domingo, 8 de julho de 2012

Canja de galinha com quinoa





Canja de galinha é uma das maravilhas do meu mundo. Uma tradição familiar. Uma receita simples e poderosa: carne de galinha ou frango, cebolas, cenouras, arroz e salsa fresca. É uma carícia para o estômago, uma beleza, perfeita, não há o que melhorar. Mesmo assim eu tinha que experimentar canja com quinoa. Era simplesmente irresistível já que quinoa é uma tentação, perfeita para ser adicionada a tudo, já que tem sabor neutro. E ficou perfeita minha canja com quinoa. E um tanto mais nutritiva do que com arroz branco. Quero frisar que sou defensora do arroz na canja, mas gosto de variar, e já que tinha quinoa em pronta, eu usei. Se você não tem quinoa, faça uma canja com arroz mesmo pois canja é tão bom que eu ainda acredito que ressuscite até defunto.

Cozinhar quinoa é fácil, mas é fundamental lavar bem as sementinhas e deixa-las de molho durante a noite ou por pelo menos duas horas. Ao deixar de molho as sementes ficam mais fáceis de digerir e perdem um certo amargo natural. O processo de cozinhar quinoa é idêntico ao do arroz. Uma parte de quinoa (lavada e demolhada) para duas de água. Use sal a gosto e se desejar refogue cebola e/ou alho para dar mais sabor.


Canja da Bisavó, com Quinoa

300 gramas de carne de frango e/ou galinha (use o que preferir)
1 cebola grande ou duas pequenas cortadas do jeito que você preferir
6 cenouras pequenas em rodelas
1 dentinho de alho esmagado
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de óleo extra virgem de coco para dourar a galinha
Bastante salsinha fresca ou seca picada
2 litros de água fervente e/ou caldo de frango ou legumes
1 1/2 xícara de quinoa já cozida

Como:

Coloque o óleo para esquentar em fogo alto. Adicione os pedaços de carne de galinha e deixe dourar, virando para dourar os dois lados. Adicione a cebola e deixe que cozinhe levemente até ficar translúcidas. Adicione o alho e deixe dourar levemente. Abaixe o fogo para médio-baixo e adicione a água fervente, aos poucos, com cuidado para não espirrar. Adicione a cenoura e deixe cozinhar. Quando a cenoura estiver cozida abaixe o fogo para baixo e adicione o sal, pimenta, salsa e prove. Se precisar cozinhe um pouco mais.

Na hora de servir coloque algumas colheres de sopa de quinoa cozida no fundo do prato de sopa e sirva a sopa por cima.

Rende 4 a 5 pratos.




Como cozinhar quinoa:


Se você está acostumada a cozinha "arroz a brasileira" (lavado e refogado) vai achar muito fácil cozinhar quinoa, pois é exatamente igual. Mas quinoa pode ter um gostinho esquisito se não for deixada de molho e bem lavada. Por isso, antes de cozinhar, deixe a quinoa de molho por uma noite, ou pelo menos duas horas, e depois lave lave bem até a água sair branca. Refogue cebola, se desejar, adicione uma parte de quinoa e cubra com duas partes de água e cozinhe em fogo médio até secar. Eu não refoguei nem coloquei sal pois dá para adicionar a quinoa também à receitas doces.

Eu gosto de adicionar a quinoa já cozida à saladas, sopas e pudins.







2 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu tenho quinoa, mas ainda não utilizei em nenhuma receita.
Adorei a idéia de colocar na sopa.
A dica de deixar a quinoa de molho foi vital. Ainda bem que eu ainda não fiz até hoje, pois não sabia deste detalhe e talvez não gostasse do sabor.
Valeu! :)

Claudia disse...

Clauzinha, querida, todos os grãos e sementes inteiros, não trituradas e/ou moídas em farinha, precisam ser colocadas de molhos por pelo menos uma noite.

Isso é também chamado ativar o grão e/ou semente, que estava seca e, de certa forma, não ativo. Também deve-se ativar nozes e castanhas, deixar de molho e depois secar no forno, mas no no caso das nozes o benefício também é outro já que elas contém inibidores de enzimas que dificultam a digestão e, para ajudar a deixar as nozes mais fáceis de digerir é legal deixar de molho po 4 a 6 horas no mínimo.

Mas no caso da quinoa, o motivos são todos esses e ela fica com melhor sabor depois de demolhada por uma noite, ou pelo menos duas horas. E lave bem, até a água sair branca. As sementes não perdem nada de seu valor nutricional.

Beijos,

Claudia

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