Um amor, um lugar: Oslo (1)



Estamos em Oslo desde sexta-feira pela manhã quando tinhamos agendado uma hora na Embaixada do Brasil para retirar nossos passaportes novos. Chegamos numa manhã de muita neve, tanto em Trondheim como em Oslo. E frio, muito frio, muitos graus abaixo de zero, mas dias claros, lindos e sem vento. O vento, como se sabe, piora o frio imensamente.

Fizemos muitos passeios com as crianças, algumas comprinhas rápidas e muita comilança. Eu amo Oslo, esta cidade é o nosso lugar romântico, idealizado e está totalmente ligada ao nosso casamento. Quando eu conheci o Per, ele morava em Oslo e quando casamos moramos em Oslo por um tempo, numa casa linda em Ormøya, uma ilhota dentro do Oslo fiorde mas que fica apenas 4 minutos do centro de ônibus. A decisão de mudar para Trondheim foi muito difícil mas hoje, depois de vários anos, estamos totalmente adaptados a nossa pequena cidade. Para falar a verdade a loucura de Oslo já me deixa até meio nervosa. Imagine o que a loucura de São Paulo e Rio há de fazer comigo!



Amanhã voltaremos para Trondheim e vamos finalizar os prepararivos para a viagem ao Rio. Mas hoje, depois de circularmos em nossos museus favoritos fomos à ópera, na nova casa de espetáculos inaugurada em Oslo há mais ou menos um ano, acho. Foi a primeira vez que eu entrei no lugar, um prédio interessante que me agradou mais por dentro do que por fora. No programa As bodas de Figaro. Parecia que toda a sociedade "senior" norueguesa estava presente. Na entrada e no intervalo eu fiz fotos do prédio, era a única deslumbrada fotografando e todo mundo me olhava.



Andamos muito hoje apesar da neve e do frio. Os museus que visitamos hoje ficam um praticamente ao lado do outro, dentro de um parque onde também fica o Jardim Botânico de Oslo. Entre um prédio e outro é preciso dar uma bela caminhada pelo parque. Nunca tinha ido até lá no invernão, apenas no verão e primavera. Neste parque há um jardim de rosas imenso, lindo e guardo muitas fotos feitas por lá em verões passados. Passamos por uma mesa de picnic completamente coberta de neve e de gelo, naquela mesma mesa já fizemos vários picnic, o que dá uma certa tristeza ao ver aquela brancura toda cobrindo o lindo jardim.

As colagens mostram um pouco do parque que abriga uma espécie de complexo de museus que forma o grande Museu de História Natural formado pelos Museu Geológico, o Museu Botânico e o Museu de Paleontologia, além do Jardim Botânico. Ainda no parque, mais no final dos jardins, cobertos por uma grossa camada de neve, fica o Museu Munch dedicado a obra de Edvard Munch, o maior pintor norueguês de todos os tempos e um dos meus pintores favoritos. Infelizmente não é possível faze fotos dentro do museu...



As fotos das colagens entre outras coisas exibem Tormod e Estela orgulhosos debaixo do fóssil de um T-Rex, e Per, meu querido Per, admirando as focas e caminhando pelo parque sendo perseguido pelas crianças. Foram elas que insistiram para visitar os museus mais uma vez. Eles amam, conhecem tudo de cor e sentem-se em casa. O mais interessante é que esse parque fica praticamente no centro do Oslo, incrível, não? Parece tão isolado mas fica a duas estações de metrô da estação central de trem e de metrô, super fácil de se chegar.

Oslo é uma cidade cara, umas das mais caras do mundo, mas é muito linda e vale a pena o investimento de passar uns dias por aqui, principalmente no verão. Mas há muito para se fazer no inverno também. A vida aqui não vive só de fiordes, parques, praias e ilhas. Há museus incríveis, muitos, e um parque de esculturas que na minha opinião é o parque mais lindo do mundo. Um presente do escultor Gustav Vigeland para a cidade de Oslo. Desta vez, por causa do frio, não fizemos até esse parque e não fiz uma viagem digna de Oslo, que exibisse toda a beleza dessa cidade. Mas eu voltarei com uma continuação, quem sabe no próximo verão eu não publico aqui uma segunda parte.

Comentários

Isabel disse…
Oslo deve ser uma cidade muito interessante, sem dúvida que gostaria de visitar.
É tão bom voltar àqueles lugares onde fomos felizes!
Bjs
Unknown disse…
Gracas aos teus posts tens me despertado a curiosidade em ir conhecer Oslo. Deve ser de facto uma cidade lindissima e cheia de cultura.

