Uma Geléia Feita de Favoritos: Geléia de Manga com Morango



A primeira vez que provei desta geléia de manga com morango, eu fiquei maravilhada pois até então nunca havia passado pela minha cabeça misturar esses dois numa compota. Eu comprei no vilarejo de Niedermorschwihr, na França, o primeiro vidro de geléia de manga com morango que eu comi na vida, e fiz uma postagem sobre isso aqui . Eu comprei a geléia na confeitaria da Christine Ferber, uma confeiteira francesa conhecida como "a fadas das geléias", e o pequeno vilarejo na Alsácia é a terra natal da Christine Ferber. As misturas de Madame Ferber são sensacionais e minhas geléias de banana com chocolate e de framboesa com chocolate que publiquei aqui e aqui foram inspiradas nas criações dela, mas fiz alteraçoes nas duas receitas.


Por incrível que pareça, a minha geléia, feita com morangos noruegueses extra saborosos e mangas congeladas, ficou melhor do que a de Madame Ferber. A geléia que aparece nas fotos ficou simplesmente divina, significativamente melhor do que a geléia que eu comprei na França nos idos de 2010. Eu já fiz esta geléia diversas vezes, é uma das favorita do Per e o resultado fica sempre muito bom. A geléia da Christine Ferber leva quantidades iguais de manga e morango e leva uma quantidade maior de açúcar. Eu prefiro usar mais morangos, pois os morangos noruegueses são menos ácidos, mais doces e, por isso, facilmente ofuscados pelo sabor da manga o que deixa a geléia mais vermelha. A geléia francesa é mais alaranjada. Mas as medidas finais devem ser definidas levando em consideração a qualidade das mangas e dos morangos que você tem em mãos.



A mistura de manga com morangos é a união de dois favoritos. Morangos são os bagos( berries em inglês) mais consumidos no mundo, uma unanimidade mundial, que não precisa de muita explicação. E, para a surpresa de muita gente, a manga é a fruta mais consumida no mundo. De acordo com algumas fontes, come-se duas vezes mais mangas do que bananas, laranjas e maças. A manga é uma fruta nativa do Sudoeste da Asia, na região que hoje corresponde a India moderna. A manga é cultivada e consumida nesta região há mais de 10 mil anos. A manga é hoje a fruta simbolo da India, do Paquistão e das Filipinas e é consumida em quantidades gigantescas em toda a Asia. A India produz sozinha mais de 50% da produção mundial de mangas e consome 99% do que produz (apenas 1% é exportado). Já imaginou quanta manga para alimentar uma população de mais de um bilhão de pessoas? Haja manga...


A manga se espalhou pelo mundo com os navegadores europeus, portugueses em especial. A bordo dos navios lusos a manga viajou e ganhou terreno em regiões tropicais da Africa e América e se adaptou muito bem no Brasil. Hoje temos mangas maravilhosas a nossa disposição, praticamente o ano inteiro. Mas a manga nao é nem de longe a fruta mais consumida no Brasil. Você sabe qual é a fruta mais consumida no nosso pais? É o abacate. Sim, o abacate, que é uma fruta nativa da América. A manga ocupa o 11o lugar na lista de frutas mais consumidas no Brasil. Não é uma favorita, mas está no Top 20...


Voltando aos morangos, na minha opinião os morangos noruegueses são os melhores do mundo. O clima ajuda já que as principais variedades de morangos comercializados no mundo gostam de frio, durante o inverno eles hibernam, embaixo de uma boa camada de neve e esse período ajuda a reduzir a acidez e aumentar o sabor doce desses baguinhos perfumados. Mas a produção norueguesa é pequena e está cada dia menor, mas são os mais saborosos morangos que eu já provei, e olha que eu já comi morangos em muitos lugares deste mundo.

