Pasta de cacau caseira no biscoitinho de manteiga de castanha de cajú...



O cacau puro é um dos alimentos mais saudáveis do momento, outros super alimentos hão surgir no futuro, claro, pois assim funciona a ordem das coisas. Mas enquanto o cacau for classificado como uma das principais fontes de antioxidantes, fenilanina, minerais diversos, vitaminas e, claro, prazer; por que não abusar dele? Aqui uma receita facílima. Pasta de cacau com mel e óleo de avelãs. Qualquer óleo de nozes funciona bem aqui, mas como ando na fase óleo de avelã e totalmente recomendo usar este óleo que ainda deixa um perfume maravilhoso e um delicado sabor de gianduia no resultado, eu totalmente recomendo.

Mas use um óleo orgânico e não refinado de sua preferência e depois coma sem culpa... Óleo de coco extra virgem é sensacional, óleo de nozes, azeite de castanha do pará ou até mesmo o frutado óleo extra virgem de abacate. Para adoçar eu usei mel de acácia orgânico, mas você pode usar açúcar mascavo ou açúcar não refinado, melado de cana ou outros xaropes natural, crus ou não. Se você tiver acesso pode usar também xarope de agave cru, agave é um cacto mexicano que está na moda e nas bocas de matildes de todo o planeta. Se desejar use adoçante natural tipo stévia.




Pasta de Cacau de Passar no Pão


6 colheres de sopa rasas de cacau em pó puro orgânico (100% cacau, sem açúcar)
3 a 4 colheres de óleo de avelãs não refinado orgânico (use de castanha do pará, de extra virgem de coco, óleo de abacate ou de nozes)
4 a 6 colheres de sopa de mel de acácia orgânico( use açúcar mascavo ou melado de cana, xarope de guaraná, xarope de agave, de bordo ou algum adoçante natural também funciona, por exemplo: stévia
1 pitadíssima de sal marinho


Como:

Coloque todos os ingredientes num vidro e misture tudo com uma colherzinha de pau, ou de mel. Consuma com pão, frutas ou biscoitos. Se for rechear biscoito basta espalhar no biscoito e colocar outro por cima. Prove com frutas, sorvete, panquecas etc...





O segredo destes biscoitinhos é usar uma manteiga de castanha de cajú pura, sem adição de lecitinas, outros óleos vagabundos, açúcar ou sal. Usei uma manteiga pura que vendo lá na loja e que virou um clássico lá em casa. Dá para usar manteiga de amendoim pura também... se você não tiver acesso faça a sua manteiga em casa processando ou triturando ao máximo as castanhas sem sal, torradas, até obter uma manteiga grossa e muito perfumada. Acho que o ideal deve ser usar pilão pois os processadores domésticos mais comuns não dão conta do serviço...





Biscoitinho de manteiga de castanha de cajú sem glúten e sem farinhas

(Já publiquei uma versão deste biscoitinho com manteiga de amendoim aqui.


1 xícara (2dl) de manteiga de castanha de cajú pura, sem amaciantes
! xícara (2dl) de açúcar de cana cristal amarelo, não refinado, use mascavo se preferir...
pitada de sal
1 ovo em temperatura ambiente
1 colher de chá de fermento em pó sem glúten


Aqueça o forno a 180ºC. Forre duas formas com papel manteiga. Com uma colher de pau amoleça um pouco a manteiga de castanha, adicione o açúcar e mexa bem até formar uma mistura macia e homogênea. Adicione o sal e o ovo e mexa bem para incorporar. Por fim adicione o fermento. A massa deve ser macia e fácil de bolear. Forme bolinhas, colocque nas formas forradas e com um garfo amasse as bolinhas até formar umas ranhuras. Asse por 12 minutos ou até que as bordas fiquem douradas. Os biscoitos ainda estarão meio moles e você deve deixar eles esfriarem totalmente antes de remover da forma.


Rende 4 dúzias

Comentários

Claudia disse…
garotas,

muchas gracias, digo, obrigada. Ficou mesmo tudo de bom.


Bjs,


Cláudia
Flora Maria disse…
NOSSA ...
Delícia pura !!!

Beijo
Susana Gomes disse…
Mas que coisa boa! :)
Bjs
lansucci disse…
Ah! Claudia. Esse biscoitinho e o creme, são um acinte! Onde é que vou encontrar estes óleos aqui no Brasil? Quer me matar de "lombrigas"? rs.
Bom dia,

Sou seguidor de seu BLOG ha muito tempo, pois a culinária sempre foi uma paixão.Meu nome é Ozorio e no meu blog, http://duzoo.blogspot.com/ , tem mais informações a meu respeito.
Bom estou entrando em contato, para pedir sua ajuda e de outros blogueiros, que são amantes da cozinha! Estou querendo dispor em meu blog ,diversas receitas e usos do mel na cozinha, para isto estaria ofertando(totalmente GRÁTIS) a você e outros colegas uma quantidade do mel produzido por mim, em meu apiário de maneira 100% orgânica e biodinâmica, e em breve terei outros produtos, como frutas, legumes e verduras também.
Em troca gostaria apenas das dicas e receitas onde tenha sido utilizado o mel enviado, assim como comentários(críticas ou sugestões),também serão bem vindos, para publicar em meu blog ,que ainda estou organizando.

Obrigado pela atenção,

http://duzoo.blogspot.com/
Unknown disse…
Olá! Gostaria de saber qual a média de validade da pasta de cacau. Obrigada!

Postagens mais visitadas