Na primeira manhã de um ano novo: creme de tapioca com coulis de framboesa



Amanhecemos para o dia e já era tarde, muito tarde, quase uma hora da tarde. A noite foi longa, noite de festa e pedia horas extras de sono para repor toda a energia. Eu já esperava e deixei preparado um desjejum reforçado para a manhã do ano novo. O destaque do café da primeira manhã do ano: creme de tapioca. Desde que vi esta receita no blog Chocolatria que eu me enfeiticei. Cheguei a escrever à Simone para contar que tinha achado tapioca numa lojinha vietnamita. Desde que comprei a tapioca que o saco ficou por ali, circulando entre a pia e a mesa da cozinha esperando eu me lembrar de comprar um vidro de leite de côco para fazer a receita. E então, ontem, depois que o rosbife de filet da nossa ceia de ano novo entrou no forno, eu decidi que era hora de fazer o creme de tapioca.



Segui a receita da Simone quase que integralmente, mas alterei no final. Não adicionei leite condensado e por isso invés de 3 colheres de sopa de açúcar eu adicionei 5 colheres de sopa bem cheias, sendo duas de açúcar com gelatina que mencionei uma vez aqui para dar uma endurecida mais rápida no creme. Além disso usei 330 ml de leite de côco pois a lata que eu comprei tinha de 330 ml e eu usei a lata toda. De resto tudo igual a receita e ficou super bom, bom mesmo. Não ficou muito doce e o côco ralado dá um quê de cuzcuz de côco de praia. Sabe como é? Dá para servir com um fio de leite condensado por cima, fechar os olhos e imaginar que você está na areia do Posto 9. Mas eu servi com coulis de framboesa feito do jeito tradicional, sem levar ao fogo. Apenas bati as frutas com um pouco de água e de açúcar e peneirei. Eu ia fazer um coulis de manga, talvez faça mais tarde hoje, mas a minha família norueguesa prefere tudo o que leva frambroesas. A receita do creme de tapioca da Simone você encontra no blog dela Chocolatria.





Ontem foi um dia muito feliz e relaxado. Tinha começado uma postagem sobre o ano novo mas deixei de lado para dar atenção às crianças. Declinamos os convites às festas e simplesmente não saímos de casa até 15 minutos antes da meia noite quando então saímos todos juntos e andamos até a pracinha aqui ao lado, apesar da temperatura marcar -5C. Fomos soltar fogos de artifícios, ver os fogos e confraternizar com os vizinhos. Moramos de frente para o fiorde e como nossos vizinhos são piromaníanos, amam fogos de artifícios, temos uma vista privilegiada e não precisaríamos nem sair de casa. Mas fomos, eu e Per com taças de champagne nas mãos, quase gelamos. Eu não resisti muito e voltei para casa pouco depois da meia-noite. Os vizinhos estavam felizes, comentavam eufóricos que não estava muito frio. E, em comparação com os anos anteriores, não estava muito frio mesmo.

Só fomos dormir depois de beber a garrafa inteira de champagne sem nos preocuparmos com quem iria dirigir e quem iria poder beber. Foi um sossego e uma diversão ao mesmo tempo. As crianças foram dormir depois de confessar ter sido este o melhor ano novo da vida delas. Eu sabia que ia ser bom, nada como o conforto da casa, comida da mãe, mousse de chocolate com creme de baunilha e os fogos de artifícios dos vizinhos amigos para começar o ano.



Espero que todos vocês tenham tido uma festa deliciosa e feliz. Feliz 2009! Amanhã tem feijoada e festa para a família aqui em casa. Uma certa menina faz nove anos!

Comentários

Unknown disse…
Claudinha, feliz 2009!
Também passei em casa e foi uma delicia, já está pronto o post, mas antes tenho que falar da ceia de natal hahaha
bjsss flor
Cininha disse…
Olá claudia
Passei para desejar um bom Ano.
Mas gostei desta tapioca, deve ficar uma delicia, vou anotar para fazer um dia destes quando a dieta destas festas acabar heheh
bjinhos
Claudia Lima disse…
Claudia a tapioca ficou super apetitosa.
Agora me lembro da receita da Si. Fioquei com vontade de fazer quando vi. Aqui tem tapioca no mercado.
Gostei da idéia do coulis de frutas para acompanhar.
Que bom que tiveram uma entrada feliz e com pouco frio. Aqui foi tudo tranqüilo e o frio estava gostoso.
Também fiz Mousse de Chocolate para sobremesa, mas purinha.
Felicidades a aniversariante!
Bjs :)
Isabel disse…
Cláudia, ainda bem que a entrada no ano novo foi boa e tranquila. Aqui também estava uma noite amena (bem mais!). Fomos para a varanda assistir aos fogos com taças de champanhe na mão. Também foi tranquilo e eu gostei assim.

Confesso que nunca provei tapioca (cá está uma palavra de origem Tupi!), mas esse doce tá com uma cara óptima.
Um excelente 2009 para ti.
Bjs
Claudia,
Tapioca com framboesas! Só pode ser muito bom.
Beijos

Postagens mais visitadas