O perfume dos jacintos cor de rosa



Os meus jacintos cor de rosa, os hyacinthus orientalis, estão quase que totalmente floridos. Ontem umas florzinhas começaram a pipocar aqui e ali mas hoje pela manhã elas apareceram com tudo, em bando, para alegrar o meu domingo e exalar o perfume mais delicioso do mundo. E eu adoro o perfume dos jacintos.




Os jacintos exalam um perfume sedutor, feminino, forte. Eu não resisto e sempre os tenho em casa a partir da semana do ano novo quando eles começam a inundar os mercados. Os jacintos vendidos aqui são produzidos em grandes quantidades em estufas na Holanda mas os jacintos são uma flor nativa de uma parte do oriente médio, mais exatamente do Iran e do Turkomenistão. É uma florzinha fácil de plantar e de conservar já que demanda um pouquinho de terra e pouquíssima água para viver. Basta um simples copo d'água. Pode ser plantada enfiando o fundo da cebola (bulbo) sobre um potinho d'água, sem afundar, e do bulbo nascerão minúsculas raízes. A cebola (bulbo) dos jacintos também pode plantada pela metade em pequena quantidade de terra e pede pouca água. Do mesmo jeito que se planta as amarilis.



A flor dos jacintos no entanto exalam um perfume fantástico que apaixona. É um perfume ainda mais marcante do que o das gardênias ou dos lírios. O nome da flor faz referência ao mito de Jacinto da mitologia grega mas apesar disso sabe-se que não é essa a planta criada por Apolo. A flor de Apolo era, segundo especialistas, uma íris lilás uma flor que, diferentemente dos jacintos, tem um 'família' muito grande e é encontrada facilmente em meio planeta.

Continuo trabalhando bastante, trabalhos de mãe e de pesquisadora e tudo está indo super bem. Passei para mostrar meus jacintos cor de rosa para vocês. Não resisti.

Boa semana!

Comentários

Oi, Cláudia,
Que bom que você não resistiu e veio dividir essa beleza com a gente.
Lindos !
Beijos
Cláudia Marques disse…
Cláudia, faço minhas as palavras da Heloísa. Obrigada por partilhar essa beleza. A cor é linda, tão suave, e como sempre, com as suas descrições, quase que dá para sentir o cheiro...
Bjs
Claudia Lima disse…
Claudia que flores lindas! Eu só conheço de nome. Agora aprendi um pouco mais com vc.
O selinho do Pinel e Juquiri vc pode exibir no seu blog a vontade. Eu nem mencionei nada no blog, pq, em geral, acho que o pessoal prefere não postar selinhos.
Ganhei de uma leitora e blogueira, a Deusa Pagã, e sempre faço questão de agradecer num post.
Vc sabe bastante sobre o assunto. Eu não sei quem é a Amy a que vc se referiu.
Bom trabalho e boa semana!
Bjs :)
Isabel disse…
Cláudia, que lindos. Também adoro ter a casa florida. Amo flores. E esses jacintos são inspiradores para um bom trabalho, de certeza!
Bjs
Olá Cláudia,
Adoro essas flores!
Um bom 2009 para si e família especialmente com saúde que é o nosso bem mais precioso.
Bjs
Glau disse…
estes jacintos não estão enfeitando somente sua casa, ficou linda a carinha do seu blog..

Menina, nunca dei uma fungada nos jacintos, acredita? fiquei curiosa!

aqui em casa curtimos mto acompanhar o crescimento das plantas..

bjokas, glau

Postagens mais visitadas