O meu bolo cremoso de fubá com coco e sem glúten



O bolo de fubá cremoso é um clássico... há milhares de receitas pela rede, em todo canto... A receita mais comum me parece muito doce, pede três xícaras de açúcar, para uma xícara e meia de fubá o que considero obscenamente doce. Deve se considerar que essa mesma receita também pede 100g de queijo ralado de saquinho (uh!), um queijo extremamente salgado, o que de certa forma contrabalança o excesso do açúcar. Mas não o suficiente para fazer dela uma boa receita. Na minha opinião é sal demais e açúcar demais. Eu faço um bolo cremoso de fubá bem diferente.





No meu bolo cremoso de fubá não vai queijo ralado. Eu uso coco ralado. Eu amo coco com fubá, uma combinação maravilhosa. Coco fresco é sempre melhor, mas se não há, vai coco seco (não adoçado) mesmo. E na minha receita eu uso uma parte de leite de coco (40%) ao invés de usar apenas leite de vaca (60%). No lugar das tais colheradas de manteiga eu uso óleo de coco extra virgem, não refinado. Eu ainda deixo de fora a farinha de trigo, que acho desnecessária, e prefiro a versão 100% farinha de milho que além de tudo deixa este bolo deliciosamente sem glúten. De resto adiciono uma pitada de sal, ovos grandes e fermento em pó sem glúten.




Esse meu bolo cremoso resulta num bolo de milho de consistência densa e cremosa, como um "brownie". E, ao invés daquelas duas camadas típicas do bolo de fuba cremoso feito com queijo, o meu bolo cremoso de fubá com coco ralado fica mais homogêneo, denso, mais rico e nada esfarelento. A massa é tão líquida quanto a massa do tradicional bolo de fubá cremoso, mas depois de assado o bolo fica homogêneo, denso e cremoso. Eu não gosto de adicionar erva doce, mas se você gosta pode adicionar pois vai dar mais um tchan ao bolo.

Eu recomendo assar em forma retangular, mas você gosta da tradicional forma com buraco no meio, use essa. O importante é ficar atenta ao tempo de forno para não assar demais e deixar o bolo seco e/ou queimar as bordas. Ainda que as bordas tostadinhas fiquem parendo cocada. Este bolo é 100% orgânico e usei vários produtos lá da loja, que estão com link... infelizmente é só para mostrar os produtos já que não entregamos fora da Noruega, por enquanto...




Bolo cremoso de fubá com coco


5dl/500ml de fubá orgânico
2,5dl/250ml de açúcar não refinado orgânico
6 dl/600ml de leite orgânico
4 dl/400ml de leite de coco orgânico
4 ovos grandes orgânicos
30ml/ 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem orgânico
2,5 dl de coco seco ralado não adoçado orgânico
pitada de sal marinho
colher de sopa de fermento sem glúten orgânico


Como:

Numa tigela grande coloque o leite e o leite de coco e misture bem. Esquente um pouco o óleo de coco, para derreter e adicione-o à mistura de leites e mexa. Se necessário esquente um pouquinho tanto o leite de coco com o óleo de coco, apenas o suficiente para derreter as gorduras do coco sem esquentar de fato. Adicione os ovos à mistura de leites, um de cada vez, batendo bem com um fouet para incorporar e reserve. Numa outra tigela misture o fubá, o açúcar, o fermento, o sal e o coco ralado. Adicione a mistura de fubá à mistura de leites, aos poucos e mexa bem para incorporar. Mexa a mistura para dar uma leve espumada e transfira para uma forma retangular média untada com óleo de coco ou manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 30 a 40 minutos ou até que um palito saia seco.

* Fique de olho enquanto o bolo está assando. Se necessário tome conta do bolo como um urubu da carniça, para não distrair e deixar que ele queime e/ou que seque demais.


Comentários

Confesso que nunca provei fubá, mas pelo aspecto deve ser delicioso. Bem que agora ía um cubinho desses! Yamiii
Isadora disse…
sua receita é maravilhosa!

coco e fubá são uma combinação perfeita!

acompanho todos os dias o seu blog!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Claudia disse…
Maria João,

Fubá é o nome "carinhoso" da farinha de milho fina, a farinha de milho extra-fina lá no Rio de Janeiro é chamada de fubá-mimoso... mas ao redor do Brasil a mesma farinha pode ter diversos nomes diferentes... Esse bolo dá para fazer com farinha de polenta mais que não é nada mais do que um fubá...


Isa,

Que bom saber que, mesmo quando eu fico em silêncio, ainda há quem venha me fazer companhia e não me deixe aqui sozinha...

Sim, fubá e coco são um daqueles pares perfeitos!

Beijos,

Cláudia
Circe disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
La Berçot disse…
Claudia, seu blog é um carinho no coração, sabia? Esse bolo ficou com cara de comida de vó (quer coisa mais gostosa?), daquelas que a gente deseja após um dia cansativo ou estressante.
Beijos,
Carol.
Anônimo disse…
Oi minha linda queria saber se o fuba mimoso servee qto vai de coco ralado?? estou fazendo umas experiencias de bolo em forminhas de bolo ingles para vender para o cafe e queria experimentar este sera que fica bom ???? um bjo e amei seu blog bjao Debbie
Claudia disse…
Debbie,

Fubá mimoso é perfeito. O fubá mimoso é aquele mais fino e fica ainda melhor. Use a forma que preferir, mas fique atenta ao tempo de forno das formas pequenas para não deixar o resultado final seco demais.

Boa sorte,

Claudia
Anônimo disse…
Ótima receita, fácil e dá super certo. Acho que vou diminuir o açucar da próxima vez! Bjo
Rô disse…
Fiz e ficou muito bom. Coloquei metade de açucar mascavo, mas aí não ficou tão doce e fiz com margarina pois não tinha óleo de côco. O original deve ficar ainda melhor. Parabéns!

Postagens mais visitadas