Estrelinhas de fubá, bolas de neve e torta de abobrinha...



No domingo passado uns amigos passaram por aqui para um piquenique na praia. Estava frio mas munidos de vários cobertores e colchonetes fomos para a praia fazer nossa refeição. Eu tinha feito umas "bolas de neve" com a sobra de um farinha de amêndoas, mas queria levar uns biscoitinhos frescos para o piquenique e resolvi fazer uns biscoitinhos de fubá com laranja. Os biscoitinhos ficaram ótimos, super crocantinhos e levei uma caixinha com os dois tipos de biscoitos para o piquenique. As bolas de neve ficaram bem mas saborosas desta vez, com sabor mais intenso tanto de canela como de baunilha e de amêndoas. Muito interessante como os resultados podem ser diferentes cada vez que se faz a mesma receita de um biscoito. Uma canela em pó bem fresca, farinha de amêndoas mais tostadas que o normal e um açúcar de confeiteiro de baunilha ao invés do açúcar de confeiteiro normal e o sabor do biscoito dá uma melhorada sensacional...



Eu também levei uma torta de abobrinha e cenoura para os adultos, claro, já que a torta fica mais gostosa se comida fria. Minha torta foi inspirada pela torta de abobrinha da Cláudia, do Magia na Cozinha, eu fiz uma torta de cenoura e abobrinha. Uma receita facílima, ainda mais fácil de se fazer do que a receita da Clauzinha já que é uma espécie de quiche sem massa. Ficou uma delícia e todos amaram. Além de saborosa ficou super leve já que eu usei leite desnatado, ovos e polvilho. Nada de creme, queijo e manteiga. Lembro que tenho usado polvilho, amido de mandioca, em todas as receitas que pedem amido de milho e os resultados tem sido perfeitos, vale totalmente a pena usar polvilho e se livrar daquele produto transgênico horroroso: os amidos de milho...



Amanteigados de fubá

150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
150 gramas de açúcar
250 gramas de fubá
100 gramas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de raspas de limão ou laranja
2 ovos

Como:

Aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga.

Num pote grande bata a manteiga com o açúcar usando uma colher de pau (eu uso colher de pau, se você preferir use a batedeira) até formar um creme bem macio. Adicione os ovos e bata bem para incorporar. Aos poucos vá adicionando a farinha e o fubá, meio copo de cada vez, mexendo com a colher para incorporar e formar uma massa bem macia que descola do pote e totalmente das mãos. Raspe os lados da tigela com uma espátula e misture tudo. Eventualmente você não vai sentir necessidade de usar todo o fubá até formar uma massa macia. Enfim, cada lugar é um ambiente diferente, com umidades relativas distintas por isso, fique atenta.

Abra a massa entre duas folhas de filme plástico ou papel manteiga até chegar a uma massa com cerca de meio centímetro de grossura e corte os biscoitinhos no formato que desejar. Arranje os biscoitos em formas forradas com papel manteiga e asse por 12 a 15 minutos a 180C ou até que fiquem levemente dourados nas bordas. Eu gosto deles mais douradinhos mas cuidado para não queimar demais embaixo...

Rende 50 biscoitos



Bolas de neve

100 gramas de manteiga com sal em temperatura ambiente
180 gramas de farinha de trigo
60 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
50 gramas de farinha de amêndoas + para enrolar os biscoitos
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó

Como:

Coloque todos os ingredientes num processador e processe até formar uma massa macia e homogênea. Se preferir bata a mão ou com uma batedeira. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Aqueça o forno a 180C. Com uma colher de chá retire pedaços da massa e faça bolinhas não muito pequenas, tipo brigadeiros. Coloque num tabuleiro forrado com papel manteiga e asse por 15 minutos sem deixar escurecer. Asse até os biscoitos ficarem resistentes ao toque e apenas levemente dourados em baixo. Como conferir? Retire do forno, pegue um biscoito com a mão, com cuidado para não se queimar, e veja se dá para pegar sem amassar e se o fundo está apenas douradinho.

Retire do forno e passe no açúcar de confeiteiro ainda morno, com cuidado para não melar e reserve. Depois de frio passe os biscoitos novamente sobre o açúcar e sirva.
Com a segunda camada de açúcar a cobertura vai ficar mais homogênea formando a bola branca que dá o nome ao biscoito.

Desta vez eu não passei duas vezes no açúcar, passei apenas uma e ainda usei um açúcar de confeiteiro de baunilha que é um pouco menos branco total e além disso tem os pontinhos pretos da baunilha.

Rende 28 a 30 biscoitos






Torta sem massa de abobrinha e cenoura

1 abobrinha grande picadinha
2 cenouras pequenas raladas (ou uma grande)
1 cebola pequena picada
400 ml de leite (usei desnatado)
4 ovos
40 gramas de polvilho (amido de mandioca)
noz moscada (a gosto)
pitada de cominho (a gosto)
salsa (a gosto)
cebolinha (a gosto)
sal e pimenta do reino (a gosto)
2 colheres de sopa de azeite (extra virgem)

Como:

Unte uma forma redonda ou quadrada para torta. Num pote rale ou pique bem picadinha a abobrinha, a cebola e as cenouras e mexa bem para misturar os vegetais. Distribua a mistura de vegetais na forma untada e reserve. Numa tigela coloque o polvilho e adicione uma os ovos, um de cada vez e usando um batedor de arame mexa até incorporar totalmente o polvilho aos ovos, adicione o azeite, o sal, a pimenta e a noz moscada e continue mexendo. Por fim adicione o leite mexendo até formar uma mistura bem homogênea. Adicione a salsa e cebolinha e mexa mais uma vez. Transfira a mistura para a forma com os vegetais, a quantidade de líquido deverá ser suficiente para cobrir cobrir totalmente os vegetais. Asse em forno pre-aquecido a 190-200C por 30 minutos ou até que as bordas esteja levemente dourada e um palito enfiado no centro saia seco.

