Enquanto eles dormiam: brigadeirão de microondas



Durante anos mantivemos uma relação muito delicada, eu e meu microondas (já usando a grafia do novo acordo da língua portuguesa). Como tudo começou eu não sei, o fato é que, em algum momento da minha vida, eu peguei medo de microondas e a coisa ficou. Na cozinha aqui de casa tem um microondas lindo, novinho, comprado no ano passado num momento de esperança mas que estava ali totalmente parado, sub-utilizado. Eu desconfio que essa relação delicada é resultado da minha eterna desconfiança dos benefícios da tecnologia e menos por culpa do microondas em si. Claro que minha mãe já havia me relatado algumas muitas explosões e bolos solados em microondas de matildes. Mas eu pessoalmente nunca havia experimentado nada de errado com os meus microondas. Mas apesar disso meu medo simplesmente sobreviveu.



Mas ontem, movida pela gula, pela impaciência e pela vontade de comer brigadeirão antes de dormir eu tomei coragem e encarei o microondas de frente. Olho no olho. Então saquei a receita de brigadeirão de microondas guardada no fundo da gaveta e executei. Usei como base uma receita da Nana, veja aqui, mas dei umas alteradas como é o meu estilo. Usei creme de leite fresco pois eu tinha um pote na geladeira e 3 ovos inteiros ao invés de usar apenas gemas como a maioria das receitas recomenda.

Misturei, bati, untei, transferi e levei ao microondas por 10 minutos numa forma refratária média. Ainda assei mais três potinhos individuais, dois deles por 3 minutos e um outro por 4 minutos. Eu achei que o brigadeirão grande ficou um pouco duro demais, pois eu prefiro mais macios, mas ficou super gostoso. É que os brigadeirões que eu já fiz no forno convencional costumavam ficar mais macios. Já era quase uma hora da manhã quando eu finalmente pude saborear um dos brigadeirões individuais. Comi e ainda estava meio quente, mas com a maior satisfação pois estava uma delícia.



Brigadeirão de Microondas

350 ml de leite condensado
350 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa bem cheia de manteiga + manteiga para untar
7 colheres de sopa de chocolate em pó
3 ovos médios

Como:

No pote da batedeira bata todos os ingredientes até incorporar bem, uns 30 segundos. Peneire para remover sólidos que possam ter ficado e reserve. Unte com manteiga uma forma refratária e transfira a massa para a forma preparada. Encha a forma pela metade apenas para não transbordar pois a massa vai crescer bastante durante o cozimento (mas depois vai baixar novamente). Assar por 8 a 10 minutos em potência alta, dependendo da potência do seu microondas e da altura da sua forma você vai precisar de um minutinho a mais ou menos. Rende entre 8 e 10 porções pois apesar de gostoso o 'bichinho' é enjoativo.



Obs: Se for assar no forno comum faze-lo em banho maria, por 30 minutos a 180C.
Se preferir use forma de silicone, mas eu não tenho formas de silicone.

Comentários

Cláudia,
Eu até que uso o microondas para algumas poucas coisas. Quando o pudim fica meio duro, geralmente é excesso de tempo de cozimento. Normalmente divido o tempo de forno convencional por 4, para achar o tempo do microondas. O bolo, ou pudim, não pode ficar totalmente assado porque termina o cozimento no descanso. Assim, se você for fazer novamente, tente com pouco mais de 7 minutos.
Nunca fiz brigadeirão, mas sabe que fiquei com vontade?
beijos
Claudia Lima disse…
Eu uso o micro mais para aquecer os alimentos. Receitas não arrisco, pois já tentei fazer 3 vezes o tal Bolinho de Caneca e ficou horrível nas 3 tentativas. Ficou duro e parecendo esponja... Frustração total...
Nunca comi Brigadeirão, mas parece delicioso! Brigadeiro é meu docinho favorito.
Bjs :)
Glau disse…
Brigadeirão antes de dormir, trufas logo cedo e sem escovar os dentes.. só nós mesmo! E me fala, não é bom fazer estas coisas sozinha? vc e a vontade, mais ninguém cabe neste momento :)

bjão minha linda
Eli disse…
O microondas é muito legal se souber aproveitá-lo, mas eu como a grande maioria não faço um bom proveito do mesmo, e digo que é pelo simples fato do hábito de já cozinhar no fogão tradicional.. rs

