugar perfeito para pedalar, nadar, escalar e acampar, nós vamos até lá no verão direto. E aquele lago é tudo de bom no verão. A vantagem é que a cidade custa menos da metade do preço durante o verão, claro, os sueco não são bobos não. As lojas estavam todas em liquidação, tudo muito barato, mas eu não uso roupas esportivas, daquelas criadas para esquiar. Nem morta que eu visto um daqueles casacos a prova de vento e neve. Eu uso lã, sempre lã, muita lã. E as calças para esquiar então? Um horror, não, me recuso a esquiar, não nesta vida. Além disso não posso me dar ao luxo de quebrar nada a esta altura da vida. Época de ter fraturas já passou, espero, pois o povo se quebra viu...



Já patinar no gelo eu já patinei muito, e ainda patino, e acho que dá para manter um certo estilo e charme com patins de gelo nos pés. Com patins de gelo nos pés uma mulher pode ousar se vestir como bem entende, já com esquis, bem, esquis são um atentado ao bom gosto. E o pior é que o povo usa roupas desenhadas para esquiar no dia-a-dia. Eu acho uó, assim, um horror. Mas gosto não se discute, principalmente quando está frio. Veste-se o que de melhor há para proteger-se do frio assassino, ou então fica-se em casa se enchendo de chocolate. Eu prefiro uma sala quente, com lareira e muito chocolate. Exatamente o que eu estou tendo agora, só que o chocolate não é quente... As trufas de menta a esta altura já acabaram.



No sábado tem festa de aniversário aqui em casa, minha menininha faz 10 anos, aí, estou em plena produção, mas não pude deixar de dar um alô para vocês, ando sumida, preguiçosa, mas penso sempre no blog e em tudo que gostaria de contar para vocês. Em breve eu volto. Antes de 2009 acabar!

Comentários

Anônimo disse…
Olha, as fotos sao lindas mas o frio e' inimagina'vel!!!!! Beijos
Camila Hareide disse…
Que desbunde de lugar... Pensar que eu é quem deveria estar assim atolada na neve... E tem gente que não acredita em aquecimento global. O motivo de estar mais frio aí do que aqui é a corrente do Golfo, mesmo. Nevou forte duas vezes desde o fim do outono. Fiquei a ver navios...

Quero aprender a esquiar, mas se notar que não é pra mim, fico com a pescaria no gelo! Roupa de esqui na rua é cafona, mas fia, com menos 20 até a saliva congela! Affff... Antes que me esqueça, esses dias fiz o falso brioche que vc postou, e hoje me preparo pra fazer o segundo. Divino!

Bem, um ótimo ano novo aí pra vocês e depois poste fotas da festinha da Estela, tô doida pra ver oque vc aprontou.
Dani disse…
O cenário dispensa comentários... Adoro o silêncio e o visual da neve, mas não o frio que ela acarreta. Definitivamente, frio não é a minha praia, fiquei superfeliz quando o Natal amanheceu ensolarado, a neve, derretida. Grauzinhos a mais ;-)
Mas num cenário assim, de fériazinhas, tudo diferente, muda a conotação.
Gostoso ler esta descrição dos seus dias. Entendo bem a sua necessidade por multidão, às vezes, eu agora morando no subúrbio estou morrendo de nostalgia citadina.
Não acho roupas esportivas de inverno ruins, se esquentam, mas é aquela coisa: para ficar em casa, ir a ao supermercado e, claro, praticar os tais esportes. Não como uma escolha de estilo. Já desisti de ter estilo no inverno daqui, odeio me acebolar ou usar aqueles jaquetões que parecem inflados. Meu coração perde uma tonelada quando chega a primavera e posso me vestir mais leve, com sobreposições sutis, sem me preocupar demais com a temperatura.
Enfim, um beijo de aniversário para a Estela, aguardamos fotos da festinha e dos quitutes!
E Feliz 2010 - embora não acredite muito na mudança da "sorte" no ano-calendário, mais no ano-aniversário, desejo que seu 2010 seja cheio de coisas gostosas e boas novas!
Beijo!
Isabel disse…
Que cidadezinha linda! E a fábrica de chocolate também, super charmosa! É bom uma escapadinha até um lugar diferente, refresca o corpo e alma, traz vida nova!
E esses chocolates de menta devem ser maravilhosos, hihi, na ausência desses vou ali trincar um After Eight... e ver a chuva que cai lá fora como louca.
Bjs
angela disse…
fotos divinas, feliz aniversario para a filhota e que o ano novo lhe traga bons e adoraveis momentos. um beijo!
♥ mesa para 4 disse…
Eu quero ir morar para aí agora mesmo :D Abraço e Bom Ano de 2010
Claudia,
Que fotos mais lindas,
Mas que friiiiiooooo!
Acho que teria dificuldades em enfrentá-lo.
Feliz aniversário para a Estela.
Beijos.
Gina disse…
A neve é muito bonita de se ver, mas pra morar teria dificuldade de adaptação. Moro há 9 em Curitiba e não me acostumei com o frio. Mas não é nada comparado com os -20°!
O frio esta sempre associado a aconchego, retraimento, isolamento, cada um em suas casas...
Mas o lugar, a fábrica são uma graça!
Todas as vezes que viajei ao exterior no inverno, não vi nevar, só a neve nas ruas, nas árvores...
Decididamente, meu negócio é sandália, roupa sem manga, leve, rabo de cavalo, sorvete, água de coco...rs!
Volto para ver as novidades antes da passagem do ano.
Bjs.
Susana Gomes disse…
Querida Cláudia,
além de sua descrição fantástica, as fotos são de uma beleza bem nostálgica. Senti-me trnasportada para uma das histórias de Natal que os livros contam...

