Merengue com frutas de uma outra estação...
Uma amiga querida ligou hoje cedo para dizer que iria passar aqui em casa hoje para nos ver. Eu queria fazer algo para servir para eles mas estava sem muita inspiração. No fim, acabei me deixando inspirar por quatro claras que sobraram do pudim de baunilha que servi ontem ( e que deveria ter sido a postagem de hoje mas que foi engavetada). Com claras frescas a mão, nada pode ser mais fácil e rápido do que uma Pavlova, um simples suspirão. Para acompanhar nada de frutas frescas, mas frutas colhidas no último verão e devidamente congeladas até hoje...
Usei apenas frutas que tinha congeladas e elas ficaram lindas e deliciosas na Pavlova. Como eu não tinha em casa nenhuma fruta fresca que combinasse com creme de chantilly, usamos o que tinhamos no freezer. Já no freezer eu ainda tinha um último e imenso pote com mirtilos selvagens colhidos no final do verão. Acho que este ano congelamos mais de 20kg de mirtilos, foram potes e mais potes. Mas usei o último pote, colhido e congelado em setembro...
Merengue com frutas de uma outra estação
4 claras (cerca de 120 gramas)
250 gramas de açúcar (no meu merengue/suspiro perfeito o açúcar adicionado deve pesar duas vezes a medida das claras, ou um pouquinho mais)
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de polvilho de mandioca
raspas de um limão verde (opcional)
para o chantilly
300ml de creme de leite fresco
1 a 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Como:
Aqueça o forno a 160C. Bata as claras em neve, quando as claras estiverem no ponto adicione o açúcar, aos poucos e continue batendo até formar um suspiro/merengue bem duro. Adicione então o polvilho, o vinagre e as raspas de limão e mexer com uma colher de metal ou de pau para incorporar. Forre uma forma com papel manteiga e transfira a massa para a forma formando um grande círculo de suspiro. Nivele com a colher, ou espátula e coloque no forno. Na hora que colocar no forno reduza a temperatura para 140C. Deixe assar por uma hora a uma hora e meia, dependendo do teu forno pode demorar um pouco mais, ou até que forme uma casca dura por fora mas por dentro ainda esteja macio. Desligue o forno e deixe esfriar dentro do forno. Deixe esfriar antes de decorar. Na hora de decorar bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até formar um chantilly duro. Coloque o creme por sobre o suspiro formando uma camada grosso. Decore com frutas ou raspas de chocolate.
Serve 6 a 8 pessoas
As frutas congeladas demoram para acabar porque não dá para comer só mirtilos. E nós ainda tínhamos montes de framboesas do jardim congeladas e por isso eu usei as duas frutas para cobrir o merengue. As frutas estavam lindas pois eu as congelo com muito cuidado para não amassar nenhuma fruta. Coloco as frutas sempre em potes, nunca em sacos, e eles ficam perfeitas, lindas, inteiras. As framboesas estavam tão perfeitinhas, inteirinhas que não dava para dizer que estiveram congeladas por seis meses!
As framboesas colhidas no nosso jardim finalmente acabaram, além de usa-las no merengue eu fiz mais um potão de geléia. Mas ainda há mirtilos, o potão inteiro da foto, que vão viram vitaminas, sucos e sorvetes e olha que eu fiz muita geléia com eles este ano. Dei vários potes de presente e, mesmo assim, parece o milagre dos mirtilos, a fruta não se esgota nunca...
Comentários
Para que vc adicona o vinagre e a mandioca em pó? É uma novidade para mim.
Com certeza os amigos adoraram! A flor vermelha está deslumbrante!
Bjs :)
Ficou bonita e gostosa. Todo mundo amou. O vinagre e o amido são adicionados para que o suspirão mantenha uma certa cremosidade por dentro. Quando eu faço suspirinhos, pequeninhos, eu gosto deles crocantinhos, sequinhos, mas o suspirão fica mais interessante e gostoso se ficar crocante por fora e meio marshmallow por dentro, meio puxa.
