Uns marronzinhos de cacau (brownies de cacau em pó) antes de zarpar em direção ao Rio...



Pessoas, quando esta mensagem for publicada eu estarei voando em direção ao Rio de Janeiro...

Não poderíamos estar mais felizes, já era mais do que tempo de voltar para casa, ainda que por algumas poucas semanas. A próxima postagem, se possível, vai ser direto do Rio, durante a semana do Carnaval. Espero ter tempo e chance de escrever. Não poderia ir sem deixar uma fotinhas, ainda que pouco fotogênicas, desta maravilha que eu experimentei e totalmente aprovei, um brownie de cacau em pó que leva apenas cacau em pó puro.




Usei cacau Valrhona, 100% cacau, mas que é processado com alcaloídes o que deixa o pó muito mais escuro do que o tom natural do cacau. Nâo acho o cacau Valrhona sensacional, muito pelo contrário, acho que é um cacau infinitamente inferior aos cacaus naturais. Mas neste mundo tudo é uma questão de gosto. Com o uso de cacau processado o resultado é um bolo muito preto, mas delicioso. Eu pessoalmente prefiro o tom mais avermelhado do cacau natural, não processado e não adoçado. Sei que estou devendo uma postagem sobre cacaus e e estou pronta para pagar minha dívida em breve.

Quanto a esses marronzinhos da foto (que ficaram bem pretos por cause do cacau processado da Valrhona) é uma receita de brownie de cacau do livro Bittersweet de Alice Medrich. Muito sugestivo o nome do livro, não?


Marronzinhos de cacau em pó (brownies de cacau)


150 gramas de manteiga
125g/2,5 dl de cacau em pó puro não adoçado
200g/3 dl de açúcar (experimente usar metade açúcar branco e metade açúcar mascavo)
3 ovos grandes
1 colher de sopa de extrato puro de baunilha
100g/1,5 dl de farinha de trigo comum

Como:

Pré-aqueça o forno a 180c.

Coloque a manteiga, o açúcar e o cacau num pote de vidro, ou metal, que possa ser colocado dentro de uma panela ou frigideira grande com água fervendo. Com uma colher de pau, ou espátula, mexa a mistura até que a manteiga totalmente derretida misture-se homogeneamente ao açúcar e ao cacau. Vai formar uma mistura bem grossa, meio talhada, mas não tem problema. Se a mistura estiver muito quente deixe esfriar um pouco até amornar. Adicione então os ovos, um por um, mexendo bem com a colher de pau para incorpora-los totalmente. Adicione a baunilha e, por fim, a farinha. Depois que a farinha estiver totalmente incorporada mexa a massa, fazendo movimentos circulares, por 40 vezes usando uma colher de pau. Coloque a massa numa forma quadrada ou retangular pequena, com cerca de 24cm X 30cm forrada com papel alumínio ou com papel manteiga untado.

Asse o bolo em forno pré-aquecido a 180C por 20 a 25 minutos. Não deixe o bolo secar demais para não perder a umidade. Quando um palito sair levemente sujo de massa o bolo está no ponto. Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de desenformar e servir.

Rende de 12 a 16 pedaços





Só penso no Rio e é muito bom voltar para casa.

Comentários

Luciana disse…
Aproveite muito suas férias no Brasil, e mostre umas gostosuras daí também. Divirta-se!
Beijo
Gina disse…
Hoje estava comentando com minha família que você está saindo de -20° para 40° e essa diferença de 60° é algo impressionante!
O samba do avião tem a cara do Rio. Outra música que marca muito é Do Leme ao Pontal. Uma vez estava indo de São Paulo para o Rio e desceria no Santos Dumont. O piloto, muito espirituoso, quando estava sobrevoando as belezas do Rio, disse:
"Ao contrário do que dizia Tim Maia, aproveitem a vista do Pontal ao Leme. Dentro de instantes estaremos chegando no Santos Dumont".
Fico imaginando sua emoção ao retornar para sua terra!
Aproveitem ao máximo.
Bjs.
Carolina Andrade disse…
Clau, vai com fé amiga!! Imagino a felicidade que está sentindo. Se cair pros lados de são paulo, vamos tomar um café juntas!! Quebra tudo na sapucaí! Beijão
Unknown disse…
Agora fiquei cheia de curiosidade em saber a receita. Tenho cacau puro que trouxe da Republica Dominicana e nunca sei o que fazer com ele.

Espero que a viagem corra bem e que aproveite muito a sua curta estadia ai.

Beijinhos
Claudia disse…
Lu,

já estamos em casa e a estada aqui promete!


Gina,

Chegamos as 5:00 da manhã e o piloto falou que estava fazendo 27C aquela hora. Agora é meio dia e a coisa está preta... Está mesmo muito quente, quente de incomodar, mas calor não me incomoda, frio é que me mata!

Carol,

Estarei em SP em 18 e 23 de fevereiro. Vamos nos ver sim!!!!

Cacahuete,

A receita já foi publicada, espero que você goste!

Beijos cariocas!!!

Claudia
Lucie disse…
Parecem deliciosos e faceis de fazer! experimentarei!!!:)
Sandreane disse…
Cláudia, que lindos ficaram esses marronzinhos de cacau :) Cheguei a ficar emocionada, pois devido a dieta, tem um tempão que não vejo, nem cheiro, nem como nada tão, tão, tão chocolate... Dá pra entender ? *rsrrsrs*
Ah! Espero que sua viagem tenha sido bem tranquila e que você possa curtir a terrinha.
Beijocas de uma conterrânea que mora na Bahia:)
Paula Vieira disse…
Olá querida, descobri o seu blog, e me identifiquei muito com sua maneira de olhar a vida, com suas escolhas mais saudaveis, com a preocupação do que se oferece aos filhos, sem contar que me parece tudo delicioso, vou testar varias receitas.
Comecei por esta hoje, acabei de comer um delicioso brownie lendo seu blog ! não ficou tao bonitinho como os seus , mas ficaram deliciosos. J a algum tempo ganhei um pote de cacau 100% de amigos, e nao sabia muito o que fazer com ele, alem de coberturas de bolo, qaundo achei sua rceita, fiquei super anmada com a facilidade. Eu tirei umas fotinhos dos meus neguinhos, e postei no meu blog, passa lá para dar uma olhada. 1 abraço e parabens pela pessoa linda que mostra ser, nos inspirando a uma atitude mais saudavel sem perder o sabor da vida. meu blog é bempratica.com

Postagens mais visitadas