Rende 8 porções.

Comentários

Gina disse…
Cláudia, isso não se faz... Tanto os biscoitinhos, quanto a torta estão muito atraentes.
Como tenho uma tendência para os doces, então fico com as bolas de neve, que por sinal combinam com um piquenique na praia de um país frio...rs!
Bjs.
Claudia Lima disse…
Claudia adorei a sua versão daquela Torta de Abobrinhas. Vou experimentar em seguida. Tenho certeza que vai ficar muito boa!
Os biscoitos ficaram ótimos tb, ainda mais com uma goiabinha no meio. Quem resisti?
Bjs :)
Margarida disse…
Adorei tudo, especialmente as estrelinhas. Levo as receitas comigo para testar brevemente! : D
Anônimo disse…
Olá Cláudia,
Adoro biscoitos com fubá...
Na descrição de como fazer, vc menciona 2 copos de polvilho que não estão na relação dos ingredientes. Ou seja, os biscoitos são de fubá e polvilho?
grata,
marlene
Claudia disse…
Marlene,

Confusão minha, escrevi polvilho ao invés de fubá! Mas obrigada por ter percebido e me chamado atenção para o erro.

Bj,

Claudia
Susana Gomes disse…
Estes post está a rebentar pelas costuras de coisas lindas!!
E boas. :)

As estrelinhas deixaram-me de mão estendida e adorei a tarteira em flor - liiinda. :)

Beijinhos
Unknown disse…
Já não faço um piquenique ha tanto tempo. Depois de ver todas essas coisas maravilhosas deu-me saudades.

Beijinhos
Dani disse…
Essa torta está com uma cara ótima! Não gosto de abobrinhas individualmente, mas em composições assim, tudo a ver!
Aliás, adorei a cara da pizza abaixo também, quem sabe me aventuro, tenho umas farinhas a terminar no armário, mas não sei se dão certo.
Ah, não se esqueça de postar se fizer a panna cotta de laranja e amêndoas. Outro dia pensei em fazer com limão siciliano, também com amêndoas. Só não tenho muita certeza de como fazer a infusão das amêndoas.
Contente de vê-la socializando, cozinhando. Essas coisas não resolvem a dor, mas distraem e vão nos fortalecendo aos poquinhos.
beijão,
Odete disse…
Sempre faco tortas de vegetais / legumes. Muito versatil.
Aqui encontro facilmente milho e seus derivados certificadamente organicos, sem o terror dos transgenicos.
sds
Sónia Meirinho disse…
sempre tantas coisas optimas!! nem sei para onde olhar!!! tudo tao perfeito!!! beijos
Anônimo disse…
Oi!
Meu nome é Ingrid, sou de Porto Alegre.
Estou adorando teu blog, muitas receitas deliciosas, lugares lindos...
Essa receita de torta de abobrinha era justo o que eu precisava para o almoço de hoje! rs rs
Os biscoitos testarei mais adiante, assim como outras receitas.
Abçs,
Ingrid
Anônimo disse…
Eu disse que iria fazer a torta de abobrinha e fiz!!!!
Ficou deliciosa! O "namorido" comeu, repetiu e repetiu novamente!! rs rs rs
Só um detalhe, a minha demorou mais tempo no forno; levou uns 45minutos pra assar...
Abçs,
Ingrid
Anônimo disse…
Oi Claudia, dês de que descobri o seu blog de vez enquando passo por aqui, e leio os seus textos, acho diferente e estranho você frisar que não gosta das estações do ano, eu gosto da idéia das 4 estações, do encanto que cada uma tem, bom mais não sei ao certo pois refleti que não sei o que é inverno,

adorei a torta de abobrinha na versão mais leve, vou fazer qualquer dia desses, só uma curiosidade, é polvilho azedo ou doce? abraço!
marisa rechenberg disse…
oi Claudia! Vou testar as receitas de biscoito para um chá de bebe na Malasia :)

pergunta: as bolas de neve nao levam acucar mesmo, só na hora de enrolar? a minha massa ficou super esfarelenta, espero que dê certo, depois conto!

bj
Claudia disse…
Marisa,

Obrigada pelo comentário! Você descobriu um erro na receita que tinha passado e ninguém havia percebido. Sim, estava faltando o açúcar na receita. Eu tive que procurar a receita que haviam me dado num caderninho de papel para checar se foi erro de digitação mesmo.

A receita já está corrigida!

Obrigada,

Cláudia
marisa rechenberg disse…
E sabe que depois de alguns dias eu achei que a canela ficou mais intensa, e que entao dispensava acucar? Alem disto, depois me dei conta de que havia usado manteiga sem sal, o que ressaltou ainda menos a canela...muito bom, fez um sucesso tremendo! Feliz 2011 para voces :)
Unknown disse…
esse biscoito bola de neve fica com qual textura depois de assado?ele derrete na boca, e o polvilho é doce ou azedo?

Postagens mais visitadas