Uma sobremesa mítica: suflê de goiabada
Com a cesta básica maravilhosa que recebemos das visitas das últimas semanas o nosso estoque de goiabada foi refeito e eu finalmente posso voltar a fazer coisinhas com goiabada. É que quando eu tenho apenas um pacotinho (lata ou vidro) de goiabada em casa eu economizo o máximo que posso, guardo para as ocasiões especiais. Mas como eu estava com um vidro, uma lata e um pacote de goiabada em casa resolvi enlouquecer e gastar... Em busca dos prazeres que uma goiabada pode proporcionar nada como o suflê do Carlota.
O suflê de goiabada é quase uma mousse, mas muito mais leve do que as mousses normais. Adoro comer quente, sem calda. Mas fica ótimo do jeito que a Carla serve, com uma calda de queijo catupiry. Eu costumo fazer com calda de requeijão por falta absoluta de catupiry por estas playas. No processo eu passei a adicionar uns pedacinhos de goiabada dura à mistura de claras antes de assar e esses pedacinhos derretem no meio da massa do suflê mas aparecem na hora de comer. Uma delícia. Outra coisa que eu adoro no suflê é a cobertura levemente tostadinha do forno o que confere um sabor ainda mais interessante.
Desta vez eu usei uma goiabada de lata. Tem doce mais lindo do que este? Sou totalmente apaixonada pela cor e pela textura exterior da goiabada de lata.
Eu costumo reduzir a receita básica da Carla e usei apenas 300 gramas de goiabada, meia lata.
A goiabada deve ser estar pastosa e por isso eu pico e derreto numa panela com um dedinho de água...
Depois de derretida eu deixo esfriar antes de...
adicionar às claras batidas em neve com uma pitada de sal.
Na hora e incorporar a goiabada às claras mexer muito suavemente para que as claras não percam o volume.
Distribuir em potinhos refratários individuais e assar por 15 minutos a 200C em forno pré aquecido.
Aqui eu desafio as intruções da Carla que recomenda assar os suflês por 8 minutos. Eu acho que em 8 minutos o suflê não está pronto e não cresce nem metade do que deveria crescer. E falo por experiência pois já testei este suflê diversas vezes.
Suflê de goiabada
A receita original você encontra no link receitas favoritas do site do Carlota.
8 claras (usei 6)
425 gramas de goiabada (usei 300g)
Pitada de sal
Derreta a goiabada e deixe esfriar. Bata as claras em neve com uma pitada de sal até formar picos duros. Misture a goiabada às claras em neve sem mexer demais. Divida em potinhos e asse por 8 minutos (eu asso por 15 minutos) a 200C em forno pré-aquecido.
Comentários
As fotos como sempre estão lindíssimas.
Beijão
Fiquei feliz que agora vc usa o microondas hehehe
Bjss e boa semana!
Obrigada, experimente pois é uma delícia. Bj.
Nana,
E põe barata nisso. Eu ainda estava usando claras que sobraram de um doce só cm gemas. Sim, fiz as pazes com o micro e estou muito orgulhosa. Obrigada pela influencia! Bj.
C.
Tenho q fazer ainda esta semana. Por isso q estou amando estes blogs. Tem muitas dicas e ideias maravilhosas. Parabéns, seu blog é lindo, e as receitas nos estimulam a ir p/ cozinha.
bjos
t+
Sil
Este soufle deve ser maravilhoso e ainda por cima é fácil de fazer!
Bjs :)
Bjs.
Que bom que ao olhar os blogs dá vontade de ir para a cozinha. Acho que isso acontece com todo mundo. Obrigada pela visita.
Clauzinha,
Eu nunca comi goiabada espanhola, será que é boa? Se eu encontrasse goiabadas de qualquer nacionalidade por aqui eu comprava, mas goiaba ainda é um bicho bem estranho por aqui. Bj.
