Macarons de avelãs: Para retribuir a atenção dos amigos...



Eu adoraria oferecer uns biscoitinhos para cada uma de vocês que tem visitado o blog e deixado os comentários mais gentis e atenciosos. Seria uma forma de retribuir o carinho e a atenção de todas. Fico muito feliz pela atenção que vocês tem me dedicado durante as últimas semanas. Fiquei muito tocada por todos os comentários, em especial pelos comentários feitos por leitores que até então preferiam ficar quietos mas que saíram do silêncio para se solidarizar com a minha dor. A atenção de vocês não tem preço, muito obrigada mesmo.

Desde que voltei para a Noruega que vários amigos se revezam em me encher de atenção, me mandam presentes, ligam e aparecem para me oferecer ajuda e apoio e, cada uma dessas visitas é muito importante para mim. Para retribuir a atenção dos amigos eu fiz uma versão diferente de um biscoitinho bem simples que eu adoro e que não leva nada além de claras batidas em suspiro com um tanto de açúcar e depois delicadamente misturadas a uma mistura de farinha de alguma noz e açúcar de confeiteiro. Desta vez usei avelãs e o resultado foi fantástico, o melhor de todos eles...



Quem lê o blog há mais tempo já sabe que eu sou louca por de doces de ovo e por doces de ovo eu quero dizer gemas ou claras com açúcar e pouco mais do que isso. Eu gosto tanto da mistura de gemas com açúcar, de claras e açúcar e, claro, de claras e gemas juntas com açúcar. Na minha opinião, os melhores biscoitos e doces do mundo não levam muito mais do que ovos e açúcar. Neste caso, claras, farinha de nozes e açúcar. Assim são os macarons, os italianos amaretti, Ricciarelli alla mandorla e fiori di mandorla e os suícos luxemburgeli e basler brunsli.

Então foi isso, para retribuir a atenção e o carinho, eu ofereci às amigas uns saquinhos com 30 biscoitinhos que poderiam ter sido recheados e teriam virado 15 macarons. Mas como vocês sabem, eu prefiro macarons sem recheio, gosto deles puros, como um denso e mastigável "suspiro" de nozes, neste caso, de avelã. E acertei em cheio pois todos adoraram.



Macarons de avelã

140 gramas de claras (foram quatro claras razoavelmente grandes)
150 gramas de farinha de avelãs descascadas
250 gramas de açúcar de confeiteiro
70 gramas de açúcar branco

Como:

Minha forma de fazer este biscoito baseia-se na minha experiência, peguei uma receita e fiz sem me deixar assustar pela vasta seleção de descrições e experiências relatadas em diversos sites pela aí. Existem milhões de sites descrevendo em detalhes fantásticos as técnicas para fazer este biscoito simples ficar com a carinha de macaron, mas não entre na loucura. Pegue uma receita de alguém que te passe firmeza e teste. Mesmo que o resultado fique com a cara amassada ou arrepiada, mais para suspiro do que para macaron, ele ficará gostoso pois a mistura é deliciosa de qualquer jeito.

Para ficar com a carinha lisa por cima e enrugada na base é recomendável deixar as claras fora de geladeira, desidratando por uns dias. Dessa vez deixei três dias e três noites cobertas por um pires na bancada da cozinha. Eu então bato o suspiro a frio, método chamado de francês, mas há quem prefira o suspiro batido quente, modo italiano. A quente ele resiste por mais tempo do que se feito a frio, mas é mais complicado e se você não vai vender biscoitos por aí...

Para retirar as cascas das avelãs basta coloca-las numa forma e tosta-las a 200C por cerca de 15 a 20 minutos, até as cascas ficarem bem escurinhas. Retire-as do forno, coloque-as sobre uma toalha de cozinha seca e limpa e esfregue as avelãs com a toalha até que todas as cascas tenham saído. As cascas em geral saem com bastante facilidade. Depois de peladas (descascadas) coloque as avelãs juntamente com o açúcar no processador para obter uma farinha fina. Se você for a sortuda proprietária de um pilão de farinha triture as avelãs com o pilão. Atenção para não bater demais as avelãs e deixar a farinha muito gordurosa. Para dar uma secada nas avelãs, bata-as juntamente com o açúcar de confeiteiro e depois passe a mistura pela peneira e então pese.

Batas as claras em neve, quando começarem a endurecer adicione o açúcar branco, uma colher de cada vez e bata até formar um suspiro brilhante.

Adicione o suspiro à mistura de açúcar de confeiteiro com as avelãs e mexa suavemente, mexendo a espátula de baixo para cima, até incorporar totalmente a farinha aos suspiro. Não mexa demais, apenas o suficiente para que obter uma mistura homogênea. A mistura no ponto de macarons deverá achatar depois de colocada na forma, formando um círculo de massa bem baixinho, sem a pontinha arrepiada dos suspiros.

