Abacate ao chocolate... Pudim de abacate com cacau



Já escrevi aqui diversas vezes que eu amo abacate e que cresci comendo e bebendo muito abacate. Eu costumo dizer que eu sou pelo menos 50% abacate, de tanto abacate que minha mãe amassou e bateu no liquidificador para mim. Eu conto para as crianças que eu bebi abacate com leite e/ou com leite e banana todos os dias da minha infância. Literalmente to-dos os dias eu tomava uma vitamina de abacate ou abacate com banana. E já maiorzinha, quando eu saia sozinha para uma lanchonete ou uma loja de sucos eu sempre pedia vitamina de abacate. Cresci numa casa onde havia um abacateiro enorme, que além de dar abacate ainda era o lugar onde eu mais gostava de brincar. Eu passava os dias esparramada sobre os galhos do abacateiro. Desde pequena que eu gosto de subir em árvore e sempre que eu falo isso me vem a mente o abacateiro imenso, de galhos grossos e longos da minha infância.




Em São Paulo plantei muitos abacateiros, também colhia abacates no quintal, eles davam tanto, mas tanto, que era impossível dar conta. Todo mundo levava um pouco e alguns ainda ficavam ali no chão para as lebres e os lagartos da Granja Viana. Minha mãe também fazia creme de abacate com sorvete de baunilha, uma das minhas sobremesas favoritas. Em São Paulo comecei a bater abacate com sorvete e morango, e abacate com sorvete de chocolate e ficava com consistência e sabor maravilhosos. Abacate é uma fruta super saudável e deliciosa e serve de base para um arsenal de misturas maravilhosas, fica perfeita quando usada como base para mousses ou pudins.



Abacate produz um pudim de chocolate maravilhoso se batido com cacau em pó. Além de simples de fazer é uma sobremesa extremamente saudável, deliciosa e fácil de fazer já que basta misturar abacate, com cacau em pó, cacau puro sem açúcar e um tanto de açúcar ou mel. Além de super barata já que abacate no Brasil é super barato e farto. O mais interessante é que receitas com misturas doces de abacate, tão típicas do Brasil, andam pipocando em vários blogs, jornais e revistas do mundo todo. O abacate é apresentado como uma espécie de super novidade culinária pois além de saudável serve como um elemento curinga para dietas vegetarianas e vegan. E pensar que eu cresci comendo cremes de abacate.



Eu tinha uns mini biscoitinhos champagne de rosas em casa e aproveitei para servi-los junto com o pudim de abacate e chocolate. A mistura ficou perfeita e é uma delícia mergulhar os biscoitos no creme. Também esfarelei alguns biscoitos e salpiquei por cima das tacinhas. A farofinha de biscoito dá um toque crocante todo especial ao doce e eu recomendo servir este pudim com uma farofinha de biscoito doce, o que você preferir.




Pudim de abacate com chocolate


Polpa de um abacate grande (de 400 a 500 gramas)
3 a 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
Acúcar ou mel a gosto
Algumas colheradas de leite ou leite de coco

Como:

Coloque tudo o copo de um liquidificador ou processador e bata até obter um creme denso e homogêneo. Leve para gelar por pelo menos 30 minutos e sirva com frutas ou biscoitos. Os biscoitos da foto são uns mini biscoitos de champagne de rosas. Eu aproveitei para esfarelar alguns sobre os pudins, além de dar um tchan no sabor do pudim os farelos com de rosa dos biscoitos ficam lindos sobre o creme marrom.

Rende 4 porções.



Amanhã cedo eu volto com o resultado do primeiro sorteio de baunilha.

Comentários

que coincidencia, eu acabei de receber uma sacola cheia de abacates, aqueles redondinhos com as casca escura, la de Petropolis, ja tenho o que fazer :) Bjs
Claudia disse…
Soninha, que inveja.

Abacate aqui é uma desgraceira, são em geral muito ruins, principalmente comparando com aqueles abacates manteiga enormes e maravilhosos que cresci comendo.

Se você tiver um cacau puro de boa qualidade, o que você deve ter, vai chapar e viciar nessa "mousse" de chocolate super glam... mesmo você que não é chegada em doce vai adorar pois é muito bom.

Beijos querida!

Claudinha
mollymell disse…
Hummm!!! Eu adoro abacate, mas quase não como mais. Os abacates daqui além de muito caros são pequenininhos :(

Nunca pensei que fosse possível fazer pudim de abacate. Deve ser uma delícia.
Nina disse…
Querida,
na verdade lhe escrevo em solidariedade. Que tragédia horrível na Noruega, no mundo.
Espero que tudo fique o melhor possível, e que suas crianças e vocês estejam em paz.

Beijo
Claudia disse…
Regina,

Experimente, fica uma delícia mesmo com mini-abacates.


Nina,

Estamos todos devastados, foi um massacre na pequena ilha, uma coisa impensável. Vai marcar este país para sempre. Eu ainda sinto com se fosse um pesadelo, sabe? Difícil de acreditar. Mas nós estamos bem, vamos para Oslo amanhã, e de lá para Copenhagen de navio, mas vamos com o coração partido pois estes fatos deixaram todos muito devastados.

Beijos,

Claudia
Claudia Lima disse…
É uma combinação inusitada. Não me ocorreria misturar tb.
Acho que não posso me queixar dos abacates que aparecem por aqui. São gostosos.
Inclusive tenho um na geladeira que precisa ser utilizado.
Bjs e boa viagem :)
SELIA disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SELIA disse…
Obrigada pela receita.

Já fiz duas vezes, coloquei cacau em pó e um pouco de suco integral de uva e mel, leite em pó, ficou delicioso!

Postagens mais visitadas