Receitas para a felicidade: pudim e suspiros de chocolate



Prometi às crianças que iria fazer pudim de chocolate para eles hoje, mas queria fazer um pudim de chocolate diferente do pudim de forno habitual, do tipo flan de chocolate, que eu geralmente faço e que vai ao forno em banho maria por quase uma hora. Este pudim de hoje é uma receita interessante, uma espécie de cruzamento de pudim com mousse de chocolate sem claras. Já fiz um milhão de tipos de pudins, flans e mousses de chocolate diferentes mas uma receita nova nunca é demais. A receita de hoje é bem densa pois usa dois tipos de chocolates, cacau e chocolate em barra. Usei chocolate com 70% de cacau o que deixa um sabor bem intenso de chocolate.



Ontem tinha feito uns suspirinhos de chocolate para fazer um semifrio de chocolate e banana mas no final os suspiros acabaram sendo devorados aos poucos e o projeto semifrio foi temperariamente esquecido. Eu não fiz uma consulta formal, mas acho que todo mundo por aqui preferiu devorar suspirinhos in natura ao invés de envoltos em sorvete cremoso de banana. Eu ultimamente tenho usado o cacau Valrhona e usei tanto nos suspiros, como no pudim, e acho que o sabor das sobremesas não ficou nada demais. O sabor do suspiro ficou muito parecido com aquele feito com o cacau em pó que eu uso regularmente e cuja caixa custa cerca de 1/6 do preço da caixa de cacau Valrhona. Enfim, questão de gosto? Sim, mas vou voltar a este assunto em breve.



Pudim de chocolate com dois chocolates
Reformado desta receita aqui

150 gramas de açúcar
30 gramas de amido de milho
30 gramas de cacau em pó
pitada de sal
625 ml de leite desnatado
4 gemas
100 gramas de chocolate amargo com 70% de cacau
2 colheres de sopa de manteiga

Como:

Numa panela de fundo grosso peneire o açúcar, o amido de milho, o cacau e o sal. Adicione o leite e com um fouet mexa bem para incorporar o leite a mistura de cacau e amido. Adicione as gemas, uma a uma, mexendo para incorporar totalmente. Leve a panela ao fogo médio e, mexendo o tempo todo com fouet, cozinhe até ferver. Quando começar a borbulhar retire do fogo e adicione o chocolate em pedaços e a manteiga. Mexa bem até derreter totalmente o chocolate e a manteiga e incorporar ambos à mistura. Passe tudo por uma peneira, para retirar pedaços que possam ter ser formado, e divida a mistura em potes, taças ou copos. Deixe esfriar e leve para gelar. Sirva frio.

Rende 6 porções





Suspiros de chocolate

Inspirados em muitos suspiros feitos pela minha mãe...

2 claras grandes
pitada de sal
50 gramas de açúcar
1/2 colher da chá de extrato natural de baunilha
50 gramas de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó

Como:

Bata as claras com o sal até espumar. Adicione o açúcar e bata bem até formarem um suspiro brilhante com picos duros. Adicione a baunilha e com uma espátula incorpore à mistura. Peneire o cacau e o açúcar de confeiteiro e adicione ao suspiro, aos poucos e com uma espátula mexa para incorporar totalmente, mexa suavemente mas sem parar, virando a mistura de baixo para cima. Coloque o suspiro num saco de confeiteiro e com o bico redondo simples forme suspirinhos. Pode usar outros bicos para formar os suspiror, como o formato estrela, mas eu gosto do suspiro redondinho. Leve ao forno pré-aquecido a 120C e asse por 20 a 30 minutos ou até que os suspiro estejam secos ao toque.

Obs. Alguns dos suspirinhos assados a 120C poderão ficar com algumas rachaduras. Se quiser um suspiro perfeito, sem rachaduras, asse com temperatura entre 90 e 100C por 40 a 60 minutos, dependendo do tamanho do suspiro. Quanto mais baixa a temperatura mais perfeito será o suspiro.

Comentários

Lau Verrengia disse…
Que delícia!
Eu adoro pudim de chocolate. Suspiros nem se fala, eu evito fazer porque não tenho controle e acabo comendo muito. rs
Ainda não conheço o cacau da Valrhona, mas tenho certeza que é ótimo, os chocolates são excelentes. Eu uso da Barry 100%, que também é muito bom e realça muito as receitas.

