Biscoitos ninhos de gianduia...



Esta semana as crianças estão curtindo umas férias de outono, uma semana sem escola, mas eu tinha uma reunião aqui perto e, como estava um dia lindo de sol, fomos de bicicleta. Bateu um vento assassino no caminho, cheguei na reunião com dor de ouvido apesar de estar super vestida, o que incluía ceroulas, luvas, cachecol e gorro de lã. As crianças reclamaram um pouco do frio, mas sobreviveram sem problema. Eu já entrei na reunião com dor de ouvido e de cabeça, um horror, fomos resgatados do projeto bicicleta por nosso heroi favorito que ainda teve que cuidar das bicicletas. Foi a maior errada sair de bicicleta hoje. Tem estado super frio mas o dia de sol lindo me deixou animada para pedalar e meio louca pois nem olhei o termômetro que marcava 4C. A idéia inicial era andar até o local, uma caminhada de 20 a 30 minutos mas, no fim, fiquei com preguiça e para não perder a hora declarei: nada de skate, nem de patinete, vamos de bicicleta. Mas o vento foi intenso demais, me pegou de jeito. Estou saindo da cova agora, dormi por umas duas horas e sonhei com o jantar.


Depois de um analgésico fui capaz de produzir o jantar que ficou especialmente bom, tudo por causa de um vinho espanhol delicioso que caiu maravilhosamente bem no molho da carne assada. Não fiz sobremesa hoje, comemos uns ninhos de gianduia que foram feitos com parte do creme usado no pudim. Adoramos este biscoito aqui em casa que já publiquei ele antes aqui. A massa é aquela amanteigadinha básica com cacau e baunilha. A massa convencional pede gemas para dar a liga e creme de leite. Mas como eu tinha claras sobrando usei-as no lugar de gemas e iogurte no lugar do creme. O resultado ficou mais aerado, menos denso e bem mais crocante. Gostei do resultado diferente que a adição da clara proporciona.



Biscoito ninho de gianduia
Primeira receita foi publicada aqui

125 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo de 250 ml de açúcar
1 copo de 250 ml de farinha de trigo
1/2 copo de 250 ml de cacau em pó
1 clara (receita pede 1 gema)
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1 colher de sopa de iogurte (receita pede creme de leite)
1 pitada de sal
Açúcar cristal para enrolar
Gianduia para rechear (veja receita abaixo)

Como:

Aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga.

Num pote grande bata a manteiga com o açúcar até formar uma mistura bem cremosa. Adicione a clara (ou gema), a baunilha e o iogurte (ou creme de leite) e continue batendo até incorporar. Num outro pote peneire a farinha, o cacau e o sal. Adicione a mistura de farinha à mistura de manteiga, aos poucos, misturando uma colher de pau, se preferir use o processador ou batedeira, mas eu uso apenas a colher de pau. A mistura vai ficar bem grossa. Quando tudo estiver incorporado e tiver formado uma massa bem macia, faça bolinhas com uma colher de chá, enrole com as mão, passe no açúcar cristal e coloque na forma com 2 a 3 cm de espaço entre cada. Com o dedão ou um cabo de colher faça um buraco no meio da bolinha formando uma covinha, ou uma espécie de ninho. Não faça m buraco fundo demais para evitar quebrar os biscoitos.

Asse os biscoitos a 180 graus por 10 minutos e então inverta a posição da forma dos biscoitos no forno e reforce os buracos na massa que vão inflar no forno. Asse por mais 5 ou 8 minutos até que estejam levemente resistentes ao toque. Se os biscoitos tiverem crescido demais refaça os buraquinhos de novo com o dedo ou com uma colher antes de levar os biscoitos de volta ao forno para assar até que estejam durinhos ao toque.

Rende cerca de 40 biscoitos, dependendo do tamanho da bolinha. Mantenha os biscoitos em pote fechado por no máximo cinco dias.





Creme de gianduia

50 gramas de chocolate meio amargo (usei um com 52% de cacau)
50 gramas de pasta de avelãs (gianduia/blød bougat) ou nutella

Como:

Derreta a pasta de avelãs/nougat/gianduia ou nutella e o chocolate em banho maria e vá misturando até incorporar bem os dois e reserve. Quando os biscoitos assados aírem do forno deixe esfriar um pouco, não totalmente e transfira para um prato ou grade. Coloque uma colherzinha de creme de gianduia no centro enchendo a covinha. Deixe os biscoitos esfriarem totalmente já recheados e a ganache vai endurecer suavemente.

Obs. O creme de gianduia ideal é feito com chocolate amargo e uma pasta de avelãs conhecida nos países escandinavos como blød nougat. O resultado final fica muito parecido com o Nutella, menos doce e com maior concentração de chocolate. Se não tiver acesso a uma pasta de avelãs/nougat faça o creme com chocolate misturando Nutella e chocolate amargo.

