Geléia de Mirtilos com Maça






Finalmente, a receita da geléia de mirtilos com maça. Essa é uma mistura deliciosa que eu faço pois acho que a geléia de mirtilos pura tem sabor muito intenso e, além disso, muito dificil de gelatinar sem adiçao de pectina. A adiçao da maça além da consistencia devido ao fato de maça ser uma fruta com muita pectina, ajuda a remoldar o sabor da geléia de mirtilos, de forma mais suave e mais densa. Geralmente, quando faco geléia de mirtilo, eu nao peneiro, sempre deixo as casquinhas incorporarem-se com os sucos da geléia. Mas desta vez eu fiz diferente. Eu fervi as frutas com um pouquinho de agua, depois que elas estavam amolecidas, se desfazendo, eu retirei do fogo, peneirei, amassando bem para retirar todo o suco. Depois eu transferi o suco grosso (cheio de polpa pois eu amassei bem na peneira) para uma jarra medidora para ver quanto liquido havia e a partir da quantidade de liquido eu calculei a quantidade de açucar a ser adicionada a geléia.

No caso, eu obtive cerca de 800ml de liquido (na realidade foi um pouco mais) o que me levou a adicionar 3 dl de açucar. Como calcular a quantidade de açucar? Se voce nao sabe como calcular a quantidade de açucar na hora de fazer geléia? Eu explico abaixo.





Como calcular a quantidade de açucar?

Uma geléia tradicional em geral contém quantidades iguais de fruta e de açucar. Por exempl:

Para 1 kg de morangos adiciona-se 1 kg de açucar.

A informacao nutricional que vai aparecer no rotulo vai indicar que contém 50% de fruta, ou seja 50g de fruta/100 gramas de geléia, o que é um contéudo razoavelmente alto de fruta considerando-se que ha geléias com 25%, 30% ou 40% de fruta.

Mas eu nao gosto destas geléias com quantidades iguais de fruta e açucar. Acho que elas sao doces demais, nunca consegui gostar de comer geléia exatamente por isso, por serem muito doce. Antigamente o açucar servia como forma de conservar a geléia, matando as bactérias e ajudando a preservar por longos periodos. Mas hoje em dia sabe-se que quantidade menores de açucar sao suficientes para ajudar a preservar e com geladeiras e freezer é possivel conservar sem precisar adocar tanto. Nos dias de hoje é bem comum achar geléias comerciais com 60% ou 70% fruta. e 30% açucar.

A minha regra é


Para 1 kg de morangos (ou outra fruta qualquer) eu adiciono 50% da quantidade de fruta de açucar. Se vou usar 1kg de morangos, eu vou adicioar 500g de açucar a geléia.


Dependendo da fruta adiciono ainda menos, 30% ou 40% da quantidade de fruta. Se estou usando 2kg de morango e os morangos sao saborosos e doces vou usar 600g ou 400g de açucar. Se fosse fazer uma receita tradicional precisaria adicionar 2kg de açucar para uma receita com 2kg de morangos.


Mas quem precisa de tanto açucar? Talvez uma geléia ruim, altamente comercial, para mascarar a ma qualidade das frutas usadas no processo. Quando as frutas estao boas é quando elas servem para fazer uma boa geléia.



Geléia de Mirtilos e Maça


500 gramas de mirtilos
300 gramas de maça (duas maças grandes)
250 gramas de açúcar (use mais, ou menos, se preferir)
Duas colheres de sopa de suco de limão

Como:


Coloque as frutas numa panela de fundo grosso, adicione 100ml de água e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe que cozinhe até as frutas amolecerem, cerca de 10 minutos. Retire do fogo e passe a mistura pela peneira e retire o maximo de suco que puder. Meça a mistura e calcule entao a quantidade de açúcar. Leve a panela de volta ao fogo, adicione o açúcar e o suco de limão e deixe cozinhar ate atingir uma consistência gelatinosa. Quando estiver no ponto transfira a geléia para três potes esterilizados. Essa receita rende aproximadamente três de potes de 250ml a 300ml.




Deixa eu provar a geléia mamae...

Comentários

Tem tudo para ser deliciosa!

Beijinho
Adriana disse…
Cláudia, que delícia passar por aqui e perceber que voltou a alimentar o blog. Sempre gostei muito de ler suas histórias e suas receitas tão permeadas de saudades e ao mesmo tempo tão carregadas de afeto desse lugar lindo que imagino ser a Noruega. Por um longo período, fiquei afastada do meu blog e agora vou retomá-lo. Escrever, cozinhar me inspira e quero voltar mesmo que seja com intervalos maiores por esse pequeno prazer. Beijocas
Amei o seu blog :) Vim a procura de macarons e você tem um jeitão! Esta geleia também parece deliciosa! beijinhos

www.sotaodaverdinha.blogspot.com

Postagens mais visitadas