Bolo de fubá com chocolate e leite de coco... sem gluten



Eu adoro alterar a ordem natural das coisas e produzir "versões chocolate" de receitas consagradas. Foi assim com a massa folheada de chocolate, que me possibilitou fazer o palmier de chocolate, com o pastel de nata de chocolate, os suspiros de chocolate e agora esse bolo de fubá com chocolate. Seguem abaixo os links para cada uma das postagens mencionadas...

massa folheada de chocolate
palmiers de chocolate
pasteis de nata de chocolate
suspiros de chocolate





Mas o sucesso de doces e sobremesas de chocolate está muito além da mera adição de cacau em pó a receitas que levam açúcar e leite. O que eu quero dizer é que a adição de cacau transforma as receitas em uma coisa totalmente diferente de suas versões originais, nem sempre melhores é importante frisar. Depois da adição do cacau a receita em questão torna-se uma espécie de versão "bruta de chocolate", um rascunho, um projeto diferente da versão chocolate em si. Será que dá para entender o meu raciocínio?



É que as receitas que levam a adição de cacau ficam bem diferentes daquelas originais consagradas e podem eventualmente desagradar, já que o cacau em pó puro altera significativamente o sabor de uma massa de bolo, de um suspiro ou de um creme de ovos e nem sempre agrada o público acostumado. Um dos motivos desse estranhamento é o sabor menos doce que resulta da adição do cacau, sendo eventualmente necessário alterar a quantidade de açúcar. Eu não costumo aumentar o açúcar nestas versões cacau e o resultado é sempre menos doce do que a versões original.



Nas receitas originais de chocolate, elaboradas de acordo, o sabor do cacau puro é muitas vezes mascarado, ou suavizado, e não apenas com a adição extra de açúcar, mas também de extratos diversos como baunilha, amêndoas, menta, bebidas entre outras coisas que aredondam o sabor do cacau puro. Mas é claro que o sabor final vai depender da qualidade do cacau usado e do grau de gordura e acidez do pó em questão. Há pós de cacau e pós de cacau pela aí e um cacau de boa qualidade para mim quer dizer: cacau puro, natural (não alcalinizado), sem adição de açúcar e com alto teor de gordura para garantir um sabor mais interessante.

Não sei se já falei aqui, mas eu não gosto de pó de cacau alcalinizado, aqueles pós super escuros e de sabor mais suave, quase neutro. Eu prefiro o cacau sem tratamento, mais amargo e mais vermelho e que são chamados de "cacau natural'. E quanto a receita do bolo de fubá, bem, nem tudo é só cacau. Nesta receita o fubá faz toda a diferença também já que a textura do fubá é o grande "tchan" desse bolo. Se você preferir use o fubá mimoso, mas eu usei o fubá comum.



Este bolo tem ainda um outro "complicador de sabor", o fato de não levar farinha de trigo. A adição de farinha de trigo dá uma bela amaciada na textura "quase rude" de alguns fubás. Bolo de fubá sem farinha de trigo é mais sequinho e mais crocante, mas super leve, sem aquela rebordosa do gluten. Eu adoro bolo de fubá sem farinha de trigo, faço regularmente e já publiquei antes aqui e aqui.

Bolo de fubá sem farinha e com cacau é um bolo polêmico. Polêmico pois o bolo de fubá simples é uma maravilha, com ou sem farinha de trigo. O bolo de fubá com cacau é quase um biscoito-bolo, crocante e chocolatado que eu gosto bastante.



Bolo de fubá de chocolate com leite de coco (sem glúten)

Este bolo pode ser feito com leite de vaca ao invés de leite de coco ou usar os dois tipo de leite e vai ficar ainda mais cremosinho, tipo bolo-pudim. Pode-se substituir o óleo de coco por manteiga.


