Indo, vindo e comendo frutas, tortas e sorvetes...



A semana que passou foi uma loucura tão grande, uma semana intensa, cheia de conteúdo, uma conferência, pausas para cafés, jantares e mais jantares, tudo passou tão rápido que e eu mal tive tempo de parar para ver o blog. Eu acho que esta foi a semana mais pauleira que eu enfrentei desde que eu comecei a fazer este blog. A semana anterior já havia sido bem intensa mas como estava trabalhando em casa, correndo contra o tempo para acabar o artigo para a conferência e dar conta das minhas responsabilidades de mãe, ainda deu para cozinhar. No final tudo valeu super a pena pois o artigo e sua autora causaram sensação na tal conferência sobre África. Fiquei feliz, conheci gente ótima, dancei e ainda comi super bem. Enquanto isto, aqui em casa, a rebordosa das ameixas continua e, entre uma sobremesa e outra diferentes, dá-lhe ameixas. Mas elas chegaram ao fim em grande estilo. Umas tortinhas maravilhosas e um sorvete inesperado totalmente maravilhoso que vou repetir em breve.



No final de semana Estelinha saiu pelo jardim, durante um curto espaço de tempo em que não choveu por aqui e foi colher maças. As nossas pequenas macieiras, plantadas há dois anos, estavam carregadas e dão umas maças são ótimas. A maior parte das espécies de maças norueguesas é muito azeda e as nossas são talvez as melhores que eu provei. Estela estava louca para colher maças e voltou com o pote cheio já devorando uma.
E me dá a maior alegria ver minha casa cheia de maças mesmo que maça não seja uma das minhas frutas, eu como, claro, mas acho meio fruta de doente. Prefiro peras, mas gosto muito de um suquinho de maças

Falei em chuva, bem a chuva vinha caindo aqui sem perdão até que hoje começou a nevar, aquela neve molhada que mais parece um cuspe. Um horror, eu sei, foi a comparação mais porca que eu já fiz, mas ver a neve caindo e as folhas árvores ainda no processo entre o verde e o amarelo é desesperador. Ao que tudo indica este vai ser um inverno destruidor, aí, me salvem, eu quero sorvetes, muitos sorvetes.




Tortinhas de aveia e ameixas


Massa:
1/2 copo de 250ml de açúcar branco
1/2 copo de 250ml de açúcar mascavo
1 e 1/2 copo de 250ml de farinha de trigo
1 e 1/2 copo de 250ml de farinha de aveia
180 gramas de manteiga gelada cortada em cubos
1 ovo
Uma boa pitada de sal
Cerca de uma colher de chá de canela em pó


Recheio
3 xícaras de ameixas sem caroço e cortadas em rodelas ou pedaços médios
1/2 xícara de açúcar branco
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de suco de limão



Como:

Unte uma forma refratária grande ou dez forminhas individuais, se for usar uma forma grande forre com papel manteiga e unte o papel. Misture os açúcares com as farinhas, o sal e a canela. Adicione o ovo e a manteiga gelada cortada em cubos e com a ponta dos dedos misture todos os ingredientes até formar uma farofa homogênea. Divida a massa em partes desiguais (deixe uma parte um pouco maior do que a outra) e forre a forma preparada, ou as forminhas com a parte maior de massa de modo a formar uma camada não muito fina.

Para fazer o recheio misture as ameixas (ou a fruta que preferir) com 1/2 xícara de açúcar, o suco de limão e o amido de milho e misture com uma colher para untar todas as ameixas com a mistura de suco, açúcar e amido. Coloque uma camada de frutas sobre a base de massa e sobre as frutas esfarele uma outra camada de massa deixando uma parte da camada de frutas aparente.

Asse a 180C por 40 a 50 minutos ou até que a camada superior da torta fique dourada.
Sirva quente ou fria acompanhada por uma colherada de iogurte natural aromatizado com um bom extrato de baunilha.

Cerca de 10 forminhas individuais ou 12 pedaços de torta da forma grande.



