Fudge de amêndoas...



Alguns dos ingredientes mais versáteis e saborosos disponíveis pela aí são manteigas de nozes, amêndoas, amendoim e castanhas diversas. A gente não costuma usar muito estas manteigas em receitas brasileira, mas deveríamos. Por exemplo, elas "atuam muito bem no papel" de gordura em sobremesas diversas, mas servem para milhões de receitas, doces e salgadas. São sensacionais em molhos. A mais famosa destas manteigas é a de amendoim, mas há de cajú, de amêndoas, de avelãs, de castanha do pará, de nozes, de macadâmia e por aí vai.






Qualquer uma destas manteigas serve para fazer este fudge, mas, uma dica: manteiga de nozes e catanhas precisa ser uma manteiga pura, sem adição de óleos vegetais, sem aditivos, sem açúcar e sem sal. Para deixar as manteigas cremosas e mais baratas a indústria enche de aditivos e a sua manteiga de nozes vira uma margarina de nozes, misturadas aos mais horrorosos óleos vegetais, emulsificantes, e cheia de sal e ou açúcar. Usar essas porcarias para fazer fudge não vale, até porque são as manteiga de nozes e castanhas puras que tem a textura densa e sensível ao frio ambiente da geladeira. Se usar uma manteiga misturada este fudge vai certamente micar.




Fudge de Amêndoas


Receita inspirada nesta aqui

250g manteiga de amêndoas pura, sem adição de sal e sem açúcar
60g óleo de coco extra virgem puro
1 a 2 colheres de sopa de xarope de malte de arroz (100% glucose, sem frutose)
1/2 colher de chá de baunilha em pó

Como:

Derreta a manteiga de amêndoas, o óleo de coco e o xarope em banho maria, adicione a baunilha, mexa delicadamente para incorporar tudo e coloque a mistura numa forma forrada com papel manteiga, papel laminado ou filme. Coloque na geladeira até que a mistura endureça o suficiente para cortar em quadrados. Sirva gelado e mantenha em geladeira já que em temperatura ambiente tanto a mateiga de amêndoas como o óleo de coco vão começar a derreter. Conservar em pote vedado. Pode ser conservado por duas a três semanas em geladeira.



Comentários

Nicole disse…
Minha flor, sabe o que que ficou faltando? Aquela série de posts que você prometeu acerca do seu processo de "limpa" quando eliminou o açúcar da dieta.
Aguardando ansiosamente :)

Beijos e beijos,
Gostei muito, desconhecia :)
Kiss, Susana

Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html
Valentina disse…
Uma coisa que adoro na cidade aonde moro é que tem uma lojinha excelente de produtos naturais. Consigo milh coisas lá, e tudo de otima qualidade e bem variado. Tem várias destas manteigas,. Fudge nem posso chegar perto pois fico compulsiva.
Claudia, nunca vi por aqui...deu uma super vontade de experimentar! Beijos! Linda semana!
Cininha disse…
Olá Cláudia
Sabe que me ofereceram um frasco de manteiga de amendoim e não faço ideia onde usar aquilo..., mas deve ser desses que você diz para não usar, cheio de aditivos :-)
rjs disse…
Muito boa, um abraço e sucesso. Ganhe dinheiro na internet sem sair da sua cadeira! Não perca tempo acesse o link do meu convite, Faça seu cadastro e comece a ganhar hoje mesmo!
http://www.e-mai.net/rjs
Cristina disse…
Não fazia ideia do preparo de manteiga de castanhas, amêndoas e afins, achei o máximo!Só não imagino onde encontrar xarope de malte de arroz?!!
Um abraço!

Postagens mais visitadas