Gina,
E bota mamão com açúcar. Adoro essa expressão. Bj.
C.
que coisa mais linda!!! Nunca consegui que meus suflês crescessem assim...saem do forno e já murcham...os seus continuam altos até a hora de servir?
Vou anotar direitinho as instruções para não perder as dicas!
Um super abraço,
Verena
Bem, talvez vá etr este destino ;)
Bjos
Su
bjoka lindona
Teus sufles ficaram fantásticos!!
Super beijo
Mari
Eu sou fã de souflê, mas faço sempre salgado. O teu está uma maravilha e se dá para fazer com goiabada, também deve dar para fazer com marmelada :)
Mais uma receita para a minha lista hehehe
Beijocas
Moira
Acho que vou fazer quando tiver tempo para respirar!!!
Bjs
Se o suflê (soufflé) não crescer ou é pouco tempo de forno ou o forno estava quente demais. Beijos.
Isa,
Geléia é ainda melhor pois nao precisa derreter. Mas é um ótimo uso para uma simples lata de goiabada. Obrigada pela visita!
Sutana,
Eu adoro receitas práticas pois em geral tenho pouco tempo para produzir as sobremesas. Obrigada pela visita.
Glau,
Suflê é super anos 70 e 80 mesmo. Mas uma invensão poderosa dos franceses, fica bem de todo jeito. Eu amo e ainda fica chique. Prove!
Bj.
Mari,
Faça em ramequins bem pequeninos e coloque em frente ao maridinho. Duvido que ele resista e se provar vai amar. Faça quando tiver visitas em casa e pouco tempo pois fica pronto super rápido e rende bem. Bj.
Carol,
Uma ótima sugestão. Eu as vezes sirvo com molho de requeijão mas em geral como sem calda mesmo. Bj.
Moira,
Sempre amei suflês doces, o de chocolate foi um clássico em minha vida e fiz tanto que enjoei. Acho que com marmelada de lata (no Brasil é muito comum) deve ficar maravilhoso também, assim como com marron glacé, sempre de lata. Beijos.
Chrys, oi querida! QUe bom que você gosto do meu caderninho virtual de receitas.
Experimente o suflê sim, você vai amar. Uma receita do Carlota! Beijos!
C.
C.
Ui, pulei você! No Brasil se acha muita marmelada também. Eu gosto mais de goiabada, o perfume e o sabor são únicos e apaixonantes. Se tiver uma oportunidade faça, é como uma moussezinha quente e leve. Muito bom.
Beijos,
C.
Quanto aos minutos do suflé, eu não sou expert na matéria e se você diz que correu bem nada a opor, mas eu dou como ex. o molotof um pudim de claras que se faz muito por aqui, a mim só me sai bem desde que cozo um minuto por cada clara, ou seja 8 minutos 8 claras, porque se cozer mais tempo ele continua a crescer, só que quando se tira do forno baixa
Bjs
Talvez você esteja certa mas no caso específico do suflê de goibada o resultado não fica igual se assado apenas por oito minutos. Depois de 15 minutos o suflê adquire a consistência que ele tem no restaurante Carlota e mesmo que caia, todo suflê cai, ele fica mais interessante. O problema é que os fornos caseiros são diferentes, não?
Bj,
C.
Adoro sufflês doces - uma delícia.
:)
Beijinhos.
Quanto ao suflê de goiaba, uso sempre, aqui é fácil, a goiabada cremosa "de colher", daqui de Belzonti, Minas Gerais, que compro no Mercado Central. Fica excelente. Toda vez que faço é servir e correr pro abraço dos esganados de plantão. Fiz num ramekin grande, deixei cerca de 20 minutos e ficou aquele suflê cremoso, moreno e balaçando todo.
Te convido para conhecer meu blog, acesse: http://juniverso.blogspot.com e você estará no BLOG DO UNIVERSO
Grande abraço e parabéns pelo seu lindo blog.
José Universo Soares