terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vermelho Laranja Vermelha



Uma das frutas que mais me encanta são as laranjas vermelhas (blood orange em inglês e blodappelsin em norueguês) cujo sabor é muito semelhante aquele das laranjas peras do Brasil. O grande poder de encanto das laranjas vermelhas está, obviamente, na cor vermelha intensa de sua polpa e do suco que elas produzem. A cor pode variar e pode algumas vezes ser mais claro, dependendo da origem das laranjas.

A maioria das laranjas vermelhas que eu compro por aqui vem da Itália, da espécie Tarocco típica da Sicília. É fácil acha-las orgânicas e diversos supermercados oferecem tanto orgânicas como convencionais. Este mês elas estão até na cesta de produtos orgânicos. Este ano achei muitas originárias da Espanha, mais azedas e a polpa é vermelho escuro, parecem até meio pretas por dentro... como sangue coagulado. Irch!



Estas laranjas são chamadas de laranjas sanguíneas em Portugal, nome péssimo na minha opinião, uma tradução literal do nome em inglês. Mas como eu só uso nomes que me agradam, que me fazem mais sentido, escolhi chama-las simplesmente de laranjas vermelhas porque na Italia estas laranjas vermelhas são chamadas de Arancia Rossa di Sicilia(Laranjas Vermelhas da Sicília). As laranjas vermelhas da Sicília tem proteção de origem geográfica.




A laranja vermelha siciliana da espécie Tarocco é muito doce, como a laranja pera, perfeita para sucos, saladas e doces e por isso é a minha favorita. Ainda é listada como sendo a laranja com a maior quantidade de vitamina C entre todas as laranjas do mundo. A cor vermelha é resultado das antocianinas, uma pigmentação natural, desenvolvidas durante a noites frias de inverno. A estação da laranja vermelha é curta e coincide como final do inverno na Europa quando reina a pobreza absoluta de frutas.

Este ano comprei a laranja vermelha espanhola, bem preta e bem mais azeda, não sendo tão interessante para doces e gelatinas... Os espanhóis produzem boas laranjas, mas as vermelhas eles deveriam deixar para os italianos pois não há comparação entre elas.
Minha receita já tradicional de gelatina de laranja vermelha siciliana vem na próxima postagem... não se acanhe, a receita pode ser feita com qualquer tipo de laranja...

12 comentários:

Isabel disse...

Claudia,
Sabe que nunca provei? Já vi muitas vezes no supermercado, mas nunca com essa designação que você falou, laranja sanguínea, mas sim laranja da Sicília. Fiquei com curiosidade de provar :)
Bjs

Anônimo disse...

fiquei com medo de chupar a laranja porque ela é muito amarga e eu pensei que ode esta estragada

Vinny Rodrigues disse...

um chupei uma hoje qu eminha mãe me deu adorei, e fiquei encantado com a mesma esses anos todos as professoras me enganaram falando que a laranja é amarela!!! kkkk otimo post um abraço

⊱✿◕‿◕✿⊰ ѕятα ℓιη∂ιηнα ⊱✿◕‿◕✿⊰ ¹² disse...

Vc acredita que eu descobri que tenho um pé dessa laranja vermelha no quintal da minha casa, quando vi achei que o pé estava bichado ou doente sei lá, eu bem curiosa fui esperimentar, gente que delicia!!! Bem docinha, maravilhosa!! Ai achei mas dois pés de uma outra laranja qual eu não sei o nome! Um de tangerina e outro de pitanga e pra completar pé de louro!!!! Eu to rica!!!!! Kkkkkkk Bjs

mais seguidores disse...

Nunca provei,estou curiosa agora !

Vivian disse...

Onde vcs acha essa laranja? Já procurei em todo lugar e sempre me mostram a grapefruit, mas é bem diferente!!!

Claudia disse...

Vivian,


Eu não tenho idéia se existe em algum recanto do Brasil. É o caso de procurar. Essa laranja é típica do sul da Itália...da Sicília e a laranja vermelha italiana é saborosa e suculenta, parece com a laranja pera, mas vermelha. Mas agora também existe umas que vem da Espanha mas que são muito mais ácidas e não são tão boas. O sabor dessa laranja não tem nada a ver com a toranja (grapefruit).

Bj,

Claudia

Unknown disse...

Nossa! Que sorte! 🍀Estou procurando essa laranja vermelha aqui em Joinville. SC mas sem sucesso😕😣

Unknown disse...

Nossa! Que sorte! 🍀Estou procurando essa laranja vermelha aqui em Joinville. SC mas sem sucesso😕😣

Anônimo disse...

Oi,

Gostaria de saber onde você comprou essa laranja, pois estou desenvolvendo um trabalho na Faculdade sobre ela, porém não a encontro em lugar nenhum para comprar... poderia me informar, por favor?

Atenciosamente.

Unknown disse...

Hoje eu plantei um pe dela...que. Bom saber que ela e gostosa ...comprei a muda fiquei preocupada.

Maria Lucia Mendes De Oliveira disse...

Hoje eu plantei um pe dela...que. Bom saber que ela e gostosa ...comprei a muda fiquei preocupada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...