Foccacia de azeitonas, pãezinhos e bolo de banana com pedaços de chocolate para viagem...



Esta postagem é velha, estava guardada na "gaveta" desde o verão passado, quando Per e eu viajamos sozinhos de carro até à Suíça. As delícias que ilustram a postagem foram produzidas para a cesta de piquenique da viagem que foi, diga-se de passagem, uma longa viagem. Infelizmente tudo o que levamos só foi suficiente para a primeira parte da viagem e antes de cruzarmos a fronteira sul da Noruega já tinham acabado...

Ao lembrar dessa nossa viagem me deu vontade viajar de novo, de carro. Adoro "road trips". As delícias aqui publicadas foram preparadas especialmente para a ocasião: foccacia de azeitonas com sal vermelho do Havaí, sanduíche de salada de ovo em pãezinhos tipo baguetinha e bolo de banana com pedaços de chocolate. Para acompanhar levamos café e suco de maça com abacaxi.



As receitas da foccacia é a minha receita de pizza adaptada e regada com bastante azeite. A receita do pãozinho de sanduíche é adaptada de uma receita de pãezinhos de limão do livro Dough, do padeiro francês radicado na Inglaterra Richard Bertinet.




Foccacia de azeitonas

500 gramas de farinha
7 a 10 gramas de fermento fresco para pão
1 colher de chá de sal (use mais se achar que precisa)
350 ml de água em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de azeita + azeite a gosto para finalizar
Sal grosso a gosto
Azeitonas a gosto

Como:


Num pote grande coloque a farinha e por cima esfarele o fermento fresco. Esfregue os pedaços de fermento com as mãos até fomar uma farofa fina. Adicione o sal e misture. Se for usar fermento seco apenas misture o pó do fermento com a farinha usando uma colher. Num pote misture a água e o azeite e adicione à farinha. Usando as mãos comece a misturar até incorporar totalmente e formar uma massa grudenta. Quando a mistura estiver totalmente incorporada trabalhe a massa por 5 a 7 minutos ou até que ela fique bem macia e solte totalmente das mãos. Mas nada de violência com a massa. Estique-a e dobre ao meio até formar uma massa macia. Depois de trabalhar por uns 5 minutos transfira a massa para uma superfície levemente esfarinhada e trabalhe a massa por mais um minuto. Faça uma bola com a massa, dobrando as bordas para baixo. Salpique farinha no pote, coloque a massa e cubra. Deixe a massa crescer coberta, em local protegido do frio, por pelo menos 45 minutos. Depois que a massa tiver crescido divida-a em divida duas partes e usando as mãos abra dois quadrados ou retângulos. Unte duas formas retangulares com bastante azeite coloque a massa aberta com as mãos. Cubra e deixe crescer por mais 20 a 30 minutos. Cada parte rende uma foccacia retangular grande.


Asse por 20 minutos a 220C em forno bem quente.





Bolo de banana com pedaços de chocolate


Receita já foi publicada aqui

60 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo de açúcar
2 ovos grandes
4 bananas maduras amassadas (usei 3 bananas d'água grandes)
250 ml de creme azedo (aí é que está, se não tiver creme azedo use iogurte, kefir, cultura, coalhada, creme de leite, leite ou água mesmo)
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
uma boa pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
100 gramas de chocolate ao leite ou chocolate amargo picado (dessa vez eu usei um pouco de cada um dos tipos de chocolate)


Como:


Aqueça o forno a 180C. Unte um forma média do formato que preferir com manteiga e salpique farinha.

Bata bem manteiga e açúcar. Adicione os ovos e bata mais um pouco até formar um creme bem clarinho. Adicione as bananas amassadas e bata até incorporar. Misture farinha, sal e fermento e adicione um copo de farinha. Adicione então o copo de creme (ou leite) e por fim adicione o segundo copo de farinha. Adicione a baunilha e mexa para incorporar. Adicione os chocolates ou frutas secas, um de cada vez e mexa com uma colher de pau para incorporar.

Transfira a massa para a forma ou divida-a nas forminhas de papel sem encher mais do 3/4 da forma. Eu encho apenas metade pois gosto de bolinhos mais baixinhos e por isso rende uns dois bolinhos a mais.

