Trufas de tâmaras, cacau e castanhas de cajú



Quer uma receita de trufa sem açúcar, sem ovos, sem creme de leite e sem glúten? Esta é perfeita. As tâmaras entram no lugar do açúcar e junto com as castanhas de cajú, cacau em pó ou uma barra de chocolate e a manteiga de amendoim criam uma trufa de delicioso sabor e consistência perfeita. É a mesma receita da barra de tâmaras, amêndoas e cacau que eu publiquei aqui enrolada em forma de trufas. Processou, enrolou e pronto. Sem sujeira e sem demora. Meia hora de geladeira e a trufinhas já estão no jeito para serem servidas. Usei tudo orgânico, mas use o que desejar. Se não tiver tâmaras use banana passa, damascos, manga ou qualquer outra fruta seca que contenha bastante açúcar.


As trufas das fotos eu coloquei em duas caixinhas, passei uma fita (sem foto do embrulho final) e dei de presente para meus sogros e uma amiga. As sobras eu e Per comemos sozinhos. Ficam uma delícia, com gostinho de cajuzinho, menos doce e menos açúcarado. Se você não gosta de trufas passadas no cacau, experimente passa-las no coco ralado ou numa farofinha de castanha de cajú ou de amendoim.

Doces com tâmaras ao invés de açúcar são ótimos pois as tâmaras são super saudáveis, fontes de minerais, vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C. Tâmaras contém mais potássio do que bananas e nenhuma gordura. Como outras frutas, tâmaras contém muitas fibras, que ajudam a digestão e estimulam os intestinos preguiçosos. Tâmaras não contém colesterol pois não tem gordura. São uma ótima fonte de energia pois contém açúcares naturais como frutose, sucrose e glucose.





Trufas de tâmaras, castanha de cajú e cacau



180 gramas de tâmaras sem caroço
100 gramas de chocolate amargo 75% orgânico (sem leite e sem glúten)
100 gramas de castanhas de cajú
4 colheres de sopa de manteiga de amendoim pura (100% amendoim)
4 colheres de sopa de cacau em pó puro (sem adição de acúcar)

Como:

Num processador triture as castanhas de cajú e o chocolate quebrado em pedaços até formar uma farofa grossa. Adicone as tâmaras aos poucos, pelo tubo do processador, e processe bem até formar uma massa razoavelmente fina, adicione a manteiga de amendoim e bata até formar uma grande bola de massa homogênea. Forre uma forma quadrada ou retangular pequena com papel manteiga e usando uma colher, retire pedaços de massa e enrole com as mãos para formar bolinhas. Cubra com filme plástico e leve para gelar por pelo menos 30 minutos. Retire e passe pelo pó de cacau. Coloque em forminhas e sirva em temperatura ambiente. Elas ficam ótimas para presente. As trufinhas das fotos eu dei de presente para uma amiga e meus sogros.

Resistem super bem na geladeira por uma semana.

Rendeu 36 trufinhas







Comentários

Isadora disse…
adorei a receita!!! uma boa alternativa para os tem alguma intolerância, além de ser deliciosa!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Claudia Lima disse…
Adorei a sugestão, pois parecem deliciosas e práticas de serem feitas.
Bjs :)
Jane Lea disse…
Hummm delícia devem ficar....Claudia e suas receitas maravilhosas!!!

Bj e bom fim de semana!!!
Ana disse…
Cláudia, fiz as trufas hoje e ficaram simplesmente incríveis. Queria saber se você já tentou fazer com figos, em vez de tamaras pois acho que também combinam com chocolate amargo.
Claudia disse…
Ana,

Dá para fazer com figos sim, basta cortar aquela parte dura, fica mais crocantinho, com as sementinhas secassdos figos. Mas eu acho que as tâmaras deixa o resultado mais docinho, sem precisar adoçar e dá para fazer com cacau puro também. Mas dá para misturar tâmaras e figos... nunca misturei, mas deve ficar ótimo.

Bj,

Cláudia
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Oi, Cláudia! Adoro este tipo de trufa. Mas, para não estragar meu liquidificador novamente, preciso comprar um processador. Só que não sei qual potência mínima deve ter e nem a potência ideal - para que eu tenha opções de escolha. Peço que me dê umas dicas. Grata!
Unknown disse…
Oi, Cláudia! Adoro este tipo de trufa. Mas, para não estragar meu liquidificador novamente, preciso comprar um processador. Só que não sei qual potência mínima deve ter e nem a potência ideal - para que eu tenha opções de escolha. Peço que me dê umas dicas. Grata!

Postagens mais visitadas