Gelatina de leite com baunilha e morangos em calda e +baunilha...



O povo adora baunilha e eu não estou sozinha. Realmente é um perfume maravilhoso, adoro creme hidratante e perfume de baunilha também... tamanha a minha obssessão. Outro dia eu fiz uma gelatina de leite com bastante baunilha. Há quem insista chamar tal criação de panna cotta mas como este nome refere-se tão somente as receitas que referem-se ao creme cozido, e não há creme na minha receita, não há a menor chance de a chamar de panna cotta. Eu adoro leite com baunilha, ferver leite com um tantinho de baunilha para fazer café com leite. Fica tudo.



E por causa da quantidade grande de comentários para o sorteio do vidro de baunilha em pó e por causa da nossa viagem de férias, eu resolvi antecipar o sorteio para sábado e assim eu consigo envio o prêmio pelo correio antes de viajar. Mas como eu prometi sortear no domingo, para não deixar de dar chances aos retardatários e, principalmente, para aumentar as chances de todos de ganhar, eu vou adicionar mais baunilha na receita do sorteio. Depois de sortear o vidrinho no sábado, eu vou abrir um novo sorteio, eu vou sortear para todos os que já comentaram e aqueles que ainda vão comentar na postagem um tubo de vidro com duas favas de baunilha, igualzinho aos da foto abaixo.



As favas são de baunilha orgânica Bourbon Madagascar produzidas para a empresa alemã Brecht que distribui ervas, temperos e especiarias orgânicas de todo planeta. Espero que vocês gostem desta surpresa.

Quanto ao vidrinho com baunilha em pó, eu vou anunciar o vencedor no sábado bem cedo e espero que o vencedor me mande o endereço bem rápido para que eu possa enviar o pacote no mesmo dia. Eu estou mais ansiosa do que qualquer um com o sorteio. Adoro sorteios.

Esclarecendo:

O pote de baunilha em pó será sorteado no sábado 23 de julho, bem cedo, e o vencedor será anunciado nesse mesmo dia. O vencedor deverá enviar o endereço para mim, por email e eu espero postar no próprio sábado. E todos os que já comentaram e os novos comentadores da postagem Baunilhando estarão concorrendo as favas de baunilha que serão sorteadas no próximo sábado, dia 30/07. Boa sorte.





Se você deseja passear pelas receita de gelatinas de leite aqui tem duas delas:

gelatina de leite com morangos frescos.

E também há uma receita que eu adoro muito que é gelatina de leite de coco com salada de kiwi e tangerina



Gelatina de leite com baunilha e morangos em calda


1 litro de leite desnatado
Cerca de meia xícara de açúcar
Raspas de meia fava de baunilha ou meia colherzinha de chá de baunilha em pó
4 folhas de gelatina

Como:

Leve o leite com o açúcar e as raspas de baunilha ao fogo médio e mexa até ferver. Quando ferver retire do fogo e deixe de lado. Enquanto isso amoleça a gelatina em água fria. Escorra a água e transfira as folha de gelatina amolecidas para a mistura de leite ainda bem quente e misture bem para dissolver. Mexa bem até dissolver totalmente a gelatina e você não deverá precisar voltar com o leite para o fogo. Divida o leite em copos de vidro, potinhos, ramekins ou numa forma grande untada (se preferir). Deixe esfriar um pouco e leve para gelar por pelo menos 6 horas. O melhor é gelar a noite toda. Para desenformar passe uma faquinha na borda do potinho e mergulhe o fundo do pote em água bem quente. Coloque um prato sobre o pote e vire a gelatina sobre o pote. Se não quiser sair aqueça o fundo mais um pouco que a gelatina desenforma sem problema.

Obs. Não precisa untar os ramekins ou copos, apenas unte com um pouco de óleo se for usar uma forma grande.

Obs. Você pode usar 500 ml de leite e 500 ml de iogurte se preferir. Mas ferva apenas o leite, dissolva a gelatina na parte do leite, deixe o leite esfriar bastante e antes que endureça e adicione então o iogurte, antes de dividir em potinhos. O iogurte não pode ser aquecido de jeito nenhum pois talha!

Calda quente de morangos

1 xícara de morangos bem lavados
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar
um tanto de água

Leve os morangos com a água e o açúcar ao fogo numa panelinha e deixe que fervam levemente. Sirva com pudins ou gelatinas.

Comentários

Glau disse…
Clauzinha, eu sou da turminha fã de baunilha.. assim como vc meu cheiro é de baunilha! creme, perfuminhos, sabonete! AMO

Tenho tanta vontade de comer da sua comida! Bjos pra vc. Glau
Claudia disse…
Glauzinha, dear, da próxima vez que você vier para as Ôropas você passa uns dias aqui e come com a gente todos os dias...

Beijos,

Clau
Cininha disse…
Olha que engraçado, vinha eu á procura de uma receitinha para a baunilha e encontrei esta, mas hoje não me apetece gelatina, por aqui está frio, nem sei como!! mas o que me apetece é pudinzinho ou leite de creme como diz o meu pardalito :-)vou ver :-)bjs
Claudia disse…
Alcina,

Leite de creme é mesmo uma graça. Muitos beijos no Pardalito por mim.

Claudia
® disse…
Minha mana trouxe dos Eua um spray p casa com cheirinho de 'vanilla'...
não tem um que não diga..."cheirinho de bala no ar"...rs
O pudim ficou lindo com as pintinhas.
Boa viagem!
Um bejim procê!
Susana Gomes disse…
Eu adoro gelatina feita com leite, sumo de laranja, de frutas variadas, panna cotta, adoro tudo isso. E se tiver baunilha, então adoro ainda mais! :))
Beijinhos
Cristina disse…
Oba!! mais baunilha, amei!!
Essa será a sobremesa do próximo jantar com as amigas!!
Bj
Aninha Padredi disse…
Receita booooooouuuuuuaaaaaaa!!! Que vontade! Fiquei babando! Nhamy, nhamy!
Beijocas
Claudia Lima disse…
Muita generosidade a sua em sortear as favas de baunilha. Imagino que seja um perfume só!
Uma sobremesa leve e com cara de verão!
Bjs :)
Lari/Jê disse…
Ai que delicia!!!

Que água na boca!!!

beijinhos Pequena Jê
Hiria disse…
Adoro o seu blog, suas receitas e as fotos são maravilhosas!
Parabéns!
Falando de baunilha nada como o seu aroma...dá água na boca!
bjs
Unknown disse…
Como ficou lindo o contraste do branco com os pontinhos pretos.

Beijos

Postagens mais visitadas