Rende um bolo de tamanho médio.




Pãozinho de sanduíche


500 gramas de farinha
7 a 10 gramas de fermento fresco para pão
1 colher de chá rasa de sal
350 ml de água em temperatura ambiente

Como:

Num pote grande coloque a farinha e por cima esfarele o fermento fresco ou seco, se usar seco. Esfregue os pedaços de fermento com as mãos até fomar uma farofa fina. Adicione o sal e misture. Se for usar fermento seco apenas misture o pó do fermento com a farinha usando uma colher. Adicione o sal à farinha e então a água. Usando as mãos comece a misturar até incorporar totalmente e formar uma massa grudenta. Quando a mistura estiver totalmente incorporada trabalhe a massa por 5 a 7 minutos ou até que ela fique bem macia e solte totalmente das mãos. Mas nada de violência com a massa. Estique-a e dobre ao meio até formar uma massa macia. Depois de trabalhar por uns 5 minutos transfira a massa para uma superfície levemente esfarinhada e trabalhe a massa por mais um ou dois minutos. Faça uma bola com a massa, dobrando as bordas para baixo. Salpique farinha no pote, coloque a massa e cubra. Deixe a massa crescer coberta, em local protegido do frio, por pelo menos uma hora. Depois que a massa tiver crescido divida-a em duas partes.

Abra uma das partes primeiro, usando as mãos até formar um retângulo grande. Enrole o retângulo formando uma torinha com cerca de 60 cm de comprimento e usando uma faca grande corte pedaços da tora no comprimento dos pãezinhos que você deseja fazer. Coloque os pãezinhos cortados numa forma untada e esfarinhada, ou forrada com papel manteiga, salpique mais farinha sobre os pãezinhos, cubra com uma toalha limpa e deixe crescer por mais uma hora. Antes de assar faça, usando uma faquinha bem afiada, faça na superfície dos pãezinhos e leve-os para assar por 15 a 20 minutos em forno muito aquecido a 200C, ou até que estejam levemente dourados.

Rende cerca de 24 pãezinhos.

Comentários

Sara Ramos disse…
Não sei qual dos pãezinhos ficou melhor.. eu comia qualquer um... :P Beijinhos
Cininha disse…
Gostei de todos, mas o das azeitonas adorei, sou doida por elas, deve ser uma delicia, vou ficar de olho para experimentar.
Claudia disse…
Sarinha,

todos estavam muito bons. Bj.

Alcina,

A foccacia é mesmo um delícia. Mas sabe que eu tenho deixado os pães de lado... ando comendo muito pouco, quando não há outra opção. Mas que vale a pena experimentar, isso vale.

Beijos,

Cláudia
Atitude Zen disse…
Olá :)
Adorei as receitas de pão, em especial a foccacia :)
Passe na minha cozinha (www.atitudezen.com) para tomar um chá :)
Beijinho

Betis
http://www.atitudezen.com
Claudia disse…
Betis,

Obrigada pela visita. Assim que eu tiver um tempinho eu retribuo.

Abraços,

Claudia
CECILUCKY disse…
hummm deu água na boca só de olhar...
Anônimo disse…
Que perdição essas receitas. Dá água na boca. Adorei. Abraços, Adriana.
Unknown disse…
Clau, como sou louca por pão fiquei literalmente babando por esse pãozinho e pela foccacia. Já estou levando as três receitas, mas provavelmente farei a foccacia primeiramente.

Estava morrendo de saudades de suas gostosuras :)

Beijão
Tudo vai direto pra o meu caderninho de receitas.
Adorei suas ideias.
Vim te visitar e já gostei de tudinho.
Venha me conhecer tb.
Bj
Hellen Toledo disse…
Amei seu blog, e achei super interessante a questão de você usar sementes de amburana pra substituir a baunilha. No quintal da casa dos meus avós maternos tinha um pé enorme de amburana, e eu adorava procurar as sementinhas, cresci correndo atrás das benditas e quando encontrava alguma era sempre uma festa, já que elas estouram e voam longe.
Amei a novidade, to louca pra experiemntar, já sabia das varias utilidades dela, mas essa é incrivel

Postagens mais visitadas