Flognarde de Peras para Per




Ontem foi o aniversário do Per e fiz um jantar com comidinhas que ele gosta. Entre entre outras coisas uma torta de chocolate com peras servida quente em potinhos individuais. Uma versão diferente de clafoutis.


Ele ama peras, eu também, e comemos com felicidade. Ele ficou super feliz com o jantar e não tinha de nada de especial. Receitas simples como arroz de cenouras, purê de abóbora (já que tenho tantos quilos ainda em casa!), salada verde e carne ensopada. Para variar não consigo fazer foto dos pratos salgados. É tudo tão rápido que é difícil. Além disso a luz a noite na minha casa gera fotos péssimas. Gosto de fotos com luz natural, não tem muito jeito.




Flognarde (*) de Chocolate e Peras
, inspirada em receita de clafoutis de La Tartine Gourmande

2 ou 3 peras grandes maduras
4 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de chocolate em pó
50 gramas de chocolate 57% cacao ou mais
meia xícara de leite
meia xicara de creme azedo (coalhada) ou creme de leite comum
4 colheres de sopa de polvilho doce ou amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha

(*) Apesar da receita de Bea do La Tartine se chamar clafoutis esta sobremesa é um na verdade um flognarde. Clafoutis são feitas apenas de cerejas.

Como:

Unte quatro refratários individuais com manteiga e salpique uma colher de açúcar misturada a uma colher de chá de chocolate em pó.

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria e reserve. Misture leite e creme e reserve. Bata os ovos com o acúcar restante e adicione a baunilha. Adicione a mistura de leite a mistura de ovos. Adicione a maisena e misture bem. Por fim adicione o chocolate e a manteiga a esta mistura.

Corte as peras em pedaços pequenos ou médios e distribua a fruta cortada nos potes em camadas. Distribua a massa sobre as peras e asse a 180C por mais ou menos 30 minutos.

Rende quatro porções. Pode ser servido quente ou frio com um pouco de açúcar de baunilha por cima.

Comentários

Boa noite, Claúdia!

Em primeiro lugar adorei o título do seu post...a aliteração soa tão bem, que quase parece um trocadilho!:)
Depois as pêras com o chocolate, muito "Belle Helène" fizeram um duo perfeito!... Deviam estar óptimos esses clafoutis!:)

P.S. Fotografar com luz natural fica sempre mais bonito, mas aqui em casa já arranjamos outra solução! O Miguel encomendou uns flashes pela internet que tornam a noite em dia!;)

Ahhh!...eu não sabia o termo de manteiga avelã em francês, nem como era usado no brasil. Também não faço ideia como lhe chamam em Portugal e por isso traduzi directamente do espanhol, com a esperança de acertar!;)
Claudia Lima disse…
Claudia adorei a combinação! Deve ficar fantástico!
Felicidades ao seu marido pelo aniversário!
Bjs :)
Glau disse…
Claudia, pirei nesta sua sobremesa! Já salvei para prepará-la em breve!

Bjos, Glau

Ps: seus comentários no Madames são ótimos! adorei o que vc escreveu sobre os sorvetes. Obrigada!

Postagens mais visitadas