Sonhando com a nova estação e um merengue de chocolate


Chamem-me de masoquista, já que eu atualmente vivo num lugar onde as estações do ano existem de fato e são umas carrascas cruéis. Eu detesto com todas as minhas forças as mudanças promovidas pelas idas e vindas das estações do ano. Eu amo a regularidade dos trópicos, a singela e reconfortante harmonia que caracteriza a passagem entre os períodos de seca e de chuva. Eu só funciono perfeitamente se for no esquema 12 horas, quando dias e noites passam com duração praticamente inalterada e esta será, para sempre, a minha desculpa preferida para todos os meus contratempos.


É a minha natureza que me faz loucamente apaixonada pelo ritmo de vida nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil, onde o sol se levanta cedo, todos os dias do ano praticamente no mesmo horário, convidando à vida e onde a noite caí fiel e sem atraso, convidando ao descanso e ao relaxamento. O meu Rio tão amado está ficando a cada dia mais monótono já que por lá já são 12 meses de calor e de chuva. Eu gosto e preciso dos períodos de estiagem...





Com o orçamento para minha pesquisa de campo saindo do caderno eu estou fazendo tudo o que posso para colocar o Ceará dentro da área da minha pesquisa cujo financiamento (eu estou otimista) há de sair este ano. Afe, se não sair, eu não sei o que faço. Até o momento, ao que tudo indica, vou circular dentro dos limites dos territórios pernambucano e potiguar. Mas considerando que Petrolina e Juazeiro são as duas faces da mesma curva do rio São Francisco, acho que também poderei circular livremente por uma pequena parte do território baiano. Se eu pudesse fazia as malas agora, enquanto uma neve absurda e sem nenhum sentido insiste em cair lá fora, em Abril!!!!


Ontem a casa estava cheia e para mostrar como eu sou repetitiva mas super boazinha eu repeti o sucesso daquele merengue, desta vez em versão chocolate. Eu adoro suspiros de chocolate, já publiquei algumas receitas de suspiros de chocolate sendo que a minha favorita é aquele feito com chocolate derretido e não com pó de cacau. Mas este meu merengue de hoje ficou bem ao estilo Pav, uma neozelandesa quase autêntica. Dentre todas as frutas que eu não comi quando era criança, que são poucas, kiwi é a minha favorita. Eu sou louca por kiwis e acho esta uma das frutas mais incríveis e deliciosas dentre todas as frutas não nativas do Brasil e da América do Sul. E olha que a manga é nativa da Índia.




Enfim, aqui também não há kiwis chineses, que até hoje ainda não consegui provar. Nem kiwis amarelos. Aqui apenas kiwis verdes que são hora italianos, hora neozelandeses, mas ambos muito bons pois kiwi é fruta que amadurece sem traumas e estão sempre saborosas mesmo tendo sido colhidas ainda verde. Mas precisa deixar amadurecer. Exatamente como o melão. Na minha opinião a santíssima trindade das frutas "comíveis" por aqui, neste canto ao norte do planeta, 12 meses por ano são: bananas (equatorianas ou colombianas), melões brasileiros (potiguar) e kiwis... O meu merengue de chocolate levou raspas de chocolate, fatias de banana e kiwis que estavam perfeitos.

Este merengue foi a melhor sobremesa que eu fiz este ano, preciso frisar. Acabou num piscar de olhos e não foi possível fotografar nenhuma fatia. O merengue em si ficou com a mesma consistência daquele de limão do mês passado, crocante por fora e mastigável por dentro, mas a mistura do sabor das claras com o cacau, do creme com as bananas e kiwis e as raspas de chocolate foi especial, ficou um sonho. Uma sobremesa superior. Bananas e kiwis são mais gostosas, mais intensas, muito mais frutas do que framboesas e mirtilos. Enfim, é covardia minha fazer comparações? Ou vocês concordam comigo?





