Para tipos nada aventureiros: creme de tapioca e baunilha com chocolate



Na cozinha eu sou do do tipo que dá voltas e cai sempre no mesmo lugar, ou seja, nos mesmos pratos. Coisa de mãe acho eu. Enfim, este negócio de fazer blog é engraçado pois mesmo eu sendo apenas uma mãe, uma mãe que cozinha todos os dias e que gosta de agradar a família, eu me sinto meio culpada por não oferecer mais variedades no blog. Gostaria de ser menos preocupada com a variedade já que este nunca foi o meu projeto. Eu não tenho nem vontade, nem interesse, de exibir coisas estranhas a minha vida familiar. A minha cozinha é um canto importante da minha casa, onde eu passo muitas horas dos meus dias, onde eu tento reconstruir os sabores da minha infância, onde eu destilo as influências que minha mãe e minhas avós tiveram sobre a minha pessoinha.


(Sinais de primavera num distante país escandinavo ao norte do mundo. Clique na imagem para ve-la no tamanho original)


É na cozinha que eu mato eu pouco da saudade assassina que eu sinto do Brasil e das coisas do Brasil. Então meu povo querido, preparem-se pois eu não tenho nenhum pouco de pudor em apresentar mais um copinho com creme de tapioca. Mas dessa vez servido com calda de chocolate. E aí eu me pergunto: Qual motivo durante tanto tempo me impediu de comer creme de tapioca com calda de chocolate? Onde estava escrito que cuzcuz de tapioca ou creminho de tapioca só ficam bons com calda de frutas? Com calda de chocolate com 60% de cacau ficou uma maravilha e satisfaz que é uma beleza. Claro, pouquíssimo doce, apenas 4 colheres de sopa de açúcar.



Creme de Tapioca com calda de chocolate

1 litro de leite desnatado
4 colheres de sopa de açúcar
raspas de uma fava de baunilha
1 xícara de pérolas de tapioca pequenas (tapioca de cuzcuz ou sagu de tapioca)

Leve a tapioca (sem lavar), leite, açúcar e raspas de baunilha ao fogo médio numa panela de fundo grosso. Mexa o tempo todo até ferver. Quando ferver abaixe o fogo e continue mexendo por mais 10 ou 15 minutos até que o creme engrosse (dependendo do tamanho das pérolas que você estiver usando) ou até que as pérolinhas estejam bem macias, transparentes e tenham aumentado bastante de tamanho. Distribua o creme em potinhos ou copos e deixe esfriar. Leve para gelar depois de frio e sirva com calda de frutas, chocolate, leite condensado ou calda de caramelo fina.

Rende 8 porções




Calda de Chocolate


100 gramas de chocolate da sua preferência (amargo, meio-amargo ou ao leite)
100 ml de leite desnatado + se precisar
1 colher de sopa de manteiga (opcional)

Numa panelinha em banho maria coloque o chocolate picado, a manteiga e o leite e vá mexendo até o leite incorporar todo o chocolate derretido e formar uma calda brilhante (se você adicionou a manteiga) e meio brilhante se não adicionou. Não precisa deixar ferver, quando incorporar retire do fogo. Se por acaso a calda estiver grossa demais ou pedaçuda leve de volta ao fogo e adicione mais leite, aos poucos, uma colherzinha de cada vez até adquirir consistência de sua preferência.

Obs. Esta receita é muito pouco doce pois leva apenas 4 colheres de açúcar e rende 8 porções. Além disso a consistência e o sabor satisfazem totalmente pois além da tapioca e da baunilha tem a calda de chocolate.


As fotos na colagem mostram os copos com creme de tapioca que foram comidos com calda de maracujá e laranja. A receita dessa calda é bem simples também. Clique na imagem para ver no tamanho original

Comentários

Gina disse…
Cláudia, gostei do seu ponto-de-vista quanto a fazer coisas que lembram o passado, que tem gosto da nossa terra. Sou fã incondicional de tapioca em grão, coisa herdada da mãe, lá no Rio. Em Curitiba, quase não se conhece e tenho o prazer de fazer para o povo daqui experimentar. Todos passam a apreciar.
O curioso é que a tapioca em grão, para nós duas, por exemplo, é corriqueiro, mas para muita gente é novidade...
Não me importo com a repetição dos pratos, gosto de passar por aqui.
Bjs.
Nana disse…
Nossa querida, eu nunca tinha visto tapioca assim hehehe
Como a Gina falou ai em cima.
Eu mesmo sem filho, tenho que fazer mta coisa repetitiva em casa por causa do marido.
Bjs e bom final de semana.
Paladares da Isa disse…
É isso mesmo, eu tambe´m quando como tapioca doce, me faz lembrar a minha infancia, como aqui

http://paladaresdaisa.blogspot.com/2008/08/tapioca-doce.html

Mas esta, ficou fantástica com chocolate por cima.

Bjos e bom fim de semana
Claudia Lima disse…
Eu comeria um copinho agora com prazer! Com chocolate ainda não provei tb. Mas pq não?
As flores da primavera estão lindas Tb.
Bjs :)
Nana disse…
Clau,a única coisa que ele falou que foi comprado no CEASA hehe
Lá tem a fiscalização, já que é mercado municipal.
Sei que na Itália, isso custa uma fortuna e agora está entrando no Brasil essas ovas enlatadas.
Aqui com certeza deve ter uma lei de número x para pescar.
Bjs
Cláudia,
A minha curiosidade vai aumentando em relação à tapioca e eu ainda não consegui encontrá-la à venda, acho que vou ter que ir a uma loja gourmet.
Bjs
Moira

Postagens mais visitadas