Cheesecake de framboesa



Uns dias atrás eu fiz um monte de purê de framboesas com as framboesas frescas que colhemos no jardim e eu congelei quase todo o purê. O purê nada mais é do que as frutas processadas no processador e peneiradas. A parte da peneira é a parte chata já que o purê é grosso, a treliça da peneira bem fina ( para evitar que passe pedaços grandes demais de sementes) tornando o processo bem demorado. O purê da fruta puro serve para fazer um monte de coisas: caldas, gelatina, panna cottas, mousses, geléias sem sementes e refrescos. Eu então deixei cerca de meio copo na geladeira para fazer um rocambole de framboesas mas acabei desistindo e ontem resolvi experimentar o purê de frutas numa cheesecake. Valeu a pena a experiência e a cheesecake ficou ótima e você pode usar o purê da fruta que tiver a mão...




Cheese cake de framboesa


Massa:

100 gramas de biscoito doce
3 colheres de sopa de manteiga derretida
pitada de canela em pó

Como:

Num processador ou no liquidificador processe os biscoitos até formar uma farofa bem fina. Adicione a manteiga e a canela e mexa com uma colher para que a manteiga se incorpore a farofa de biscoito por igual. Unte uma forma quadrada pequena, ou uma forma de torta, forre com papel manteiga e unte o papel. Com cuidado pressione a massa de biscoito no fundo da forma para formar uma massa com cerca de meio centimetro de espessura. Não pressione demais, apenas o suficiente para transformar a farofa numa massa. Deixe a forma com a massa na geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio:

200 gramas de queijo cremoso em temperatura ambiente
200 ml de creme azedo temperatura ambiente
6 colheres de sopa de purê de framboesas peneirado
2 ovos temperatura ambiente
cerca de meia xícara (120 ml) de açúcar (reduza se preferir)
2 colheres de sopa de amido de milho

Como:

Pré-aqueça o forno a 180C. Na bacia da batedeira bata o queijo, o creme azedo, os ovos e o açúcar. Adicione o suco de framboesas e bata para incorporar. No fim adicione o amido de milho peneirado e bata apenas para incorporar. Transfira o recheio para a forma preparada e leve ao forno a 180C por cerca de 30 minutos ou até que as bordas comecem fica douradas e o centro ainda esteja levemente mole. A cheesecake continua cozinhando uma vez retirada do forno e só deve ser desenformada depois de fria.

Rende 9 pedaços




Eu gosto de assar cheesecakes em formas quadradas ou retangulares e cortar quadradinhos da torta.


A maioria do povo aqui de casa gosta de cheesecakes sem caldas, eu gosto com e sem calda, mas ontem, na hora das fotos, preferimos comer sem calda...


Ficou perfeita, ultra macia e muito saborosa. E dá para usar purê da fruta que você tiver a mão...

Comentários

Mari disse…
Claudinha querida,

Cheesecake é minha sobremesa favorita!!! Infelizmente por aqui, nunca vi framboesas frescas, mas tenho um potinho das congeladas no meu freezer (aliás, amoras, blueberries, morangos e framboesas nunca faltam por aqui, mesmo q tenha q recorrer aos congelados da vida)... aiaiai... já me aticei toda para fazer um igual ao seu!!! =D
Que lindo ficou... adorei os quadradinhos feitos na forma quadrada, que charme!! Sempre faço cheesecake numa forma redonda, de fundo falso (para poder desenformar), mas vou tentar do seu jeito!.
Super beijo,

Mari
Dani disse…
Que lindo o cheesecake cor-de-rosa! Não gosto muito de cheesecake (não desgosto, mas alguns acho enjoativos), mas adoro bolos que levam morangos, framboesas, etc. Imagino que a fruta tire um pouco do peso da textura e do sabor. Deu vontade de experimentar!
Um beijo
PS. adorei o post dos palmiers!
Claudia Lima disse…
Que ótimo Claudia! Eu adorei a receita!
Vc tem idéia da quantidade em ml ou em xícaras que utilizou de creme de framboesa?
Obrigada! Depois eu volto.
Bjs :)
Claudia disse…
Mari,

O cheesecake é fácil de desenformar em qualquer forma, basta untar e forrar com papel vegetal, untar o papel e deixar umas sobras do papel para fora da forma. Depois de assado é tirar a torta com papel e tudo. E olhe, frutinhas frescas aqui só durantes os curtos dois meses do verão de resto é tudo congelado o ano inteiro. Eu estou com meu freezer cheio. Faça a torta sim, fica um sonho de boa. O Per amou. Bj.

Dani,

Se você não gosta de muito doce a cheesecake de framboesa é perfeita pois o creme do queijo compõe super bem com o perfume e o sabor azedinho das framboesas, ainda que elas estivessem super doces. Vale a pena provar. Bj.

Clauzinha,

Eu usei seis colheres de sopa o que corresponde a 90ml ou a um pouco mais de 1/4 da xícara americana. Para fazer o suco você vai precisar processar cerca de 120 a 150 gramas de framboesas ou amoras pois as sementes são grandinhas... Bj.

C.
Carolina Andrade disse…
Clau, que lindo. Você é a moça das frutas vermelhas, ai que delícia. Cheesecake mais que especial. Beijo enorme
Verena disse…
Claudia,
nada como o sabor e a cor das frutas frescas! Aqui eu acho as framboesas, mirtilos, amoras e afins mas infelizmente muito caras...
Adoro cheesecake e como tudo que já fiz daqui ficou delicioso tenho certeza que esta não é diferente!
Bjs!
Dani disse…
PS2. Aacabei de receber as sementinhas, muito, mas muito obrigada! Sou tão neurótica que já fico com medo de abrir o pacote e que elas percam parte do aroma. Agora vou pensar no que utilizá-las, looking forward to!
Beijos!!!
Moira disse…
Cláudia,
Esse cheese-cake é uma maravilha, acho que vou fazer com amoras silvestres que congelei noutro dia, deve ficar bom também.
As sementes de amburana chegaram e têm um cheirinho óptimo. Vou experimentar já no fim de semana que vou receber uns amigos em casa, inicialmente acho que vou seguir uma das suas receitas, depois parto à aventura por conta própria. Obrigado pelo presente.
Beijo
Manuela
Susana Gomes disse…
Claudia, que maravilha!
Bem como eu gosto, feito no forno, com a consistência perfeita.
:)

Beijinhos
Paula Pacheco disse…
Ainda não fiz cheese cake, deve ser uma delicia mesmo, pela foto esta de arrepiar e a conssitência ficou ótima.
Passei de novo para ver seu cantinho, cheio de delicias, te convido para me visitar..já te linkei e te sigo também,
bjs
Paula

Postagens mais visitadas