Ricotta Caseira






Eu adoro ricotta e queijos cremosos em geral. Adoro misturar ervas e temperos e comer tanto no pão como com vegetais, como uma pastinha. Umas colheradas de ricotta nos "barquinhos" de endívia com azeite extra virgem, uns farelos de nozes e sal é uma delícia e super saudável. Descobri há pouco que ricotta contém o maior quantidade de vitamina entre todos os queijos. Preciso confirmar essa informação mas, enquanto isso, é um motivo a mais para fazer e comer.

Além disso ricotta é ainda mais fácil de fazer do que, por exemplo, queijo cremoso pois este último precisa ficar de "castigo" na bancada da cozinha por dois dias, a temperatura de 22C a 24C, até que talhe. A ricotta dá para fazer no almoço e servir no jantar. E ainda fica maravilhosa quando adicionada a diversas receitas doces e salgadas. Dá para fazer, por exemplo massa folheada de ricotta, pastel e tortas de ricotta e nhocchi de ricotta. Só delícias.



Um detalhe importantíssimo deve ser registrado: a receita desta postagem é uma versão caseira, adaptada, que nada tem a ver com a ricotta original. É uma receita A verdadeira ricotta, como o nome italiano diz, é recozida. A ricotta de verdade é produzida a partir do soro usado para fazer queijo. O soro recolhido no processo é "recozido" e colocado para drenar por uma segunda vez e os talhos que saem desse segundo cozimento produzem a "ricotta" tradicional. Mas esta ricottinha caseira é de sabor melhor do que qualquer ricotta comprada pronta. Vai por mim e experimente fazer a sua. Há uma outra receita ainda mais fácil se você conseguir achar "leite culturado". Mas o uso de limão é fácil e barato. Tudo o que você precisa é de um bom leite integral.




Ricotta Caseira (receita básica)


1 litro de leite integral (ideal é leite de fazenda não pasteurizado)
45ml de suco de limão (verde ou amarelo) peneirado
Pitada de sal marinho (opcional)

Como:

Coloque o leite numa panela de fundo grosso e, sob fogo médio, deixe que ferva e alcance temperatura entre 85ºC e 90ºC retire a panela do fogo e adicione o suco de limão. Mexa um pouco e deixe que descanse por 5 a 10 minutos. A temperatura ideal é 88ºC, mas a patir de 85ºC até 90ºC está valendo. Forre uma peneira de metal com linho ou pano de fralda bem limpos, coloque a peneira sobre um pote grande. Depois de 10 minutos o leite que já deve ter talhado e os sólidos do leite já devem estar separados do soro.


Coloque então todo o leite talhado na peneira forrada e deixe que escorra por pelo menos uma hora ou até drenar o máximo de soro possível. Quanto mais drenar, mais seca ficará a ricotta. Se, como eu, você prefere a ricota um tanto molhadinha, não deixe escorrer demais e não adicione sal ao leite. O sal ajuda a soltar ainda mais líquido e seca mais a ricotta. Eu gosto de ricotta sem sal e adiciono o sal na hora de comer/servir. Rende cerca de 400g de ricotta.

Sirva no pão com salzinho, azeite e um taquinho de vinagre balsâmico.




Comentários

Claudia Lima disse…
Eu fazia esta receita e fica realmente maravilhosa. Muito melhor que comprada pronta. O limão confere um sabor especial ao produto final.
Bjs :)
a disse…
Perfeito, nunca fiz!!
Vou levar a receita comigo ;)
Beijinho
Cininha disse…
Engraçado, esse ricota que só pelo nome até parece um queijo muito chique é afinal o nosso requeijão :-)
feito por cá por esse procedimento de cozer e depois escorrer a parte coagulada :-)
Eu adoro requeijão e na minha terra é tradição comer esse requeijão com doce de abóbora e nozes, uma delicia.
Vou experimentar fazer essa sua versão com limão, vamos lá ver como corre com a temperatura tão controlada, vou fazer no robot de cozinha que dá para marcar a temperatura :-)
Valentina disse…
Que recetia ótima de prática. Adorei. E vou com certeza fazer em casa.
IVA PASSOS disse…
Muito boa!! vou copiar. Dê uma olhada no meu Blog que tem uma receita caseira de Mascarpone, bjs
Clau disse…
Eu fiz uma vez e adorei, mas sua receita é mais prática, vou testar.Feliz Páscoa!

Postagens mais visitadas