Bolo de ruibarbo



Outro dia teve jogo, eu fiz limonada com morangos e como a casa está lotada de ruibarbos fui fazer um bolo que é bem típico norueguês. Como já mencionei, ruibarbo é como mato por aqui, dá em todo canto e em quase todos os jardins. No meu jardim ainda não nasce, mas eu me farto com os ruibarbos que nascem no jardim da casa de uma amiga. Bolo de ruibarbo é um clássico da doceria norueguesa, um bolo simples que pode ser feito invertido, ou não. Eu prefiro fazer este bolo invertido, com os ruibarbos colocados embaixo da massa, depois de desenformado o bolo os ruibarbos ficam na parte de cima do bolo. Eu acho que fica bem mais bonito assim.



Receitas do bolo de ruibarbo norueguês são muito fáceis de achar na internet de língua inglesa e norueguesa, claro. Eu selecionei algumas receitas que achei mais interessante, se alguém se interessar por ver aqui,aqui,aqui e aqui. O bolo ficou uma delícia, o bolo em si ficou um dos melhores que eu já provei e os ruibarbos fizerem um belo par. Não que eu ame ruibarbos, acho um vegetal mais do que agradável, mas nada de especial mesmo. Enfim, disperdiçar é que eu não vou. Se tenho ruibarbos hei de usa-los sempre. Faz parte.

Espero voltar amanhã com um semifrio de ruibarbo e morango maravilhoso que eu fiz para a minha cunhada que estava por aqui na semana passada mas que tive que repetir pois acabou num piscar de olhos...




Bolo norueguês de ruibarbo

3 ou 4 talos de ruibarbo em bastões de 5 a 6 cm (corte do jeito que você preferir)
1 xícara de açúcar + algumas colheres para rolar os ruibarbos
1 xícara de farinha de trigo
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente, mas bem molenga + manteiga para untar a forma
3 ovos em temperatura ambiente
180 ml de iogurte natural em temperatura ambiente (desnatado se preferir)
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
pitada de sal

Como:

Coloque os ruibarbos num prato e cubra com algumas colheres de açúcar, usei umas quatro. Deixe os ruibarbos marinando no açúcar. Unte uma forma e forre com papel manteiga. Unte o papel com bastante manteiga, mais do que o habitual, você quer uma camada generosa para cozinhar um pouco os ruibarbos. Arranje os ruibarbos na forma forrada e super untada. Coloque por cima o açúcar do prato onde os ruibarbos estiveram marinando. Se houver líquido adicione os líquidos também e adicione mais algumas colheradas de açúcar para que os ruibarbos fiquem cobertos por uma camada fina de açúcar. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180C. Coloque a manteiga e o açúcar num pote grande e usando uma colher de pau ou espátula bata a manteiga com o açúcar até ficar uma massa bem cremosa, adicione os ovos, um a um, e bata vigorosamente com a colher até ficar uma massa aerada. Adicione uma parte da farinha e uma pitada de sal mexa bem até incorporar. Adicione o iogurte e mexa bem, vigorosamente, para incorporar totalmente. Adicione então a segunda parte da farinha e mexa bem. Adicione a baunilha e por fim o fermento em pó. Eu tenho o hábito de adicionar o fermento sempre no final, hábito que herdei da minha mãe que sempre adiciona o fermento em separado e no final. Enfim, adicione o fermento do jeito que preferir, faz pouquíssima diferença no produto final.

Transfira a massa para a forma preparada e coloque-a sobre a base de ruibarbos. Asse por 40 minutos a 180C ou até que um palito saia seco...

Obs. Eu adoro fazer bolos a mão usando apenas uma colher de pau, mas use batedeira se preferir. Se usar a batedeira cuidado para não bater demais a massa!

Comentários

FOFIS disse…
Fiquei com vontade de experimentar esse tal de rub rsrssrrsrs esse mesmo adorei esse bolo beijos fofis
Ola

Eu acho que tenho esse ruibarbo aqui para comprar no mercado! Vou tentar fazer, pois nunca experimentei!

Obrigada pelo receita!

Bjs
® disse…
Tenho q confessar q o único rui q conheço é meu irmão...esse outro não vi ainda...
Por isso q morar no friozin dessa terra tão longe...é bão tamen...:]
Nos ensina e nos mostra coisas q eu nem poderia imaginar :}
...penso q por isso tudo tem um pq!
Que vc fique bem, pois é o q mais desejamos em todo o tempo...
Mesmo q não tenha uma 'religião' ou 'crença' definida... ama a natureza e essa faz parte da criação.
Deus é sobrenatural!
Um bejim aqui de sumpaulo procê!
Claudia Lima disse…
Adorei o bolo! O rosado dos ruibarbos dá uma coloração linda e delicada.
Eu tb prefiro misturar os bolos só com uma colher de pau. Fica menos coisas para lavar, já que a minha batedeira não é nenhuma Kitchen Aid.
Se vc puder, não deixe de colocar aqui a sua receita de limonada com morangos. Fiquei super interessada. Deve ser uma delícia!
Bjs :)
Unknown disse…
O bolo ficou belíssimo. Só fiquei triste porque eu não conheço ruibarbo e tenho quase certeza que aqui não tem nos supermercados :)

Clau, se você quiser participar do alquimia dessa semana é só postar uma receita até domingo que contenha farinha e/ou manteiga, certo?

Aguardo você!

Beijocas
angela disse…
puxa vida, fiquei morrendo de vontade...trouxe sementes de uma viagem e tentei plantar,mas não deu certo,vou fazer uma segunda tentativa, adoraria ter uns bastões destes,amo a geleia,a torta e este seu bolo deve ser divino.aprendi comer ruibarbo,em USA numa região onde tem muitos noruegueses, em Minnesota. bjs
Huuummmm!! Parece delicioso!! Nunca experimentei Ruibarbo, nem nunca vi! Mas este bolo... me deixou com vontade!! Parabéns pela receita, bjsss!!

Postagens mais visitadas