Barra de tamaras com amêndoas e chocolate 75%...




Depois que eu abri a loja eu passei a procurar pela aí receitas simples de fazer, saudáveis e que envolvam ingredientes "chaves" da minha loja, alguns ingredientes que os noruegueses apreciam e consomem com frequência e outros nem tanto. Os noruegueses amam nozes e castanhas, manteigas de nozes e castanhas diversas e frutas secas e por isso esta receita caiu super bem. O lance funciona assim, eu mando email, convidando/avisando que vai haver "prova de receita" e aí eles vem até a loja, provam, compram os produtos (haha!) e levam uma cópia da receita para fazer em casa.

Meu plano inicial era fazer essas provas uma vez por mês, mas a loja já tem quatro meses de vida e só agora eu consegui organizar a segunda noite de "smakeprøver". Eu escolho coisas simples para estimular meus clientes a se arriscarem com produtos diferentes. Tipo uma saladinha de tofu frio ou receitas que levem três ou quatro ingredientes apenas. E como esta é a época em que as tâmaras aparecem em muitas receitas árabes e do oriente médio, por conta do ramadã, eu achei uma boa idéia fazer barras de tâmaras que são super fáceis de fazer e super deliciosas, deliciosas mesmo.



Meu projeto agora, depois da loja fazer um imenso sucesso (sonhar pouco é bobagem) é abrir um estúdio de cozinha, o que eu estou chamando de "kitchen studio" e aí essas noites de provas acontecerão numa cozinha especial onde o povo interessado vai poder aprender a fazer e comer e ainda pode comprar os produtos bem bacanas para produzir todas as receitas em casa. Tudo muito fora do óbvio. Eu sou uma pessoa que está definitivamente cansada do óbvio, da facilidade acima de todas as coisas, da comida pronta e rápida e eu queria ver se dava uma provocada maior nesta gente aqui, queria ver eles se animarem a fazer umas coisinhas diferentes.

E sobre as barrinhas, bem, uma brasileira que passou aqui na loja e provou disse que estas barrinhas são uma mistura de paçoca com cajuzinho de festa... É que a manteiga de amendoim dá um sabor suave e delicioso de amendoim à mistura. Mas eu acho que as tâmaras é que são sensacionais, super versáteis, e se prestam muito bem para misturar com outros ingredientes. Eu amo tâmaras desde os tempos em que a Kopenhagen ainda vendia tâmaras cobertas com chocolate, alguém lembra? Infelizmente elas sairam de linha há, sei lá, mais de 15 anos...



Importante é que estas barrinhas são facílimas de fazer, basta processar tudo, por partes, juntar e depois prensar na forma forrada de papel e gelar por uma horinha pelo menos. Cortar e enrolar no papel manteiga. Além disso são super saudáveis. E daqui eu fico só imaginando que elas devem ficar maravilhosas se feitas com banana seca (banana passa). Se você tiver acesso a bananas passas experimente usa-las nesta receita no lugar das tâmaras e use qualquer noz no lugar das amêndoas. Castanha de cajú ou do pará, baru, amendoim ou avelãs.



As medidas desta receita são minhas, eu adaptei as quantidades aos ingredientes que tinha em casa e usei chocolate 75% de cacau, mas há receitas que pedem cacau em pó. Fica a gosto de vocês experimentar com o que estiver a mão. Já a receita em si está disponível em montes de blogs, como essa, essa e essa que se referem a estas barrinhas como Lärabar em referência as barras de tâmaras industrializadas que hoje se acha ao redor do mundo.




Barras de tâmaras com amêndoas e chocolate


450 gramas de tâmaras orgânicas sem caroço
200 gramas de amêndoas orgânicas com pele e sem torrar
180 gramas de chocolate com 75% de cacau
3 a 4 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim sem sal e sem açúcar

Como:

Num processador triture as amêndoas e o chocolate quebrado em pedaços até formar uma farofa grossa, transfira para um pote e reserve. Coloque as tâmaras no processador e processe bem até formar uma massa razoavelmente fina, adicione as amêndoas com chocolate e a manteiga de amendoim e bata até formar uma grande bola de massa homogênea. Forre uma forma quadrada ou retangular pequena com papel manteiga e usando as mãos pressione a massa na formar uma camada bem nivelada e homogênea. Molhe as mãos para evitar que a massa grude nas mãos. Cubra com filme plástico e leve para gelar por uma a duas horas. Corte as barrinhas e devore-as imediatamente. Se conseguir repetir embrulhe-as em papel manteiga e decore com barbantinhos coloridos...

Mantenha na geladeira em pote fechado para preservar a qualidade e evitar que amoleçam demais. Se você não devorar tudo elas aguentam ficar até uma semana na geladeira.

Rende de 18 a 20 barrinhas.

Comentários

Fiquei convencida com essas barrinhas. Essa ideia da prova é muito boa. Espero que consiga realizar esses seus sonhos deste lado só posso dar força moral :)
Já tem a loja online em português? Tenho que ir espreitar.
Beijo
Moira
Claudia disse…
Moira,

As noites de prova dão muito mais trabalho do que eu previa, mas não desisto delas, dão um bom resultado. Meu enteado, que é cozinheiro, vem ajudar na próxima... Ela há de ensinar a fazer e servir enquanto eu e Per explicamos e vendemos.. Uma coisa vem cansativa no fim. Mas vale a pena, me dá muita alegria.

