Vitamina de açaí e maracujá em pó com frutas, minha super vitamina e as farinhas de frutas



Algumas invenções são simplesmente deliciosas. Eu fico totalmente deslumbrada com aquele tipo de invenção, aparentemente simples, mas que causa um grande impacto na vida das pessoas. Uma dessas invenções incríveis é o processo de desidratação de alimentos para preservação e maior longevidade deles. Seja por congelamento, processo conhecido como liofilização, em inglês freeze-drying seja por simples aquecimento.

Ambos processos de desidratação permitem a conservação de alimentos em pó, depois da desidratação. Alguns dos melhores cafés instantâneos são liofilizados. Diversas frutas podem ser liofilizadas e transformadas em pó ou farinhas. Meu produto liofilizado favorito é o açaí. Simplesmente revolucionou a minha vida. E não foi só a minha já que o açaí em pó virou sensação mundial. Quem diria. E uma vez em pó, dá para usar a fruta em quase tudo e fazer com eles algumas das melhores vitaminas do planeta.



Para expatriados saudosos como eu, esse processo de transformar frutas perecíveis em pó só trouxe alegrias. Quem me conhece sabe a falta que um suco de açaí me faz... açaí na tigela então, nem se fala. E, por isso, essa possibilidade de ter açaí em casa todos os dias faz com que eu fique totalmente feliz com essa singela invenção.

A primeira vez que eu vi açaí em pó eu até tremi na hora, tive até medo pois era bom demais para acreditar. Comprei meio quilo imediatamente, na lojinha de um restaurante vegetariano na Rua Cubatão, no centro de São Paulo no ano passado, e deste então não parei mais. E no começo deste ano, sassaricando pelo bairro da Liberdade, também em São Paulo, achei a famosa farinha de maracujá que é produzida em processo semelhante, mas não via congelamento. Havia tempo que eu andava atrás da farinha, queria comprar para provar e acabei achando por acaso. Uma colher de farinha de maracujá na mistura ajuda a vitamina a ficar ainda mais saudável já que a pectina da farinha de maracujá vai evitar a acumulação de gorduras indesejadas. É simplesmente maravilhoso poder comprar farinhas e pós de frutas tão fundamentais que de uma hora para outra ficaram tão tão distantes de mim...



Vitamina de açaí e maracujá em pó com frutas

1 banana d'água madura orgânica (nanica)
8 a 10 morangos orgânicos congelados
3 a 4 colheres de sopa de mirtilos silvestres congelados
1 kiwi cortado em pedaços
Algumas colheres de polpa de abacate já aberto e esquecido na geladeira desde ontem...
2 colheres de sopa rasas de açaí em pó
1 colher de farinha de maracujá
1 dl de iogurte natural
mel ou xarope de guaraná a gosto ou outro xarope de sua preferência
3 a 4 dl de suco de laranja orgânico

Como:

Coloque no copo de um liquidificador as frutas que desejar e tiver em casa, alguns morangos congelados, açaí em pó e farinha de maracujá. Adoce se desejar e use o tipo que preferir. Eu uso sempre mel. Adicione iogurte se desejar, suco de laranja e bata até formar uma vitamina homogênea. Sirva imediatamente.

Rende 3 copos

Obs. Use as frutas que tiver a mão... se eu puder recomendar diria que mamão, manga e melão dão sabor extraordinário a qualquer mistura de frutas

Obs 2. Use morangos congelados, é uma ótima opção para substituir o gelo... Mas cuidado com o liquidificador. Antes de bater uma batelada de pedras de morangos certifique-se que o teu liquidificador aguenta o tranco...







Comentários

Cristiane disse…
Nossa!
Eu estava com saudades das suas postagens...
Sem perceber virei uma frequentadora assídua do seu blog. Me entristece quando não está em dia.
Grande abraço!
Cristiane
Claudia disse…
Cristiane,

As vezes fica tão difícil atualizar o blog... falta absoluta de tempo com a loja e o livro. Você não imagina a quantidade de postagens começadas e fotografadas na "gaveta" que eu tenho mas nunca consigo parar para acabar e publicar... mas espero organizar a vida e voltar a postar com mais frequência.

Abraços para você,

Cláudia
Leo =) disse…
Olá Cláudia.

Animal esse teu post! Parabéns! Sei que faz tempo que tu postou mas mesmo assim tenho que agradecer hehe

Eu estava bem desconfiado em comer açaí em pó aqui etc mas depois dessa tua receita, fiquei muito empolgado e vou arriscar!

Uma dúvida: O açaí em pó perde muitas propriedades (vitaminas, minerais etc) nesse processo de transformação em pó?

Ah e alguma marca que tu recomenda? De algum site gringo tipo o iherb ou vitacost? Ou tu consome só Açaí em pó do Brasil mesmo?

E finalmente, pra fazer o açaí, eu preciso de liquidificador?

Obrigado!

Ps.: tu mora na Irlanda ainda? :)
Anônimo disse…
e suco com açai em pó com apenas água quql melhor forma de fazer

Postagens mais visitadas