Um Sorteio Especial: Groselhas e Minha Geléia de Groselha




Depois que eu anunciei o sorteio especial que resolvi fazer para comemorar o natal/ano novo/aniversário de quatro anos do blog, leia tudo sobre o sorteio aqui, eu recebi diversos emails de leitores que relatam nunca terem visto, nem provado, uma groselha de verdade. E, para dar vontade, aqui estão elas... As groselhas, inglês chamadas redcurrants e em francês groseilles são muito comuns por aqui, um arbusto selvagem que hoje em dia se encontra em todos os jardins. As frutinhas crescem em cachinhos, como mini uvinhas e por aqui podem ser vermelhas ou brancas. As vermelhas são mais comuns e por aqui usa-se para fazer geléia e sucos.

Se você está acostumado com aqueles xaropes de groselha ultra doces, esqueça. A única semelhança entre a minha geléia e aqueles xaropes que banhar sorvetes é a cor, já que a cor do suco de groselha é exatamente a mesma. Mas o sabor é uma coisa totalmente diferente. A groselha de verdade é doce e azedinha ao mesmo tempo, mas de sabor indescritivelmente suave, mas característico. É uma frutinha muito suculenta, como as uvas e perfeita para sucos e refrescos. As crianças adoram, cercam os arbustos carregados e se enchem de comer as frutinhas suculentas. Por aqui costuma-se usar a groselha em par com as berries de sabor mais forte como a framboesa, morango e os mirtilos em sucos concentrados naturais. Elas são lindas e por isso usadas para decorar sobremesas e acompanhar pratos salgados. Ainda combinam com alguns tipos de queijos e carnes de caça.




Um dos problemas da groselha é a semente, já que a groselha tem uma semente bem grandinha no meio e que precisa ser retirada e/ou peneirada. Por causa da semente e do alto conteúdo de pectina a maior parte das geléias de groselha são produzidas como uma gelatina, usando apenas o suco peneirado e depois gelificada a partir de mistura com açúcar.


(Esta geléia de groselha, produzida na França é a geléia mais cara do mundo)


O interessante é que a geléia mais cara do mundo é uma geléia de groselha feita na França onde as profissionais experientes retiram as sementes com um pena de ganso e depois usam a polpa inteira da fruta, inclusive a cascas para fazer a geléia. A foto da geléia mais cara do mundo é do blog FX Cuisine que entrevistou o produtor francês da geléia de groselha que supostamente é a geléia mais cara do mundo.



Se você vencer meu sorteio vai receber, entre outras coisas, um potão de 350g de geléia de groselhas feita por mim. Minha geléia é feita com groselhas orgânicas e adoçada com açúcar de cana não refinado orgânico. A geléia de groselha pode ser consumida como uma geléia qualquer, com torradas, pães e biscoitos mas fica perfeita servida juntamente com uma tábua de queijos, com carne de carneiro ou de cabrito, ensopados e também pode ser derretida e usada em cocktails por exemplo. Pode ser usada para dar cor e sabor a molhos e marinadas.

A minha geléia de groselha é baseada numa receita de família, do caderninho da minha sogra e eu já publiquei aqui no blog. Para ver minha receita clique aqui.

Não deixe de participar do sorteio, deixando um comentário bacaninha nesta postagem aqui e curtindo a página da minha loja no Facebook.

Comentários

Jane Lea disse…
Ai que post mais e quantas informações bacanas, eu adorei, por que de groselha eu só conhecia aquela das bolinhas saltitantes e cantantes do comercial da Milani, acho que vc tb o conhece...rsrsrs
Fico só imaginando um carneiro ou carne de porco com esta geléia...hummm....Principalmente uma geléia caseira, é melhor ainda.
Gostei desta fruta, é linda e parece caxos de uva.
Valeu e muito suas informações, eu aqui torcendo pra eu ganhar este sorteio delicioso...rsrs

Bj
Angela Escritora disse…
Agora é que eu vou ganhar mesmo!!! Nunca provei, nem comi. Vê se traz pro brasil uma semente pra eu plantar escondida !!
Ysandra Pena disse…
Amei seu blog. Lindinho.

Dar uma olhadinha no meu blog...ele so tem um mes de vida....rssrsrsrsrsr

http://virandocomida.blogspot.com

Beijos
Mila disse…
Eu nunca vi groselha aqui no Brasil. Mas via de monte nos EUA, achava que era uma frutinha local, experimentei achei parecidissima com uva, mas nunca tive curiosidade e interesse para pesquisar sobre. Agora vejo que podia ter comido groselha de monte! rs, uma pena, estou de volta na terrinha, de vez.

Postagens mais visitadas