Essas barras são uma coisa de louco, sem açúcar, sem sal e ficam um sonho pois as tâmaras são muito doces.

Ainda não há a loja em português, quem me dera, mas em breve em inglês.

Beijo,

Claudia
Camila Hareide disse…
Minha nega, um dia você vai passar a perna no Hellstrøm e vai ter um programa de televisão ensinando a norugada a cozinhar saudável e com produtos orgânicos! Vai por mim! Esse Natal decidi que todos os presentes que vamos dar serão do seu lojinha. Já entrei no lojinha um milhão de vezes, mas ainda não consegui me decidi... Claro que vou começar com os chás, mas tô duranga porque parei de trabalhar... Mas vamo que vamo! beijo
Claudia disse…
Camilitcha,

quem me dera... a gente está maluco por aqui tentando criar um espaço, mas não é fácil... tudo novo tanto para mim como para o Per e a gente ainda não sabe bem o que estamos fazendo, mas a coisa está andando, devagarzinho, mas está andando. Eu ando enlouquecida com centenas de páginas de catálogos de produtos e coisas legais para o Natal... uma coisa difícil demais escolher cada coisinha, planejar cada detalhe mas super excitante, é um imenso patchwork... Custa caro pacas montar uma lojinha nos trinques, caro mesmo, mas estamos sendo bem conservadores para não afundar o pé na jaca das dívidas, por isso mesmo é tudo mais trabalhoso. Mas vamos que vamos...

Parou com o trampo? Mas por que? Não foi para estudar norueguês eu espero? Foi? Você aprende mais no trabalho tenho certeza. Mas se decidiu deve ser para melhor.

Bj,

C.
Cláudia,
Lembrei agora, que essas barritas, podem virar bolinhas tipo trufa e dão um ótimo presente de Natal :)
Bj
Moira
Cláudia Marques disse…
Claudia, que coisa maravilhosa! Mesmo sem provar... mas vê-se pelo aspecto e acredito nas tuas palavras. :)

E adorei o "sonhar pouco é bobagem", já que é para sonhar, sonha-se a sério! :)

Continuação de sucessos para a loja.
Bjs
Isadora disse…
adorei a receita!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Gina disse…
Essas barrinhas, com o doce exclusivo das tâmaras, devem ter ficado ótimas!
Sonhar assim é começar a ser feliz só com a possibilidade. É como a preparação de uma festa.
Sabe com quem eu tive o prazer de me encontrar ontem? Com a Neide Rigo! Amei!
Bom final de semana, Cláudia!
Jane Rodrigues disse…
Que barrinha mais linda e me deu água na boca...rsrsrs
Te desejo sucesso em seu projeto ( de degustação) e em sua loja....e saiba que, nada que é fácil é tão prazeroso como buscar nossos ideais, então, mão na massa, que você colherá os frutos mais a frente....

Bjos e muita saude e prosperidade!!!
Anônimo disse…
Minha mentora nunca deixe de sonhar voce vai conseguir realizar seus sonhos, olha se precisar de uma ajudante pode me contratar rsrsrsrrsrs sua loja vai fazer tanto sucesso que voce vai ter que ter ajudantes, nao vai faltar candidatos rsrsrs bj e boa sorte na sua loja
Carla disse…
Olás tudo bem?
Estou começando um blog novo, sim mais um sobre comidas, mas fazer o que, paixão é paixão hehe ..

Passa lá depois, vou adorar a visita!

Grande beijo
Carla
http://dulce-sugar.blogspot.com
Cristina disse…
Olá Claudia,sua loja parece um sonho para nós no interior do Brasil e a ideia da Kitchen Studio é incrível...será sucesso com certeza!
Fiquei bem feliz quando vc falou em substituir as tâmaras por bananas passa...tenho na despensa,uhull!!
bj...
Anônimo disse…
oi Claudia

fico feliz com seus sucesso, continue perserando que em breve realizará a Kitchen Studio.
As barrinhas com certeza ficaram deliciosas, porém gostaria de saber onde achar a manteiga de amendoim, ou de caju como menciona o outro blog, moro em Campos do Jordão, interior de SP e aqui nunca vi tal produto. Posso substituir por outro ingrediente?
Bjs Marcia
Claudia disse…
Marcia,

Você pode fazer a manteiga de amendoim, basta torrar os amendoins sem sal, processar no liquidificador ou num processador com um tanto de óleo de amendoim ou outro óleo sem aroma, tipo óleo de girassol. Mas não use nem soja nem canola pois essas bodegas são transgênicas... e o azeite é muito perfumado. Não adiciono nem sal, nem açúcar, faço manteiga natural que fica ainda mais interessante.

Você pode fazer manteiga de qualquer noz ou castanha, basta processar bem até os amendoins torrados começarem a soltar óleo e formar uma pasta. E para "dar a liga" vá adicionando um tantinho de óleo a mais, apenas se for necessário, aos pouquinhos... fica tudo super perfumado e dá para usar em diversas receitas.

Bj,

Claudia
Juliane Dias disse…
Oi Caludia!
Amei a receita. Mas será que eu consigo apenas substituir o choocolate 75% por cacau ou preciso adicionar algum outro ingrediente também? E amedida continua a mesma do chocolate?
Estou louca para fazer essa receita!

Postagens mais visitadas