250 gramas de fubá
250 gramas de açúcar de confeiteiro
2 dl de cacau em pó puro (sem açúcar)
6 ovos médios
100 ml de óleo de coco extra virgem
100 de leite de coco
1 colher de sopa de fermento em pó

Como:

Unte uma forma, do formato que você preferir, cubra com papel manteiga e unte o papel. Peneire o cacau e o açúcar de confeiteiro numa tigela grande. Adicione os ovos um por um, usando um batedor de mão (fouet) ou uma cokher de pau, bata bem entre cada adição. Adicione então metade do fubá, bata, adicione o óleo de coco, bata um pouco mais, adicione a segunda parte do fubá e bata mais um pouco. Adicione então o leite de coco e bata até formar uma massa homogênea mas razoavelmente líquida. Adicione por fim o fermento e mexa para incorporar. Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno para assar. Asse a 190C em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que um palito saia mais ou menos seco.

Sirva com uma cobertura de chocolate amargo derretido no banho maria com um tanto de mel e/ou xarope de bordo ou agave.

Rende 10 a 12 pedaços.


Obs. Esse bolo é feito sem farinha de trigo e por isso é meio entrincado e pode dar resultados muitos diferentes dependendo do tipo de fubá que se use, do tipo de cacau, da quantidade de açúcar, do calor do forno, da quantidade de leite adicionada etc... mas vale a pena se você é daquelas que gosta da textura única do bolo de fubá misturado do levemente amargo sabor do cacau e nesse caso o resultado é compensador. O problema é que o bolo sem farinha é sempre mais difícil de acertar o ponto.

Obs 2. Pode ficar mais ou menos cremoso dependendo da quantidade de leite e de ovos que se adicione. Pode-se adicionar leite de vaca e farinha de trigo. Neste caso use metade da quantidade de fubá e complete com farinha de trigo. Use leite de vaca ao inves de coco e manteiga ao invés de óleo de coco. Mas eu gosto do sabor de coco com cacau na textura de fubá. Se preferir use a farinha fina de fubá.



Comentários

Claudia Lima disse…
Adorei a idéia!
Aqui nos EUA algumas receitas de Corn Bread não levam farinha de trigo. Eu, particularmente, gosto de um pouco de farinha de trigo e talvez coloque no meu. É uma questão de testar as possibilidades.
A calda ficou maravilhosa!
Bjs :)
Jane Rodrigues disse…
Eu, particularmente amooooo bolo de fubá, já experimentei bolo de fubá com laranja, com leite condensado e goiaba, queijo, mas com chocolate ainda não, mas vou experimentar, aproveitar que tenho fubá fino aqui, pq aqui no RS, quase não encontro fuba fino, encontra-se mais fubá grosso e eu não gosto pra fazer bolo, acho que fica pesado demais...enfimmm

Seu bolo me pareceu muito sabodoroso, vou fazer depois te conto...rsrs

Bjo e tudo de lindo pra vc e sua família.
Claudia disse…
Clauzinha, querida,

Os corn bread americanos e mexicanos são como as nossas broinhas de milho que não levam nada além da farinha de milho. Eu ando tentando viver sem gluten e sem trigo e por isso fazendo tudo o que posso fazer sem gluten. Mas a farinha de trigo, graças ao gluten, dá uma bela ligada nas coisas e da uma boa amaciada na textura. Dá para adicionar farinha de coco também que fica bem interessante, sabe qual? Não é o coco ralado seco não. Mas a farinha de coco anda tão cara, mas tão cara que melhor deixar para lá. Mas vale a pena tentar com fubá mimoso também. Saudades do teu blog. Vou dar uma passada para me atualizar.

Beijos.

Jane,

Eu gosto da textura do bolo de fubá feito com o fubá comum, mas se você tem o fubá mimoso, esse mais fino, vai ficar ainda mais macio.