Segundo dados publicados pela imprensa local, o problema é que os produtores de morango da Noruega estão envelhecendo e a nova geração não esta interessada em plantar morangos. O problema com o morango é que os ganhos são baixos pois, apesar de sensacionais, os morangos noruegueses não conseguem competir com o preço dos morangos importados, muito mais baratos. No final das contas o povo acaba achando que os morangos locais deveriam custar o mesmo preço daqueles importados, o que desestimula a produçao. A alternativa é uma migraçao para a agricultura orgânica, que justificaria os esforços e o preço.



Minha Geléia de Manga com Morango
(Inspirada em uma criação de Christine-Ferber)

300 gramas de mangas cortadas em cubos (usei mangas congeladas de boa qualidade)
450 gramas de morangos cortados ao meio
300 gramas de açúcar (use mais, ou menos, se preferir)
Duas colheres de sopa de suco de limão

Como:


Coloque as frutas numa panela de fundo grosso, adicione 100ml de água e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe que cozinhe até as frutas amolecerem, cerca de 10 minutos. Retire do fogo e com um processador de mão processe a mistura para reduzir os pedaços maiores de fruta. Leve a panela de volta ao fogo, adicione o açúcar e o suco de limão e deixe cozinhar ate atingir uma consistência gelatinosa. Quando estiver no ponto transfira a geléia para três potes esterilizados. Essa receita rende aproximadamente três de potes de 250ml a 300ml.



Dicas:

Para testar se a geléia esta no ponto, coloque uma colherzinha de geléia num pires gelado e espere um minuto. Observe se a geléia se espalhar pelo pires, neste caso, precisa cozinhar um pouco mais. Mas se a geléia apresentar uma consistência gelatinosa, ela esta no ponto.

Lembre-se que a geléia vai engrossar depois de fria e se cozinhar demais ficara muito grossa. Eu gosto de geléia gelatinosa, nem liquida, nem grossa demais.

Adicione mais, ou menos, açúcar se desejar. Dependendo da doçura das frutas menos é mais.

Se desejar uma geléia mais pedaçuda, basta nao processar a mistura. Neste caso, deixe as frutas cozinhando um pouco mais, por cerca de 15 minutos, antes e adicionar o açúcar e o suco de limão. Se preferir use um amassador de batatas. Com o amassador é mais fácil amolecer as frutas sem destruir os pedaços totalmente.

Comentários

Isabel disse…
Claudia, nunca teria pensado nessa combinação mas deve ser realmente saborosa. Adoro mangas, costumo comprar mangas brasileiras e são maravilhosas!

Beijos

isabel
Claudia disse…
Isabel, que bom que estavam boas as mangas pois essa nao é a melhor estaçao para mangas brasileira. Mas a coisa tem mudado tao rapido... Aqui elas em geral chegam verdes demais e nunca sao muito boas, raramente acho uma boa, mas descobri uma marca de congeladas (que ja vem congelada da fonte) cuas mangas sao maduras e sensacionais. A manga produz uma enzima quando amadurece corretamente que esta relacionada com a doçura e sabor da fruta, se nao amadurecer direito a manga nao fica saborosa pois nao atingiu a condiçao de produzir a tal enzima... quando eu descobri isso entendi...

Essa mistura com morangos é sensacional, eu recomendo. Adicione mais mangas se os morangos estiverem acidos demais...

Bj.
IF... disse…
Ola! Também vou testar esses dois ingredientes, estou curiosa e como fazemos muitas vezes scones aqui na Escócia vai saber mto bem 😛 já estou a imaginar no inverno com queijo creme! Obrigada pela partilha 😊 boa semana.
Susana Gomes disse…
Fiquei meso curiosa com a combinação de sabores ;)
Vou esperar pela temporada de morangos para fazer, tenho que experimentar.
E adorei a introdução do post, não fazia ideia que a manga era assim tão consumida!
Um beijinho :D
Unknown disse…
Olá parabéns pelas explicações ,você poderia me passar a receita original da Ferber e o método

Postagens mais visitadas