Comentários

Camila Hareide disse…
Tô adorando essas fotos! Fiz os casadinhos e ficaram gostosos. Mas ao ver esses ninhos de giandua, que casadinho o que! Eu sou chocólatra assumida. Vou ter que fazer esses no fim de semana. Mas como será que me viro sem o nogat dinamarques milagroso? Será que usando avelãs ficarão decentes? Testarei, e depois te digo. Ah, e um dia apareço por essas bandas sim. Mas realmente, não no invernão. Nessa estação, só me abalo por duas coisas-sonho - o a-ha em Oslo, e as Orcas em Lofoten. O primeiro, em duas semanas. O segundo, ainda nos planos!

beijo
Claudia Lima disse…
Aqui o calor forte fora de época continua. Chega a ser engraçado ver vc falar de ceroulas e outros artigos de frio.
Vc já experimetou usar ear muffs? Aqui nos EUA eu nunca precisei, pois onde morava dava para aguentar o frio sem eles ou touca.
Esta sobremesa ficou mais do que especial para mim. Adoro biscoitos com café e esta xícara ficou muito apetitosa por si só.
Bjs :)
Claudia disse…
Camila,

Aqui eu acho o nougat em quase todos os supermercados tanto da marca Odense como da Anton Berg que é o meu favorito, mas você pode comprar na internet direto da Dinamarca, tem vários mercados online. Eu acho que se você procurar você acha aí, principalmente agora pois eles usam muito nas receitas de natal, eu é que sou tarada compro montes e uso o ano todo!

C.
Claudia disse…
Clauzinha,

Que inveja do teu calor. Aqui está uma chatice, muito frio para outubro. Eu uso gorro e chapéu o tempo todo, além de cachecol e luvas, mas mesmo assim, quando o vento bate, frio de lascar, dá uma machucada...

Bj,

C.
Noémia disse…
Que delícia de biscoitos, Cláudia!
A foto desse aí trincado, está super bonita e até parece que estou sentindo derreter-se na boca o bocado que falta.
Que chatisse, dor de ouvido é fogo.E aqui 30ºC, tão fora de época. Desejo as melhoras.:)
Gina disse…
Lendo sobre o frio que você narra, me serve de consolo. Hoje fez um dia lindíssimo de sol, até fui caminhar, mas agora chove e o frio quase voltou ao normal...
Esse ninho de gianduia me convenceu.
Já comentei que vai aparecer receita sua lá no Naco?
Bjs.
Cininha disse…
Pois aqui em coimbra ainda andamos de tshirt de manga curta e o meu piolho ainda vai de calções para a escola :-)é a minha temperatura favorita, nem calorão nem roupa de inverno que eu detesto.
Esses bolinhos vou anotar, porque agora tenho um papa bolachinhas cá em casa e ainda nunca fiz para ele.
bjs
Unknown disse…
Que biscoitos lindos!

Adorei a receita.

Jocas
Susana Gomes disse…
Cláudia, perante estas fotos deliciosas, fica tudo perdoado! :)

Beijinhos.
Isabel disse…
Cláudia, já me fartei de rir com as tuas ceroulas! Que loucura esse frio aí, 4º em Outubro?!
Mas a paisagem é muito bonita.
E os bolinhos devem ser maravilhosos. Vou experimentar.

Rolar é um verbo muito giro do português do Brasil, seja usado em concordância ou sem ela! Sabe outro que vocês usam que faz muita falta por aqui, checar, que vem obviamente do inglês to check. Às vezes dá-me uma vontade de usar, hihi. É super prático.
Bjs
Camila Hareide disse…
Vou procurar... Deve ter no ICA (aqui o ICA tem tudo o que os outros não tem!).

beijo
Cláudia Marques disse…
Claudinha, esses 4 graus dão-me arrepios... aqui tem estado à volta de 30. Pelos vistos o vento que vem de África até aqui não consegue chegar aí em cima... :)

Os biscoitos são super, mas super tentadores! Que belíssimo aspecto.

beijinhos
Unknown disse…
Parabéns pelo blog, adorei conhecer essa receita maravilhosa, já passei para o caderninho e vou com nuttela mesmo, não conheço esse outro ingrediente ainda. Obrigada pela aulinha, voltarei sempre por aqui.
Já coloquei seu link nos meus blogs preferidos, aguardo sua visitinha.
Victória disse…
Lindos!!!! bolo, ninhos de chocolate e gianduia....
Fotos maravilhosas, texto delicioso de ler!
Tenho uma receita de torta de peras(DELICIOSA!!!!) e gostaria de dividí-la com você.
dá uma espiada no meu orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=12091576045805385301&pid=1239623643239&aid=1235713472$pid=1239623643239

espero que vc goste!! Um gde beijo

Postagens mais visitadas