A Panna cotta que virou sorvete


Um dia desses, durante a semana passada, fiz um purê de mirtilos para fazer uma panna cotta de mirtilos e iogurte como esta que já publiquei aqui. O problema é que lá pelas tantas, o creme de leite e o leite já fervendo na panela, eu descobri que não tinha mais gelatina suficiente para fazer o creme. Resolvi deixar tudo esfriar e fazer no dia seguinte. Mas chegando o dia seguinte eu simplesmente misturei a mistura de creme e leite com a mistura de iogurte e mirtilos peneirado, adicionei uma colher de cachaça e botei a mistura para gelar. Dei umas duas mexidas, a primeira depois de uma hora e a panna cotta virou sorvete. E um sorvete maravilhoso.




Sorvete (sem máquina) de mirtilos silvestres

200 ml de purê de mirtilos (veja abaixo)
200 ml de iogurte natural desnatado
200 ml de creme de leite
200 ml de leite (uso sempre desnatado)
100 ml de açúcar
1 colher de sopa de cachaça
1 colher de chá de extrato puro de baunilha

Como:

Num processador ou liquidificador coloque o purê de mirtilos, o iogurte e a baunilha e e bata até formar uma mistura homogênea e reserve. Ferva creme de leite com o leite e o açúcar e deixe esfriar. Quando estiver frio processe a mistura de creme com a mistura de iogurte e adicione a cachaça. Coloque a mistura num pote limpo com tampa e leve ao freezer/congelador por umas duas horas. Retire a mistura do freezer e bata bem com uma colher ou com um mixer manual. Eu prefiro bater com colher ou fouet. Devolva o pote de volta para o freezer e mexa mais uma ou duas vezes a mistura até que ela endureça totalmente. Retire o pote de sorvete do freezer/congelador pelo menos 15 minutos antes de servir.

Rende cerca de um litro de sorvete.






Purê de mirtilos


250 gramas de mirtilos
100 gramas de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão

Como:

Leve ao fogo as frutas com o açúcar e o limão. Depois que ferver deixe a mistura cozinhar por uns cinco minutos. Deixe esfriar antes de usar.




A geléia que virou sorvete de ameixa

Na onda do super-hiper bem sucedido sorvete de mirtilos eu reslvi experimentar com um pote de geléias de ameixa que tinha em casa. Fiz muitos potes de geléia de ameixa durante as últimas semanas, dei vários de presente mas ainda fiquei com alguns. A tampa de um dos potes, apesar de nova, não funcionou e eu estava achando que iria estragar se não usasse logo. Mas eu já tinha um pote enorme aberto na geladeira e não queria ficar mais um pote parado por isso ele virou sorvete. Processei a geléia com iogurte, adicionei os outros ingrediente e levei para gelar. Ficou com uma textura perfeita, ainda melhor do que o de mirtilos pois além de puro iogurte eu mexi umas cinco vezes durante o processo e ficou perfeito.



Sorvete de iogurte de ameixa


300 gramas de geléia de ameixa
300 gramas de iogurte
4 colheres de mel bem cheias
1 colher chá de extrato puro de baunilha
1 colher de sopa de cachaça

Como:


Num processador coloque a geléia de ameixa, o iogurte, a baunilha, a cachaça e as 4 colheres de mel. Processe até formar um creme bem homogêneo. Coloque num pote limpo com tampa e leve ao freezer/congelador por uma ou duas horas. Retire do freezer e bata bem com uma colher ou com um mixer manual. Eu prefiro bater com colher ou fouet. Devolva o pote de volta para o freezer e mexa mais uma ou duas vezes a mistura até que ela endureça totalmente. Retire o pote de sorvete do freezer/congelador pelo menos 15 minutos antes de servir.

Rende cerca de meio litro de sorvete.

Comentários

Cláudia,
Você está incrível nesse capítulo das ameixas. E as fotos das maçãs, e da Estela dando uma mordida, estão ótimas. Ai que vontade de provar.
Parabéns pelo sucesso da conferência.
Beijo.
Gina disse…
Esse seu sorvete de mirtilos me deu uma ideia ótima.
Parabéns pelo artigo e conferência. A semana foi intensa, mas gratificante, não?
E o prazer da filhota comendo maçã? Esse não tem preço.
Bjs.
Claudia disse…
Heloísa,

Obrigada. A conferência foi uma ousadia minha e saiu tudo bem já que África não é a minha praia. As ameixas finalmente chegaram ao final, foi um exagero de frutas este ano mas nos saímos bem. Bj.