Beijos,

Cláudia
Jane Rodrigues disse…
Claudia,
Fiz o bolo de fubá com chocolate, apesar de não ter em casa o cacau, fiz com achocolatado mesmo, a vontade de comer bolo de fubá,já estava passando dos meus limites,rsrsrs, aí, juntei a vontade com a curiosidade do chocolate...rsrs
Ficou muito bommm, sei que com o cacaau ficaria divino, vou providenciar o cacau para o próximo bolo.
tb fiz seus biscoitos de champagne, fiz comentário no poste 'dele', não sei se vc viu, achei muito fácil e super saboroso...
Bjos e ótima semana.
Anônimo disse…
Olá
Fiz a receita mas algo correu menos bem pois a massa em vez de ficar para o liquida ficou muito espessa e para a tornar mais liquida acrescentei quase o dobro do leite :-(
Agora a minha questão é se terei colocado cacau a mais, na receita diz 2dl o que pelas minhas contas dá por volta de 100g, ou não utilizei a farinha correcta...utilizei farinha de fuba de mandioca...qual acha que foi o problema? é que o bolo ficou muito enqueijado...
Obrigada
Fátima, Portugal
Claudia disse…
Cara Fátima,

A receita pede fubá que é farinha de milho... uma farinha bem amarela quase crocante. Serve também a farinha de milho de polenta, não aquelas pré-cozidas. A farinha de mandioca fina, o tal polvilho, resulta num bolo totalmente diferente. No caso ficaria perfeito se feitos como biscoitos, sem a adicão do leite.

Espero que você não desista de tentar mais uma vez.

Abs,

Cláudia
Eu Mulher disse…
Que bolinho lindo!! Também já fiz uma receita bem parecida, mas sem o fubá. Esse chocolate escorrendo me matou, rsrsr.
Clau, fiz seus macarons de castanha do Pará...não deram certo...acho que errei em vários aspectos, mas não sobrou nenhum, hehhehe... a "massa" ficou super gostosa, o problema foi porque não subiu, e ainda por cima... muchou. Meu esposo disse que eu tenho que fazer do mesmo jeito, e que eu não posso acertar a receita, rsrs, ele gostou do jeito que estava.
Quando eu postar no blog venho avisar para você ver como ficou.

Beijão
Claudia disse…
Ana,

Bolo de chocolate com cobertura é pura tentação, você não está sozinha.

Mas olhe, não desista do macaron, as vezes é um detalhe que faz ele murchar... presta atenção no processo, veja se identifica onde você fez diferente.

E eu falo sempre, mesmo "feinho" macarons valem a pena pois eles ficam bons demais... no fim é um biscoito de castanha do pará e é tudo de bom. Mas diz para o marido não se preocupar que, bonitos ou feios, eles, macarons, ficam sempre gostosos...

Bj,

Claudia
Tenho que experimentar, gosto da textura do bolo e apetece passar o dedo pela cobertura e pôr na boca ;)
Bj
Moira
Unknown disse…
Clau, ele comeu os macarons famosos lá de Paris e não gostou muito. Já essa sua receita com castanha do Brasil... tenho que controlar, por ele eu posso fazer todos os dias, kkkk.

Beijão
Vanessa disse…
Cláudia, fiz esse bolo, nossa, ficou um bolão, obrigada pela receita! Eu estava acostumada que os bolos sem glúten ficavam feinhos e não cresciam, me surpreendi muito.
Maria Eugênia disse…
Oi, Cláudia!
Se quisermos substituir o óleo de coco por manteiga com sal, você sabe qual seria a medida aproximada?
Adorei a idéia desse bolo. Tenho uma amiga celíaca e estou pensando em surpreendê-la com esse bolo, que deve ser uma delícia!
Ansiosa pela resposta,
Claudia disse…
Maria Eugênia,

Esse bolo é ótimo, se você usar um fubazinho bem fininho fica melhor ainda... neste bolo da foto eu usei um fubá mais grosso, de polenta, e mesmo assim ficou bom, mas quanto mais fininho melhor.

Você pode substituir o óleo por manteiga sim. Melhor seria usar manteiga sem sal. Use de 100g a 120g de manteiga no lugar do óleo de coco!

Abs,

Claudia

Postagens mais visitadas