O momento queijo continua: mini cheesecakes de doce de leite



Adoramos mini cheesecakes aqui em casa e eu acho uma grande sacada colocar tudo numa forminha de empada. Eu e o planeta terra. Maior sucesso em todo canto. As mini cheesecakes são mais um resultado da política doméstica onde não pode haver sobras. E depois da cheesecake de framboesa, que mal esfriou no caixão, já veio outra cheesecake atrás. É que eu tinha ficado com um monte de sobra da massa de biscoito moído e manteiga. E, para a alegria da galera, repeti a dose ontem usando um meio pote de doce de leite da cesta básica que estava aberto há um tempo na geladeira. Para finalizar usei um pacote de queijo cremoso light que já estava aberto mas ainda bem cheio. Resultado foram 12 mini cheesecakes delicinhas de se comer e facílimas de fazer.




Eu já publiquei receitas de mini cheesecakes algumas vezes e é o tipo de doce que agrada muito as crianças aqui em casa e por isso estamos sempre repetindo. Você pode ser as postagens anteriores aqui e aqui. Mas esta é a primeira vez que eu publico uma receita de cheesecake de doce de leite que é uma delícia mas depende muito da qualidade do doce de leite usado, claro. Em geral eu dispenso açúcar quando faço essa cheesecake já que os doces de leite são em geral muito doces, mas o resultado é uma torta pouquíssimo doce e por isso eu recomendo adicionar açúcar se você gosta de uma torta muito docinha. Uma outra alternativa é fazer uma calda de doce de leite com doce de leite derretido no fogo com um pouco de leite.


Eu servi as mini tortinhas com uma bela colherada de iogurte com baunilha e pistaches picadinhos...


É só remover o papel da forminha e traçar....


uma colheradinha de cada vez...


Um excelente uso para as sobras que eu tinha em casa...

Mini cheesecakes de doce de leite

Massa:

Cerca de 100 gramas de biscoito doce
3 colheres de sopa de manteiga derretida
Uma bela pitada de canela em pó

Como:

Num processador ou no liquidificador processe os biscoitos até formar uma farofa bem fina. Adicione a manteiga e a canela e mexa com uma colher para que a manteiga se incorpore a farofa de biscoito por igual. Forre 12 forminhas de empada ou de muffin com forminhas de papel. Coloque então uma colher de sopa cheia de farofa e com o fundo de um copo de requeijão pressione a farofa na forminha para formar uma massa fina, com cerca de meio centimetro de espessura. Não pressione demais, apenas o suficiente para transformar a farofa numa massa. Asse por 5 minutos a 180C e deixe esfriar, enquanto esfria faça o recheio.

Recheio:

200 gramas de queijo cremoso em temperatura ambiente
120 gramas de doce de leite pastoso (não adicionei açúcar já que o doce é bem doce, mas se preferir adicione umas colheradas por sua conta)
2 ovos temperatura ambiente
2 colheres de sopa de amido de milho

Como:

Pré-aqueça o forno a 180C. Na bacia da batedeira bata o queijo, o doce de leite e os ovos. Por fim adicione o amido de milho peneirado e bata apenas para incorporar. Distribua o recheio nas forminhas forma preparada e leve ao forno a 180C por cerca de 30 minutos ou até que as bordas comecem fica douradas e o centro ainda esteja levemente mole. A cheesecake continua cozinhando uma vez retirada do forno e só deve ser desenformada depois de fria.

Sirva com creme de leite, iogurte ou com uma calda de doce de leite levemente derretido com um pouco de leite.

Rende 12 tortinhas.

Comentários

Cara Cláudia,
Acabei de sair da cozinha depois de 4 horas à volta da panela, duas limpezas ao fogão por leite derramado com a sua receita de doce de leite, no final fiquei com pouco mais que um frasco de um delicioso doce perfumado com algumas das suas amburanas.
O aroma pela casa é delicioso e faz de alguma forma lembrar a baunilha, mas achei quer o cheiro quer o sabor muito mais exótico e perfumado. Depois preparo um post sobre o assunto pois neste momento já estou exauta :)e já não tenho coragem de fotografar. Estes seus bolinhos já podem ser experimentados com o doce que acabei de fazer até porque têm um aspecto maravilhoso.
Se eu plantar uma ou duas destas sementes será que nasce? Talvez conseguisse ter uma "amburaneira" no quintal da minha mãe ;)
Beijocas
Manuela
Claudia disse…
Moira,

doce de leite é uma escravidão! A melhor servidão do mundo na minha opinião. Não posso esperar pela postagem.

Olha, tente plantar as sementes, na região mais seca de Portugal talvez vá bem, não custa nada tentar...