Usando um saco de confeiteiro, forme círculos de massa em tabuleiros forrados com papel manteiga (você vai precisar de uns três ou quatro tabuleiros) e deixe que os biscoitos recém formados sequem por cerca de 30 minutos, ou até que formem uma casquinha, antes de assar. Asse por 10 minutos a 160C. Você vai precisar conhecer o seu forno para obter os melhores resultados pois o tempo de forno pode arruinar o resultado final.

Deixe esfriar antes de retirar os biscoitos do papel. Eu nunca tive problema para retirar os biscoitos do papel manteiga, mas aqui é um lugar muito seco, talvez em ambientes mais úmidos seja mais difícil retira-los ddo papel.

Rende cerca de 60 casadinhos, 120 biscoitinhos.

Comentários

Recebi, com os olhos, mas recebi...e estão deliciosos, como só a gratidão e o carinho sabem fazer....obrigada...espero que esteja um pouco melhor.
Beijinhos.
® disse…
Clau,
A doçura aos poucos retornará para seu coração...
Esse amor que tem recebido dia após dia é que te fortalecerá e te mostrará que não esteve e nem estará sozinha.
Tenho certeza que são doces e delicadas as lembranças e são elas que nos movem... e faz pensar que tudo valeu a pena!
Seus biscoitinhos são lindos, mas seu coração em agradecimento é muito mais...
Um forte abraço,
Vinni
Nina disse…
Lindo o seu gesto!

Você precisa de conforto. Para a alma, o coração e o corpo. Confort food.

muitos beijos e carinho
Unknown disse…
Minha querida

Acho que dessa vez vou me arriscar a fazer os macarons, hehehehe. Tenho muito medo de não conseguir dar o ponto certo para que eles fiquem assim como os seus, lindos.

Muitos beijos para você e um abraço
apertado.

Obrigada pelos macarons...
Sónia Meirinho disse…
desejo tudo de bom!!!! e que com estes bolinhos lindos venha a alegria!! obrigada, sao deliciososo ( comi com os olhos ):) beijos
Isabel disse…
Cláudia, que bom que você teve ânimo para voltar à cozinha e aos seus doces maravilhosos. Estão lindos e apetitosos como sempre. Que presente maravilhoso para os seus amigos!
Um abraço forte
Blog da Nô disse…
Cláudia, com imensa alegria vejo os seus biscoitinhos!
A cozinha é a melhor terapia! Tenho certeza que você sentiu uma imensa paz enquanto os fazia!
Muito bom sentir que você está melhor!
Beijos!
:o)
P.S.: Vou levar a sua receita e tentar... depois te conto se consegui!
Daniella disse…
Fico muito feliz com sua volta. Vc é bem-vinda sempre na minha casa ainda mais com esses quitutes tão amorosos.
Bjos
Daniella
Claudia Lima disse…
Ficaram com um aspecto maravilhoso os biscoitinhos!
É bom saber que se sente fortalecida com o carinho dos amigos. E a cozinha, neste momento, pode servir como uma deliciosa terapia.
Bjs :)
Cininha disse…
Claudia que bom voltar a ver esses seus docinhos, um gesto muito bonito, assim como bonitos os macaronzinhos, um dia destes ainda me animo a experimentar :-)
bejinhos
Ana disse…
Claudia, que bom ver um novo post seu!
Fiquei muito feliz!
adoro seu blog.
bjinhos
Ana - Toronto/Canadá
Elisabete disse…
Estes biscoitos deixam-me completamente colada ao ecrãn, acho-os lindos e imagino que seja saborosos, deliciosos mas...inda n tive a acoragem de os fazer e, tenho tantas, mas tantas claras congeladas no frigorífico.
Ficaram amgníficos e eu adorooooo avelãs. Beijinhos
Beth/Lilás disse…
Ah, não posso recusar um pacotinho de tão deliciosos macarons!
Que bom vc estar reagindo, ficamos felizes por você.
abraço carioca
Helena disse…
Claudia
Os teus doces ficam sempre tão perfeitinhos.
Essa embalagem com o pormenor das bolinhas brancas ficou sublime!
Fiquei contente de ler de novo um post com receita ;)
Beijo grande
Romicas disse…
É a primeira vez que passo por aqui e fiquei fã. Também adoro tudo que leve gema e clara e o simples suspiro, então...
Fiquei encantada com os macarons e vou ver se consigo ter paciência e coragem para tentar fazê-los.
Vou voltar e... obrigada por partilhar as suas maravilhosas "obras d'arte".
Um bj
Romicas

Postagens mais visitadas