Beijos
Glau disse…
olha que cachorrona: "prometi às crianças que iria fazer pudim de chocolate pra eles".. duvidideodó! vc assim como eu, arranja qualquer motivo pra comer um chocolatinho..
to brincando Clauzinha.. a cara do seu pudim está me enlouquecendo!
Claudia disse…
Lau,

sabe que eu vejo muito pouca diferença entre os cacaus, e este foi uma prova para mim. Eu acho que as marcas deacacau em pó são bem mais parecidos entre si do que, por exemplo, o café...


Glau,

claro que é cachorrada minha dizer que eu fiz para as crianças apenas, já que no fundo eu era a maior interessada. Mas ainda prefiro mais uma mousse, fica mais leve. E já suspiro é tara minha mesmo, ninguém entende tanta fissura qui em casa...

C.
moranguita disse…
nossa que pudim mai bonito.
adorei.
beijinhos
Gina disse…
Sou mais os suspiros de chocolate, que ficaram uns fofos...
Hoje foi o encontro de blogueiras que programamos na cidade, amei! Vou preparar o post para contar pra todo mundo.
Bjs.
Flavia Pantoja disse…
Claudia, eu nao tenho nenhuma experiencia com o cacau em pó da Valrohna, mas o chocolate Guanaja da Valrohna é de comer (e cozinhar!!) rezando!!!

O creme está lindo! (adorei os copinhos decorados tbem...)
bjs e boa semana
Flavia
Fabiana disse…
Ola Claudia
Adorei a receita!
o pudim de chocolate, até eu me arrisco a fazer, já os suspiros..nunca consigo acertar.
Mas só de ver essas maravilhas, já me inspiram a tentar de novo.
bjs
Carolina Andrade disse…
Pudim com choco Valhona não tem como ficar ruim né amiga, agora seus potinhos são o máximo, chiquetosos!!! Beijão
Luciana disse…
Ai ai, esses suspiros de chocolates devem ser bons demais, nunca provei, fiquei curiosa.
Menina, você tem o dom!
Beijo
Tiago Lopes disse…
Suspiros de chocolate. Uma ideia excelente!
Juh Girardi disse…
Ai gente!!
Que coisa maravilhosa!
Quero fazer!! ^^

Parabéns pelas suas receitas.. são encantadoras.. =)

Beijos
Juh
Cláudia Marques disse…
Claudinha, tem piedade, ok?
:)

Esse pudim é escandaloso! Fiquei com vontade de fazer. Ou melhor, o que me apetecia mesmo era ir agora abrir o frigorífico e ele já estar lá à minha espera...
Olha, leite desnatado é igual a leite magro? (oh ignorância...)

Claudia, imagina que criei um documento para onde copiei a receita do Biscoito ninho de gianduia, e o dicionário do meu computador sublinhou "dedão" como erro (rsrsrs)
Quero ver se faço esses biscoitinhos, fiquei apaixonada por eles. :)

bjs
Claudia Lima disse…
Suspiros de Chocolate é mais uma novidade para mim.
É a primeira vez que vejo. Mas deve ser delicioso com certeza.
Os chocólatras de plantão agradecem.
Neste final de semana comemos o seu Manjar de Côco outra vez. Estava ótimo! Obrigada por dividir a receita.
Bjs :)
marcia disse…
Cláudia, vou tentar hoje mesmo e com a desculpa de que é para as crianças. Depois publico no meu bolg com foto e com os créditos para você é claro. Notei que muitas de suas comentaristas também se chamam Cláudia. Eu me chamo Márcia, mas foi através da minha irmã que mora nos EUA a Cláudia que eu fiquei sabendo deste delicioso blog. Márcia
Laura. disse…
Unas recetas deliciosas,
Besos!
Unknown disse…
Que lindo que ficou o seu pudim. Optimo aspecto.

Jocas
Dani disse…
Adorei a receita, e o copo utilizado, arrematou com a beleza.

Suspiros com chocolate eu nunca provei, mas tenho certeza que são gostoso.

Água na boca em plena TPM
Cláudia,
Quer o pudim, quer os suspiros são uma verdadeira tentação. Nunca usei essa marca de chocolate, mas estou farta de ouvir falar, tenho que passar pelo El Corte Inglês para ver se encontro à venda.
O pudim vai ser servido já no próximo jantar de amigos que eu fizer pois deixou-me de água na boca.
Um grande beijinho
Moira

Postagens mais visitadas