Bolo cremoso de tangerina e limão...
Esta postagem já não era mais para ser, mas está sendo, apenas porque o bolinho em questão é tudo de bom. Foi um bolo relâmpago, que passou por aqui voando sem deixar recado. Foi devorado em questão de minutos e se tivesse feito mais teria ido todo, mas a porção desta receita é bem pequena e rende apenas seis bolinhos que eu assei em forminhas refratárias. Renderam quatro formas maiorzinhas e duas pequenas que comemos ainda mornos nas forminhas mesmo, como um pudim. Mas estes bolinhos podem ser desenformados mas devem estar totalmente frios, para não quebrarem por inteiro.
Uma gripe tomou conta da casa esta semana e eu não escapei. Desde sexta que eu estou um bagaço, "derrubada" mas trabalhando para lá e para cá como um zumbi, meio viva apenas, mas mesmo assim ainda deu para que eu acabasse esta postagem e ontem a noite eu ainda assei um outro bolinho-cremoso que deve aparecer por aqui numa outra postagem mais tarde, será? Pode ser. Enfim, depois de uma semana linda de muito sol, mas fria e muito seca, seca mesma eu caí. Pensei estar alérgica com o ar ultra-seco dos últimos dias mas a coisa degringolou e virou gripe mesmo com sinusite, dores de cabeça e uma leve febre desde sexta. Por que eu iria escapar? Mas mãe que é mãe sabe que não pode ficar doente senão a casa e a família param e aí eu fico ainda pior. Tamos aí, derrubou na área é penalti diz um grande amigo meu...
Bolo cremoso de tangerina e limão
2 ovos separados
100 gramas de açúcar
200 ml de leite (usei desnatado)
80 ml de suco de tangerina
30 gramas de farinha (duas colheres de sopa bem cheias)
1 colher de sopa de raspas de tangerina (fica bem suave(
1 colher de chá de raspas de limão VERDE...
pitada de sal
Como:
Num pote bata as gemas com o açúcar, adicione as raspas, o suco de tangerina, o leite e a farinha. Adicione as claras em neve com a pitada de sal e mexa suavemente com uma espátula ou colher de pau para incorporar sem perder volume. Divida a massa em seis potinhos individuais untados com bastante manteiga e esfarinhados. Use potinhos refratários para pudim, cremes ou suflê e coloque-os num tabuleiro grande, coloque água fervendo na forma sem cobrir mais do que metade da lateral dos potinhos e asse por 30 minutos a 180C em forno pré-aquecido ou até que fiquem levemente dourados.
O resultado é um bolo cremoso que fica no meio do caminho entre um bolo e um pudim e que pode ser desenformado quando estiver totalmente frio.
Comentários
Vou fazer, mas aqui em casa, precisa dobrar a receita.
bjss
é incrivel como os blogs tem me ajudado a deixar a insegurança de lado e experimentar o novo.
Nunca usei tangerina nas minhas receitas, mas ficou tão lindo, que essa também vai para o meu caderninho de receitas.
Espero que melhore da gripe, porque
realmente, mãe, não pode ficar doente.rs...rs..
bjs
Família que engripa unida... Sabe cumé! É época de gripe, né não? Melhoras a todos...
beijo
espero que já estejam melhor e que a mamãe já esteja de pé...manda o zumbi embora!
Mais um bolinho que me deixou babando...adorei! E suas forminhas refratárias são fofas...
Beijos e melhoras!
Aqui tangerina é uma coisa rara. Quando aparece, é ácida. O suco pronto a gente encontra em alguns mercados.
Espero que melhorem logo da gripe. Aqui o calor continua...
Bjs :)
Seus textos são muito bem escritos, têm um ritmo e fluidez muito atraentes. O que me fez simpatizar com você mesmo sem conhecê-la.
Além do prazer por cozinhar me identifiquei com várias coisas por aqui. Sem contar a letra A escarlate da campanha do Dawkins.
Vou voltar mais vezes.
um abraço
Melhoras a todos!
Bjs.
Essas forminhas são mesmo um arraso como voce diz;-) dá vontade de ir já comprar hehe ainda bem que aqui não há nada assim bonito hehe
bjs
ainda estao todos verdes vou ter de aproveitar para fazer esta delicia um deste sdias ai vou vou.
beijinhos claudia
Beijo
Bjs
adorei esta receita. Fiz hoje para o meu lanche. Excelente.
Um beijinho,