Cheesecake de framboesa sem massa com calda de framboesas



Eu não sei se vocês enfrentam o mesmo problema que eu, mas as crianças aqui de casa não gostam de massa de cheesecake... sabe qual massa? aquelas massinhas feitas de biscoito e manteiga derretida. Pois bem, eles não gostam mesmo. O mais interessante é que nem os amiguinhos deles gostam. E nem mesmo quando eu faço essa massinha fininha e delicada eles comem a massa. Tudo o que fazem é raspar o recheio e comer apenas o creme da cobertura, a massa fica nos pratos. E qualquer que seja o sabor do cheesecake, a massa sobra.



E por isso eu passei a fazer cheesecake sem massa. E asso tanto mini cheesecakes, em forminhas individuais, como grandes, em formas grandes refratárias. Para ajudar a desenformar as cheesecakes grandes eu recomendo untar a forma, forrar com papel manteiga e untar o papel. Na hora de servir adicionei mais framboesas, a mesma calda que usei a massa. A calda realçou o sabor de framboesa mas não sobrecarregou não, e olha que eu não sou louca por framboesas. Eu diria que se meu jardim não abrigasse uma cada dia mais vigorosa plantação de framboesas, eu não iria usar tantas framboesas. Mas as crianças e o Per são loucos por framboesas, e isso é o que importa.



Cheesecake de framboesa sem massa

Esta receita é uma nova versão, levemente modificada, desta aqui.

200 gramas de queijo cremoso ou ricota em temperatura ambiente
2 dl de creme azedo temperatura ambiente (se não encontrar use 400g gramas de queijo)
6 a 8 colheres de sopa de calda de framboesas peneirada (ver abaixo)
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1,5 dl de açúcar de confeiteiro
1/3 colher de chá de baunilha em pó

Como:

Se for usar potinhos refratários pequenos, unte os potinhos com manteiga e reserve. Se for usar uma forma grande unte a forma, forre com papel manteiga ou laminado e unte mais uma vez o papel. Pré-aqueça o forno a 180C. Na bacia da batedeira bata o queijo, o creme azedo, os ovos e o açúcar. Adicione o suco de framboesas e bata para incorporar. Transfira o recheio para a forma preparada e leve ao forno a 180C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que as bordas comecem fica douradas e o centro ainda esteja levemente mole. A cheesecake continua cozinhando uma vez retirada do forno e só deve ser desenformada depois de fria.

Rende 7 potinhos individuais.





Calda de framboesa


2,5dl de framboesas orgânicas frescas
1 dl açúcar de cana orgânico

Como:

Coloque as framboesas com o açúcar numa panela e deixe que cozinhe até as framboesas se desintegrarem... mas não deixe ferver demais para não começar a evaporar o líquido. Deixe esfriar levemente e passe pela peneira para remover as sementes. Use esta calda tanto na massa como na hora de servir.



É impressionante o relacionamento entre crianças e comida. Crianças são capazes de gostar das certas pratos de formas bastante específicas. Por exemplo, uma menina aqui em casa só gosta de cheesecake sem massa e sem calda. Mas ela não gosta de caldas e molhos em nada e gosta de cheesecake assim: puro, denso e extremamente perfumado. Eu preciso concordar com ela que esse cheesecake puro estava mesmo maravilhoso. Deu para sentir todo o perfume da baunilha e o frescor da framboesa.


Os pratinhos das fotos são umas preciosidades, porcelana inglesa. Comprei num brechó por 2 reais... estavam ali num cantinho esquecidos no meio de uma pilha de pratos feios... eu adoro brechós, já falei isso aqui?

Comentários

Nicole disse…
Olá, querida! Ótima receita!
Mas qual é a quantidade de amido de milho? Acho que você esqueceu de discriminar nos ingredientes...

Beijo!
cami disse…
Cláudia,
posso dizer, tbm não sou muito fã da versão biscoito mais manteiga não, mas sabe 2 soluções que encontrei e que ficam delícia... usar biscoito de coco em fez do maizena/leite e cookies de chocolate... beemm mais gostoso :-)
Cristina disse…
Eu sonho com framboesas...lindas, vermelhas, saborosas!Nunca experimentei, são muito difíceis de encontrar e qdo aparecem, o preço é um absurdo!!
Mesmo assim estou levando a receita, nem que seja para fazer igual à pequena e comer só o creme!
Obrigada!!bj
Claudia disse…
Nicole, tem razão. Preciso retirar a menção ao amido pois eu não usei amido. Retirei o amido da receita...

As primeiras cheesecake que eu fazia não levavam qualquer amido e tinha textura melhor, passei a usar uma parte de creme azedo e me recomendaram usar um tanto de amigo, mas nas minhas experiências de cheesecase de doce de leite sem amido deram tão certo que deixei de usar amido. Por isso eu menciono no texto que alterei a receita. Mas já vou corrigir e retirar a menção a adição do amido. Mas usei açúcar de confeiteiro sem amido ao invés do açúcar comum.

Obrigada.

Cami,

As crianças não gostam de massa, qualquer tipo de biscoito. E eu não uso maizena de jeito nenhum. Uso um bsicoito disgetivo de aveia que é tudo e também adiciono cacau em pó algumas vezes, além da manteiga. Mas eles só gosto do creme, tipo um pudim de cheesecake e tá valendo.


Cristina,

Framboesas aqui onde eu moro são como mato, principalmente as espécies selvagem... elas dão em tudo que é canto e a maioria do povo ignora e não colhe. A gente plantou uma espécie bem doce no jardim de casa, tudo orgânico, claro, e elas se adaptaram que é uma beleza. Crescem como loucas, como mato mesmo, sem qualquer pesticida, fertilizante ou coisas do gênero. Nem fertilizantes orgânicos usamos. Sabe mato mesmo? São assim os arbustos de framboesas que temos aqui... Mas organizamos eles pois eles podem tomar tudo, demos espaço e lugar com muito sol e elas produzem que é uma coisa de louco, já fiz quilos e mais quilos de geléias este ano. Mesmo assim não gosto muito delas. Prefiro o sabor dos sensíveis mirtilos. Mas compre um saquinho de framboesas congeladas, faça uma calda que o perfume está todo ali do mesmo jeito.

Beijos para todas,

Cláudia
Anônimo disse…
Oi Claudia,

Não são só crianças que deixam de comer a massa. Já vi muitos adultos também deixarem a massa no prato...
Eu sou contra, já que é pra comer, tem que comer tudo.
Bjs.
Lili
Claudia Lima disse…
As vezes tb faço uma receita cheesecake congelado sem a base de bolachas. Eu gosto, mas quem não gosta é livre para mudar, não é mesmo?
Bjs :)

Postagens mais visitadas