Suspiros com castanhas e pedaços de chocolate, melhor do que macarons



Eu adoro macarons, principalmente sem recheio. Acredito que gosto de macarons porque gosto muito de suspiros e macaron é uma espécie de suspiro e, claro, porque adoro biscoito amaretti que é uma espécie de macaron. Enfim, uma coisa levou a outra. Mas este suspiro é melhor do que macaron, é um suspiro com castanhas picadas ( mas que pode ser nozes ou amêndoas) e pedaços chocolate. As castanhas, neste caso eu usei uma mistura de castanhas do pará e castanhas de cajú, dão uma textura de macaron ao suspiro e o chocolate adiciona aroma e mais sabor ao produto final. É uma coisa de louco, prncipalmente para fanáticos por suspiros como eu!



Além de serem ainda mais gostosos do que macarons, estes suspiros são um milhão de anos mais simples de se fazer já que você não vai ter obrigação nenhuma de deixa-los com a cara lisa e brilhante já que eles não devem de forma alguma parecer perfeitos, nem ficar um igualzinho ao outro. Com estes suspiros aqui não há decepção, eles sempre ficam perfeitos, rusticamente perfeitos, com pedaços de castanhas e chocolate de tamanhos irregulares saindo para fora e com as casquinhas deliciosamente rachadinhas. Por dentro uma textura densa e levemente mastigável que é muito semelhante a dos macarons. Se por fora eles parecem diferentes, na boca eles são quase idênticos.



Suspiro com castanhas e pedaços de chocolate

60 gramas de claras (duas claras)
60 gramas de açúcar
60 gramas de açúcar de confeiteiro
Uma colher de chá de raspas de limão verde
80 gramas de chocolate amargo picado em cubinhos pequenos, use gotas se preferir
50 a 60 gramas de castanha do pará ou de cajú grosseiramente trituradas

Como:

Coloque as claras num pote grande que não seja de plástico (claras em neve não funcionam em potes de plástico) e bata com uma batedeira ou com um fouet até as claras começarem a endurecer. Adicione então o açúcar comum, aos poucos, e continue batendo até obter um suspiro brilhante e duro. Adicione as raspas de limão, o açúcar de confeiteiro e usando uma colher de pau (ou espátula) mexa suavemente até incorporar totalmente o açúcar e as raspas. Adicione as castanhas e o chocolate, espalhando pelo suspiro, e dê uma mexida rápida para misturar um pouco.

Usando uma colher de sopa forme bolas irregulares de suspiro e "jogue" as colheradas de suspiro em formas forradas com papel manteiga. Asse por 15 minutos a 150C em forno pré aquecido. Deixe esfriar na forma antes de retirar os suspiros do papel. Ficam ainda mais lindos com uma salpicadinha de cacau em pó.

Rende cerca de 25 suspiros.

Comentários

Glau disse…
ai, Clau, que delícia!
manjericota disse…
Claudia, fiquei curiosa agora, se macaron já é bom, imagino este então!

Bjo gde, Dani :)
Claudia,
Fiquei ultra tentada a experimentar esses suspiros sofisticados.
Devem ser deliciosos.
bjs
Beta Tiossi disse…
Ainda não comi macaron, porém adoro suspiros! Os seus devem ter ficados divinos! bjs
Claudia disse…
Glau,

Beijo!!!


Dani,

Experimente que é mais fácil e super gostoso.


Heloísa,

querida, experimente pois é super gostoso.


Beta,

Macaron é uma espécie de suspiro mais denso e em geral mais bonitinho, mas não mais gostoso do que estes suspiros... Vá por mim!

Beijos,

C.
Claudia Lima disse…
Para quem nunca comeu um Macaron esta pode ser uma experiência bastante interessante.
Adorei que não precisam ficar perfeitos, assusta menos ao se pensar em fazer.
De qq maneira, achei que ficariam muito bonitos arrumadinhos numa mesa para um chá elegante.
Bjs :)
Sandra Garcez disse…
Amei a receita e com certeza vou experimentar fazer, e se ficar melhor que macaron... Humm humm... a vida realmente é uma delicia neh?

Postagens mais visitadas