Merengue tipo Pav de chocolate

150 m de claras (5 claras)
300 gramas de açúcar
3 colheres de sopa bem cheias de cacau puro em pó sem açúcar
1 colher de chá de vinagre
400 ml de creme de leite para chantilly
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
2 bananas maduras d'água
2 kiwis maduros
50 gramas de chocolate amargo para decorar


Como:

Aqueça o forno a 160C. Bata as claras em neve, quando as claras estiverem no ficando duras comece a adicionar o açúcar, aos poucos e continue batendo até formar um suspiro duro mas brilhante, nada quebradiço. Adicione então o cacau e o vinagre e usando uma uma colher de metal, ou de pau, mexa para incorporar. Forre uma forma com papel manteiga e transfira a massa para a forma formando um grande círculo de suspiro. Nivele com a colher, ou espátula e coloque no forno. Na hora que colocar no forno reduza a temperatura para 140C. Deixe assar por uma hora a uma hora e meia, dependendo do teu forno pode demorar um pouco mais, ou até que forme uma casca dura por fora mas por dentro ainda esteja macio. Retire do forno e deixe esfriar antes de transferir para um prato e decorar.

Na hora de decorar bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até formar um chantilly duro. Adicione a baunilha e mexa um pouco mais para incorporar. Coloque o creme por sobre o suspiro formando uma camada grossa. Decore com bananas, salpique raspas de chocolate amargo e cobra bananas e chocolate com uma camada de kiwis fatiados bem finos.

Sirva imediatamente.

Serve 6 a 8 pessoas






Num momento verde uma fotinha da minhas salsinha e de uma planta que eu consegui trazer do jardim da casa do meu primo em São Paulo. Fernandinha, esta foto é para mostrar que aquele galhinho que eu trouxe enrolado num guardanapo de papel molhado e enrolado num saco de plástico chegou aqui são e salvo, cresceu, está crescendo e gostando da vista para o fiorde.

Comentários

Camila Hareide disse…
Neve???????? Virge, a neve daqui já sumiu, e agora voltou a chover. Ontem nevou aquela neve molhada por 10 minutos, nem acumulou. E hoje, granizo, daquele fininho, ODEIO. Ao menos sabemos que daqui pra frente só melhora, e que venha a época de colher nossas frutinhas de bosque!

beijo
Filipa disse…
Não conhecia merengue de chocolate mas o seu parece delicioso. Beijinhos
Susana Gomes disse…
Que sobremesa linda!!
Convida mesmo o Verão a entrar em casa. :)

boa sorte - espero que tudo se encaminhe para que o teu projecto ganhe pernas para andar. :)

Beijinhos.
Unknown disse…
O merengue ficou com uma cor linda. Nunca fiz, mas se fizer vai ser o de chocolate.

Boa sorte para o projecto e bom fds.

Beijinhos
Claudia Lima disse…
Eu gosto da distinção entre as estações do ano. Sinto que meu organismo precisa destas nuanças. A única coisa uqe me encomoda são os excessos.
Esta combinação de paladares ficou muito boa!
Eu sempre gostei de kiwi e adorei quando começaram a produzir no RS.
No início eram super caros, uma iguaria.
Hoje em dia tem até a Festa do Kiwi, onde servem pratos feitos com ele.
Bjs :)
Gina disse…
Sem dúvida, kiwi e banana são bem mais saborosos do que framboesas e mirtilos. Particularmente, o kiwi faz uma belíssima apresentação.
Sua pavlova ficou muito especial com o merengue de chocolate.
Continuo na torcida para dar certo seu projeto!
Bjs.
Luciana disse…
Esse seu merengue ficou lindo, deve ter ficado delicioso também.
Neve ainda?!!! Aqui está chovendo, tinham dito que seria chuva pesada, mas tá chovendo fininho.
Realmente os kiwis estão sempre bons, mas semana passada comprei uma caixa que não sei porque não amadureceu, então estou comendo mesmo assim, säo bem azedinhos, coloco sal e adoro.
Estou torcendo pra que a verba saia e você vá fazer seu trabalho lá pelo Nordeste, aproveite muito tudo e também não deixe de postar.

Beijo
Glau disse…
Minha querida Clau, estou passando por aqui pra te desejar um ótimo aniversário, mta alegria, mta felicidade

Gosto mto de vc!
Um beijão, Glau

Postagens mais visitadas