O amido de mandioca eu uso pois não estou mais usando mais amido de milho em nada. Se preferir use amido de batata que também fica ótimo.
Beijo,
C.
Esse merengue é uma das sobremesas preferidas cá em casa, o seu ficou lindo e que sorte você poder apanhar e congelar tanta fruta.
Se eu estivesse mais perto ia "roubar-te" uns mirtilos para fazer doce que eu adoro e por aqui o preço é sempre assustador.
Grande beijo e boa semana
Grande abraço para você.
Edilia
Ainda hoje fiz suspiro, que ficou bem sequinho. Essa do vinagre desconhecia.
A pavlova há tempos está na "pauta" para fazer, mas outras receitas vão se atropelando e o tal merengue com frutas vai ficando de lado...
Pena que não sou sua vizinha! Bela sobremesa!
Bjs.
Delícia de suspirão, hein? E que bom que vc tá voltando!
beijo
Beijinhos e boa semana
Os mirtilos aqui abundam no verão, mas este ano exageramos pois comemos muito pouco do que congelamos. Melhor fazer doce e sorvete mesmo. Também amo suspiros e estou sempre fazendo de todos os tipos.
Ana,
Minha amiga é potiguar, como você e ficou três meses de férias em Natal. Uma beleza...
Edília,
Que bom ver você de volta. Vou passar no blog para ver o que você anda aprontando...
Gina,
Há tantas formas de se fazer suspiros e merengues, mas tantas que dependendo do resultado que se deseje obter fazer pode-se adicionar qualquer coisa. Adoraria ter você como vizinha...
Carol,
Somos duas, eu também não resisto merengues e suspiros, especialmente com raspas de limão, como este...
Camila,
querida, as rosas foram compradas no supermercado aqui ao lado. Foi assim, um amigo do Per ligou e disse que estava aqui perto e então o convidamos para jantar conosco. Ele parou no mercado, comprou as rosas e me trouxe de presente. Bem noruguês. Elas abriram que é uma beleza mas nem sempre abrem tão bem assim. Mas a maioria por aqui abre bem
Tô voltando, de dieta, mas tô voltando, depois explico....
Cacahuete,
As frutas eu congelo com o maior cuidado, Arrumo uma por uma nos potes de sorvete sem deixar amassar nem molhar. Não jogo, não uso colher, não coloco em sacos plásticos. Faço tudo com o maior cuidado e não deixo amassar nadinha. Só congelo as perfeitas e na hora de descongelar elas ficam lindas....
Beijos,
Claudia
que coisa mais maravilhosa! Esse eu vou ter que fazer. Até já escolhi a ocasião :)
Que bom te ver de volta com os teus posts lindos e inspirados.
Bjs
beijinhos
Um beijo e boa pascoa!
Flavia
Fiz essa semana um que ficou bem branquinho, uma belezinha... rs!
Do jeito que a gente gosta de doces, nós duas como vizinhas ia ser um caso sério para a dieta!
Bjs.
este seu merengue de frutas da outra estação é cruel!!! brincadeira ^^ é deliciosamente irresistível, nunca comi dessas frutas, ja procurei para comprar aqui em minha cidade mais é muito cara... um abraço!
geléia e gelatina de frutas cítricas tem alguns mistérios para mim também. Eventualmente o amargo pode ser resultado da peles brancas das tangerinas que amargam depois de cozidas. Ja fiz gelatina de tangerina que amargou horrores e ninguém gostou, mesmo tendo peneirado eu tinha processado as frutas com as peles. Eu não gosto de bolo de tangerina cozida pois acho amargo.
Mas se você espremer o suco da tangerina e cozinhar com açúcar e uns pedaços de maça com casca e caroços, até reduzir bastante, a coisa pode dar certo. A maça tem muita pectina vai ajudar a engrossar a geléia sem precisar de muito açúcar nem de muito tempo de cozimento.
Depois você retira os caroços da maça. Dependendo do tempo que você cozinhar as cascas da maça poderão dar uma consistência interessante a geléia.
Abraços,
Claudia