Bj,

C.
Maria Lúcia disse…
Oi
Que delicia de blog,
eu não entendo nada de cozinha,
Eu adoro ler e você,
escreve muito bem.
Eu digo que está tudo muito gostoso.
Beijos...
Lúcia.
Noémia disse…
Depois de uma ausência para férias dou conta destes pecados para os olhos e barriga. Lá se vai o exercício, as saladas, as braçadas na piscina. Quem pode resistir a estes cheesecakes tão risonhos, tão frescos, tão a pedir «comam-me»? :)
Edilia disse…
Claudia,Adoro suas receitas, eles estão lindos, só de ver da vontade de comer.beijo
Edilia
Tangerina disse…
Suas CK estão soberbas!! Este doces individuais são exactamente aqueles de que mais gosto,detesto estragar comida e coisas muito grandes sempre sobram :(

Beijinhos,
Carlota
Isabel disse…
Claudinha,

Estou a roer as unhas de ansiedade para receber as tuas amburanas. Talvez hoje elas estejam à minha espera na caixa do correio :)
Já pensei em várias coisas para fazer com elas. Andei a pesquisar sobre a árvore e sobre as suas características. É maravilhosa.

Também detesto desperdício e gosto de utilizar tudo. Mas normalmente não faço coisinhas tão lindas e deliciosas com as sobras!!!
Bjs
Simone Izumi disse…
c,
tudo per-fei-to...imagino que encontrou um equilíbrio maravilhoso com o doce de leite,queijo,iogurte e pistaches.
de babar...
bjs
si
Dani disse…
Claudia,

Estes minis estão lindos, também tenho uma sobra que cream cheese na geladeira, no fim de semana é aniversário do namorido, quem sabe as faça para as evnetuais visitas. Cheese cake em doses homeopáticas eu até encaro ;-)
Olha, como a Moira, usei as primeiras amburanas ontem. Tinha uma farinha de pistache que fiz para uma eventual aventura macarrônica, mas não pude resistir. Adaptei a sua receita dos financiers, e ficou beeem gostoso, o tom amadeirado do pistache combinou com o perfume, foi intensificado por ele - acabou rapidinho, é uma receita pequena, e a minha outra parte aqui não resiste a este tipo de doce. Ia tirar uma foto para te mandar, mas ele na gula cortou metade do doce de uma forma pouco estética, então desisti. Como disse a Moira, é um aroma muito perfumado, mas de uma delicadeza imensa. Agora que tenho mais noção do que se trata, tentarei outras coisas, o doce-de-leite está nos meus planos. Adoro.
Obrigada de novo por me apresentar a algo novo e delicioso!
Um beijo
Cláudia Marques disse…
Como é habitual, estão com cara de montra de pastelaria! :)

tão lindinhos!!

um dia (não sei quando...) eu ainda vou fazer esse doce de leite!


Misturando assuntos: a propósito do "bate-cu"
Claudia, será que no Brasil essa palavra (a 2ª) tem o mesmo significado que aqui? rsrs
É que um dia destes vi algo como "Olá Cu" (abreviatura de cunhada, escrito por uma brasileira) e ri-me muito, pq aqui essa palavra é equivalente ao vosso bumbum (mais risos)
A língua portuguesa...
Isabel disse…
Claudia,

CHEGARAM!!!

Bjs e obrigada
Odete disse…
Esses bolinhos combinou tudo que amo, doce de leite e queijo. E mais, pistachios!
Tambem fiz doce de leite recentemente, da mesmo trabalhao, mas o resultado compensa.

bjs
Carolina Andrade disse…
Cláudia de Deus, que negócio é esse? Ainda põe mordida por mordida pra deixar a gente com mais vontade, pelo amor heim.... Esse quero provar. Beijão
Luciana disse…
Cláudia, que delícia é essa?!!! Morro de vontade de comer doce de leite, uma dia enfio o pé na jaca.
Obrigada pelas dicas lá no blog, e quero sim, se não for dar trabalho, a sua lista de filmes bons noruegueses, os pouquinhos que trouxe pra casa eu não gostei, aí desisti porque realmente não tenho nocão do que é bom.
Beijo
Claudia Lima disse…
Claudia ficaram demais estes mini cheesecakes.
Adorei a ideía de fazê-los nas forminhas, super prático.
Assim que der, vou experimentar.
Bjs :)
Andreia Monteiro disse…
Olá, Claudia!
Descobri o seu blog por acaso e, há dois dias não consigo parar de le-lo!!!!
Estou encantada, fascinada com as suas receitas e sua paixão pela cozinha.
Não tenho o seu talento, mas me dá uma enorme vontade de me aventurar também...
Vou fazer os bolinhos de blueberry e, depois posto como ficaram...
Moro no Canada e, aqui, tem direto essa fruta!
Um beijo pra você e sua família!

Postagens mais visitadas