Beijinhos e boa continuacao das ferias
Claudia,
Que friooooo!
Mas que lindoooo!
Beijo.
Gina disse…
Cláudia,
Gosto muito de acompanhar os posts onde você mostra as belezas e a cultura desse país.
Vou mandar um e-mail pra você.
Bjs.
Susana Gomes disse…
Adorei o edifício da ópera!
Oslo deve ser mesmo uma cidade linda.

beijinhos.
Que lugar bonito e cheio de opções culturais!
Fico feliz em saber que mesmo com os dias congelantes que fazem por aí você tem maravilhosas opções para se divertir em família!
Obrigada por nos mostrar esses cantinhos tão especiais do mundo !
Tangerina disse…
Cláudia, Estive em Oslo há uns anos e gostei muito! Especialmente de um parque cheio de estátuas, um pouco longe do centro... acho que o nome era com V...Estávamos em Junho e esteve sempre um tempo fabuloso.

Beijinhos,
Carlota
Cininha disse…
Que lindas imagens, Oslo deve ser uma cidade bem interessante.
O que eu nem consigo imaginar é passear nesse gelo :-)por aqui quando fica mais frio (0º) já ficamos em casa :-)
bjinhos
moranguita disse…
e uma cidade bem bonita pelo que vejo nas imagens. e deve estar imenso frio tudo branquinho:-)
beijinhos
Camila Hareide disse…
Eu também adoro Oslo, apesar de conhecê-la muito pouco ainda... Minha viagem até lá ano passado foi toda cronometrada, então não deu tempo de muito. Mas pelo seu post, já vi que nesse verão tenho que programar uma ida até lá novamente.

E, falando em cidade cara, acho que é A CIDADE mais cara do mundo. De verdade...

Prepare-se, São Paulo está cada dia mais insana. Não vou nem mencionar os psicopatas no trânsito. Mas nada que uma visita a um sacolão ou feira livre, ou um almoço numa calçada da Vila Madalena não resolva...

Depois me manda umas diquinhas do que visitar em Trondheim, se sobrar tempo.

beijo
Claudia disse…
Isabel,

Oslo é super interessante mesmo. Tem de tudo para se ver e fazer mas custa caro, muito caro, este é o maior problema!

Cacahuete,

Obrigadíssima! E que bom que você se diverte com as postagens, são muito pessoais mas fico feliz que te agradem!

Heloísa,

Você não imagina o frio, é impossível imaginar sem sentir na pele o que é o frio daqui... Mas estou a caminho do calor, finalmente!

Gina,

Que bom que você gosta de acompanhar! Mande o email sim. Viajo no final de semana!

Suzana,

Sim, Oslo é uma delícia, mil coisas incríveis para fazer e eu estava louca para visitar o prédio da ópera, recém inaugurado, gostei muito por dentro. Tem umas coisas incríveis.


Tati,

Que bom que você curte acompanhar nossos passeios. Mas sabe que aqui ou a gente saí no frio ou não vive... não há jeito pois a temperatura ainda vai levar meses para esquentar. É frio mas com as roupas certas dá para aguentar sem problemas, pelo menos até -15C, mais de -15C a coisa fica difícil de aguentar...

Carlota,

O parque que você menciona é exatamente o Vigeland Park que eu escrevi acima, criado por Gustav Vigeland e que é, na minha opinião, o parque mais lindo do mundo. Aquelas esculturas todas juntas são poderosas, energéticas, lindas. Mas este inverno não estive lá, mas gosto de ir lá até mesmo no inverno.


Alcina,

tem uma hora que a gente aprende a sair de casa com frio pesado. Não que eu ame, muito pelo contrário, mas estou mais resistente e só saio se estiver propriamente vestida pois do contrário é tortura!! Como não moramos mais em Oslo quando estamos lá saimos mesmo!

Moranguita,

E bota frio nisso, mas com as roupas certas a coisa funciona bem e dá para sair para um passeio!

Camila,

que bom ler você de novo! Eu amo Oslo e todos os verões vamos para lá passear, ir a praia, andar de barco, fazer picnic diários etc.. mas há muitos cantos bons para circular no inverno também! Finalmente conheci a ópera e achei bem bonita por dentro.

Mas eu acho que Trondheim é ainda mais cara do que Oslo já que em Oslo há muitas opções para tudo e muitas alternativas o que não há por aqui. Enfim, não vou falar mais nada!!!!

Eu pessoalmente acho que Trondheim é uma cidade para se visitar no verão pois as praias, lagos e florestas são tudo de bom, mas isso você deve ter em Bodø também. Aqui não há uma vida cultural que justifique um passeio no inverno, exceto se você vai fazer alguma coisa na universidade, mas já que você vem espero que divirta-se! Ah, claro, não deixe visitar a catedral ela é de uma beleza ímpar...

Beijos para todas!!!!

Claudia
Claudia Lima disse…
Muito legal!
Obrigada por dividir conosco!
Aqui podemos tirar o passaporte pelo correio. Facilita muito, caso contrário, teríamos que viajar 4 horas de carro para tirar.
Bjs :)

Postagens mais visitadas