No ritmo da muvuca, desejo-te um ano de 2010 cheio de alegria e saúde, que não te falta o entusiasmo pela vida!

Um grande beijinho e bons preparativos para o aniversário da filhota. :)
Unknown disse…
Muito agradável o seu jeito de contar a sua vida aí nesse lado do mundo. Vou lendo e lendo, querendo saber mais, e pensando na diferenças de cenários. Aqui, em Minas, Belo Horizonte, chove muito. Chove, para um pouco, sai um sol meio lá, meio cá e chove novamente.
Gostei de ver a neve, imaginar o silêncio da noite.
Feliz aniversário para a filhota, vou esperar as fotos.
Abraços.
Cininha disse…
Que sitio lindo, essa paisagem é mesmo o tipico postal de natal, é um sitio lindo e essas casinhas são o máximo, o meu marido que tem paixão por casas de madeira até ficou babando como voces dizem hehe.
Neve eu adoro, mas também não gosto muito do frio, lá na minha terra natal este ano também caíu, mas nem durou um dia, derreteu logo.
Passei para desejar um bom ano de 2010, tudo de bom para você e sua familia.
bjinhos
Noémia disse…
Cláudia, que emoção ver essas fotos de neve tão lindas! O meu coração encheu-se de nostalgia e alegria ao mesmo tempo, dá para perceber?!
Que 2010 seja um ano cheio de saúde e alegria, de paz e amor para si e sua família. Ah, e um parabéns enorme para a sua filhota!:)
Glau disse…
Clau, não consigo imaginar -20graus.. deve até doer respirar!

Adorei as fotos e babei nas trufas.. amo esta combinação de chocolate com menta!

Viagem delícia a sua, hein

Mande um beijão pra Estela! Puxa, lembro do aniversário dela do ano passado!

Bjo querida, Glau
Tangerina disse…
Querida Cláudia,

Muito obrigada pela mensagem que deixou no post do meu aniversário :)

Adorei este lugar, se bem que não imagino sequer o que serão -20º acho que o meu record está lá nos
-4º :)

Espero que 2010 seja um excelente ano para todos aí em casa.

Um Abraço,
Carlota
Claudia disse…
Perdão se não respondo uma-por-uma, mas o tempo anda muito corrido!

Obrigada pelos comentários e mensagens de feliz ano novo, adoro começo de anos, me deixam um pouquinho ansiosa mas funciono bem sob pressão! Coisa de jornalista, eu acho...

O frio é ruim de aguentar até para os locais ainda que as pistas de esqui estivem lotadas durante o dia, diz-se que lá em cima da montanha faz menos frio que no pé da montanha, será? Não vou subir para comprovar... de jeito nenhum!

Beijos para todas,

C.
Unknown disse…
Olá minha amiga!!

Eu que sou louca por lugares desconhecidos e distantes fiquei delirando com essas fotos...

Fico imaginando eu e meu esposo aí nesse frio de -22, hehehehe... Acho que eu viraria picolé,kkkk...

As fotos estão lindas! Obrigada por descrever tão bem esse lugar.

FELIZ 2010!!!

TUDO DE BOM PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA!!!

Beijão
Claudia Claudia..
viajei por todos os detalhes apresentados!! Ver as fotos com os escritos nougat e marzipan! ui! ui!
Eu nao to acostumada ocm o frio daqui e passando dos - 12 C, eu ja coloco minha roupa de neve pra ir no mercado ahahahaahahahahahah eu tb me sinto horrorosa.. mas me protege, me protege q nao sai o calor e nem entra o frio rs. Mas eu ainda tenho q esquiar e fazer snowboard.. a se tenho.
E .. Feliz Ano Novo pra ti!!!! E pra seus queridos.

Postagens mais visitadas