Morangos como consolo



Eu amo morangos e não me canso de come-los. E neste verão triste e frio os morangos são o grande consolo para o povo que vive exilado aqui neste norte. É que depois do inverno mais desgraçado dos últimos tempos baixou por aqui o verão mais infeliz que uma garota dos trópicos como eu já viu. Nada amadurece, as groselhas estão num estado de dar dó, as framboesas ainda verdes e pequenas, as ameixas e as maças mínimas e os mirtilos ainda precisam amadurecer bastante. Os morangos, apesar de estarem quatro semanas atrasados, em média, já começaram a ser colhidos e por isso são nosso consolo.

O pote branco foi colhido no mesmo dia em que chegamos de viagem. A Estela, colhedora oficial da casa, saiu cedo para colher e comer morangos no jardim. O mais interessante é que até os corvos deram uma tregua e pouco foram as perdas até agora. Temos colhido um pote por dia o que é excelente. Mas a maioria dos nossos morangos continuam verdes...



Antes de sairmos de férias compramos este caixote com 12 caixas de morangos colhidos no sul da Noruega, chegaram até aqui com um preço ótimo e levamos a caixa. Congelei a maior parte e fiz cinco potes de geléia de morango. Nada como abusar frutas congeladas durante o inverno, não? Os morangos noruegueses são bem doces, extremamente perfumados e estes das fotos são da espécie korona, bastante comum aqui nesta região.



Em nosso jardim também colhemos os primeiros morangos silvestres, que os noruegueses chamam de Markjordbær cujo nome latino é Fragaria vesca e são nativos do norte da Europa. O morango silvestre, ou selvagem, tem um sabor bem distinto, diferente do morango comercial que é uma mistura de espécies nativas da América do Sul e do Norte. O Markjordbær é em geral comido fresco, com creme e não é muito utilizado em geléias e compotas já que o sabor da fruta sofre uma ligeira alteração depois que elas são cozidas. Eu e algumas amigas estrangeiras gostamos do sabor das caldas feitas com os morangos silvestres mas os noruegueses são mais reticentes... Acho curioso.



Os morangos do nosso jardim em sua diversidade de formas e tamanhos. Lindos e saborosos.

Comentários

Gina disse…
Cláudia,
Os morangos silvestres que encontro aqui já usei em alguns pratos e são bem diferente desse.
Morangos são deliciosos e lindos!
Bjs.
Claudia Lima disse…
Morango é minha fruta favorita e quem me conhece sabe bem.
Eu não resisto, mesmo que estejam um pouco ácidos.
Aqui tenho feito diariamente a sua receita de limonada com morangos. Nós simplesmente adoramos!
Já coloquei um pouco de blueberries juntamente com os morangos e fica excelente tb. Sem se falar na cor deslumbrante.
Bjs :)
Cláudia Marques disse…
Por aqui os morangos também abundam, mas raramente eles são assim tão doces. A maior parte têm aquele travo um pouco ácido. Mas nem por isso deixam de ser encantadores, é realmente um fruto maravilhoso.

Cláudia, da próxima vez que for à procura do calor, venha até esta ponta da Europa, aqui ele não falha! :)

bjs
Claudia disse…
Gina,

Faz sentido os silvestres daí serem diferentes destes daaqui. Sabe que os morangos nativos da América são diferentes e superiores aos nativos da Europa e de uma maneira geral as espécies desenvolvidas e comercializadas na Europa são híbridos de espécies de origem americana. Por isso a diferença tão grande entre os morangos silvestres daí e daqui. Os nomes latinos indicam as diferenças. São todas fragarias, mas de famílias diferentes.


Clauzinha,

Somos duas Cláudias loucas por morangos e limonadas. Eu também adoro bater morangos com limão e bastante gelo, fica uma delícia mesmo e as crianças amam.


Cláudia M.,


Sabe que eu gosto de morangos azedinhos? Não me importo com isso. Quanto ao calor eu preciso me lembrar disso na hora que pegarmos o carro para sair por aí. As fotos dque a Isabel publicos, de pés pro ar, na piscina comendo melancia me deixou com água na boca.

Beijos garotas,

Cláudia
Os meus morangos são assim pequenos como os seus mas o morangueiro que tenho num vaso este ano fez greve e não deu nem um moranguinho.
Eu adoro morangos, mas também prefiro com um ligeiro travo ácido.
Beijocas
Manuela
Que lindos os seus morangos! Os meus tambem estao em um vaso, nao deu frutos esse ano!
Adoro morangos! Os daqui sao bem docinhos, mas sinto falta dos mais azedinhos do Brasil!rssrss

Bjs

Mi
Dani disse…
O verão aqui andou maravilhoso por um mês, agora já está novamente neste chove e não molha de dias cinzentos, com pancadas de chuva. Pelo menos, frio não está, mas isso pouco me consola.
Adoro morangos, adoro geleia de morangos silvestres! As frutas que mais amo são frutos vermelhos em geral. Ando me esbaldando nas framboesas escocesas - minhas favoritas, não eram, mas ocupam o trono agora! - porque estão baratas, mas orgânicos aqui só vi morangos até agora... Quando tiver a minha casa, vou plantar framboesas e morangos, isso já está decidido!
Inveja branca da sua tijela diária!
Beijocas!
Claudia disse…
Moira,

Aqui em casa temos morangos de todos os tamanhos e eles são o sucesso da casa, mas as crianças colhem e comem tudo o que os corvos deixam para trás. Ahh esses corvos...

Mirane,

Aqui temos quatro canteiros grandes, começamos com um e depois quadruplicamos mas a produção maior está sofrendo grandes perdas todos os anos por causa dos pássaros, ano que vem vamos colocar uma rede de proteção.


Dani,

Aqui em casa as framboesas estão finalmente maduras e começamos a colher. Elas são totalmente orgânicas pois não usamos nada no nosso jardim desde que mudamos para cá. Tiramos todas as ervas daninhas com as mãos e deixamos os bichos comerem a parte que lhes é de direito... Mas as framboesas e os mirtilos dão que nem chuchu na serra, uma montanha tão grande que não há freezer capaz de armazenar todos os potes... Venha colher conosco um ano desses, é uma delícia!

Bj,

C.

Postagens mais visitadas