Esse brigadeirão ficou DEMAIS!!

www.saboresdalica.blogspot.com
Mari disse…
Oi Claudia!
Sabe que morro de medo de me arriscar a fazer receitas no microondas? A única vez que fiz, foi um filé em tirinhas, ao molho madeira... deu super certo, mas eu suei frio... risos... como sou muito (e bota muito nisso) medrosa, ainda prefiro o forno tradicional.
Seu brigadeirão ficou lindíssimo... adorei o granulado colorido, um charme só!! E imagino mesmo como ficou gostoso! Tá ai uma sobremesa que faz tempo que não faço, e que é sucesso garantido. Preciso fazê-la, e em breve! Vc me inspirou bastante.
Beijo grande,

Mari
Isabel disse…
Eu uso pouco o microondas. Só para aquecer uma comidinha. Os médicos estão sempre a recomendar que não devemos abusar desse bichinho.
Mas esse brigadeirão deve ser uma maravilha. Brigadeiro é muito brasileiro, não é? Nós associamos ao Brasil, teve origem no Brasil mesmo?
Olá Cláudia!!!

Eu nunca cozinhei no microondas. Uso-o quase só para aquecer o leite de manhã, quando está muito frio! Conheço pessoas que fazem imensas coisas no micro, desde ovos cozidos a batatas a murro, mas eu nunca me atrevi!

Acho fantástica a forma como descreveu esse seu frente a frente com o dito aparelho e a sua coragem gulosa de última hora...:)

Fiquei rendida com o seu brigadeirão, um bolinho de chocolate num minutinho é um verdadeiro milagre! :)...talvez também me atreva um destes dias!

Um beijinho grande!
Claudia disse…
Helô,

Eu precebi logo que 10 minutos para a forma grande foi tempo demais. Da próxima vez vou usar 8 minutos. Estou aprendendo mas me deu para dar mais confiança. Se você gosta de brigadeiro prove esta receita.

Claudia, todo mundo falava que a receita mais simples de microondas era o brigadeirão, logo ele, que eu amo. Me deu larica eu fui atrás e ficou super bom. Vale a pena! Meu micro também era mais decoração.

Glau, sozinha eu viro criança e é tão bom. O problema é que minhas horas de paz são sempre de madrugada. A larica de chocolate não é sempre que rola, mas quando rola eu perco a cabeça! Beijos!

Eliana, você não está sozinha. O microondas é mais decoração do que ação nas cozinhas pela aí! Mas o brigadeirão foi um bom começo já que eu amo o sabor do brigadeiro.

Mari, então somos iguais. Minha primeira experiência deu certo mas ainda não derrubei as barreiras todas não. Até que possa relaxar ainda vou precisar de muitas experiências positivas. Mas vou tentar. Pensei até em procurar o manual de instruções do meu micro para dar uma estudadinha. Beijos!

Isabel, vamos botar estes microondas para trabalhar. Vale a pena fazer este pudinzinho que além de simples é bem apetitoso.
O brigadeiro é brasileirinho sim, foi a homenagem de uma cozinheira do palácio do Catete para o brigadeiro Eduardo Gomes que foi candidato a presidente do Brasil nos anos 1946 e 1950. A criação do doce coincide com o lançamento do Nescau e do Leite Condensado em lata pela Nestlé no Brasil. Beijos!

Leonor,
Aqui em casa o microondas também era para esquentar leite e arroz e olhe lá! Mas vale a pena desbravar esta maquininha já que no final nós ganhamos um bom tempo e no microondas podemos assar coisas em vidros e potes diferenciados. Eu estou feliz por ter experimentado, sabia?

Beijos,

Claudia
Cininha disse…
Olá Claudia
Mais uma para o clube das desconfiadas do microondas, eu só uso mesmo para aquecer e nunca fico na frente dele nem nunca como nem bebo nada logo de imediato espero uns minutitos e mexo e remexo para afugentar as ondas heheh!!!manias!!!
Mas esse brigadeirão até tem bom ar:-)
Bjinhos

Postagens mais visitadas