Gina,

Obrigada.Este sorvete de mirtilo foi uma surpresa para mim pois não esperava que fosse ficar tão bom. Mas o de ameixas ficou melhor por causa da maciez do resultado final. Bj.


C.
Luciana disse…
Cláudia, fico maravilhada com suas frutas. As macãs por aqui parecem ser azedinhas, eu comi poucas vezes, mas eu gosto delas azedinhas para comer com sal, mas macã definitivamente não é fruta pra mim, me dá uma fome doida. Também associo a coisa de doente, kkkk, se bem que eu doente tenho que passar longe de macã.
A macieira (é esse o nome da árvore?) da minha vizinha está carregadinha, mas ou elas são ou estão verdes, e já caindo. O inverno por aqui parece que vai ser pesado também, já está bem frio e chove demais.

Beijo
Nina disse…
Eu adoro maçãs! Maçãs e cerejas são minhas frutas preferidas!

Mas gostei mesmo do seu sucesso, viu? Parabéns! Ainda mais que você trabalha com temas que me são muito caros. Aliás, temas importantes para todos!

beijos!
Cláudia, que tortinhas lindas! Amei!
Já anotei também a receita do sorvete de ameixa também. Isso deve ser sensacional!
Beijos
Thais
Camila Hareide disse…
Como li num blog outro dia, apapô, vc e suas fotos de receitas que fazem a gente querer também...

Pra ir pra cozinha ultimamente tenho que desenterrar forças sobre-humanas. Então, arroz e feijão tem sido um acontecimento!

Mesmo de longe, continuo namorando suas páginas sempre.
Isabel disse…
Cláudia, que bom que sua semana foi produtiva a nível profissional. É bom se sentir realizada, né? Já tou com saudade de fazer tradução, para sentir aquela satisfação profissional.

As fotos estão todas maravilhosas, os gelados estão com um aspecto divinal e as maçãs super bonitas e dá para ver que enchem a sua filha de alegria.
Bjs
Verena disse…
Ai Claudia,
adoro seus posts!!!
Essas maravilhas que você faz podem virar livro...eu sempre arquivo no meu computador e a pasta do Sabor Saudade está cheia de delícias a fazer!
Esses sorvetes estão me chamando!!!!
Vou comprar ameixas!
Um beijo grande e parabéns pela Convenção!
Claudia Lima disse…
Parabéns pelo sucesso do seu trabalho na conferência!
Todas as sobremesas ficaram ótimas!
Aqui estamos enfrentando um calor altíssimo fora de época que está sacfricando todo mundo. Estes sorvetinhos cairiam muito bem!
A sobremesa de ameixas ficou com um colorido lindo e já tem carinha de outono, apesar de ameixa ser fruta de verão.
Bjs :)
Esses sorvetes ficaram com uma cor linda, imagino como será o sabor do de ameixa e fico desejosa de o experimentar no ano que vem, pois por aqui já não há ameixas nacionais e as estangeiras são um pouco caras.
Bjs
Moira
Susana Gomes disse…
Cláudia, imagino a tua satisfação de finalmente teres os tão desejados sorvetes feitos me casa. E sem sorveteira!

Parabéns - estão uma tentação. :)

Beijinhos.
Tânia disse…
Cláudia, parabéns pelo sucesso na conferência...e os demais assuntos deste post me deixaram sem fôlego....frutas lindas, sorvetes divinos e a filhota é mesmo uma fofa!
Aproveitando, quero me desculpar por ter postado o frozen de amoras sem creditar também a você a inspiração da receita. Vou corrigir isso.
Com a correria do dia-a-dia, a minha leitura dinâmica não tem sido tão dinâmica assim...hehe
Beijinhos

Postagens mais visitadas