Peras em bolo de chocolate e iogurte...



Já mencionei que não sou muito chegada em maças. Não que eu não coma, comer maça eu como, mas não deliro. Mas eu simplesmente amo peras (agora sem acento por conta do acordo da língua) e adoro peras em receitas com chocolate. Já publiquei algumas receitas com essa dupla deliciosa aqui e aqui e a receita de bolo é bem diferente das anteriores. Fiz um bolo de chocolate com cacau e iogurte que fica bem denso e adicionei as peras em fatias por cima. Este bolo pode ser feito invertido e fica bem interessante também, basta untar a forma com manteiga, salpicar açúcar e forrar com uma camada de peras fatiadas e então adicionar a massa.



Como sempre eu fiz uma versão diferente do bolo de chocolate, sem frutas, para uma menininha muito exigente que prefere bolos de chocolate sem frutas. Como eles estão de férias esta semana e iam a piscina (coberta e aquecida), eu fiz uns bolinhos para comerem na volta. Este bolinho acabou num piscar de olhos. Mas a receita não rende muitos e eu assei a primeira leva numas forminhas pequenas de porcelana para quiches individuais mas que são razoavelmente grandes. A massa rende uma forma de bolo inglês e cerca de 8 a 10 forminhas pequenas de empada ou muffin. Nas forminha de torta individuais rende de 6 a 8, dependendo do tamanho.



Peras em bolo de chocolate e iogurte


125 ml de iogurte natural
125 ml de açúcar
250 ml de farinha
5 colheres de sopa de cacau em pó
2 ovos
5 ml (colher de chá) de extrato de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
2 peras descascadas e fatiadas
açúcar para salpicar


Como:

Unte seis a oito formas individuais refratárias com manteiga e salpique farinha e pré-aqueça o forno a 180C. Misturar o iogurte com o açúcar. Adicionar os ovos e a baunilha e misturar um pouco mais. Peneirar a farinha, o cacau e o fermento e adicionar aos poucos a mistura de farinha. Dividir a massa nas forminhas preparadas enchendo apenas 2/3 das forminhas e coloque as fatias de pera em cima da massa. Salpique açúcar sobre as peras e asse os bolinhos por 20 a 25 minutos ou até que enfiando um palito ele saia seco. A massa é bem densa, típica dos bolos com iogurte mas o sabor é maravilhoso.

Deixe esfriar antes de remover das forminhas.



Comentários

Claudia Lima disse…
Embora use maçãs nas receitas, já não tenho mais a mesma vontade de comê-las como antigamente.
Peras e chocolate casam super bem e, por coincidência, anotei outro dia uma receita do Tartelette que fica com o visual igual a sua.
Ainda não fiz, mas tenho muita vontade de provar. Uma ótima receita para aproveitar as peras outonais.
Bjs :)
Lau Verrengia disse…
Também não deliro com maças, gosto em algumas receitas, mas ainda assim prefiro outras frutas.
Peras com chocolate? Que delícia. Combinam muito.
Estes bolinhos parecem deliciosos e macios.

Beijos
Luciana disse…
Claudia, não lembro se consegui postar o comentário agradecendo a dica sobre goma/polvilho, bom, agradeco de novo, obrigada pela dica, realmente era isso que eu pensava, me deu até vontade de comprar para tentar fazer tapioca, mas parece que para tapioca também tem que ser o azedo, né?, Não sei, mas acho que para azedar é só ir deixando de molho na água e ir trocando a água, mas também não tenho certeza, fiasco na cozinha sou eu.

Essa sua combinacão de chocolate e peras parece maravilhosa, me deu água na boca.

Beijo
Cininha disse…
Eu e as maçãs temos uma relação estranha, lá no hospital toda a gente me conhece pela menina da maçã, porque levo todos os dias uma para comer ao meio da manhã, fora do serviço nunca como hehehe
Bolos com pera nunca experimentei, mas vou experimentar ;-)
mas que bolinhos aptitosos adoro chocolate e claro tudo de bom e doce neste blog!
bjs
Unknown disse…
Os bolinhos de chocolate estao optimos.

A cobertura ficou fantastica com as peras e o acucar em po.

Bjs
Sarah disse…
Claudia, vc arrasa mesmona cozinha! ficaram lindos!!!

Bjos e otima sexta!

Postagens mais visitadas