terça-feira, 26 de agosto de 2008

Slow Food Brasil





Há muito admiro o projeto 'Slow Food', e seu filho 'Slow Food Brasil', assim como o 'Slow City' e todos os estilos de vida lentos que existem e possam vir a existir 'pela aí'.

Sou totalmente avessa ao mundo industrializado, principalmente comida industrializada, do 'ready made', e do 'fast food', ainda que eu ame provar e deglutir comida de rua, aquela servida pelas baianas nas ruas do Rio, os sanduíches de 'carne louca' das tias do cachorro-quente, os churrasquinhos 'de gato que mataram o guarda' e os velhos angus do Gomes. Comida que se come em pé, no meio da rua, com imenso prazer e cheias de sabor. O projeto do 'Slow Food' e do 'Slow Food Brasil' de certa forma contribuem para o melhoramento da comida de rua já que a questão da qualidade do alimento é fundamental.

Eu acho importante apoiar iniciativas que defendem novas atitutes em relação ao que se come e a produção de alimentos. Principalmente porque a questão dos alimentos, e de como eles são produzidos, está intimamente ligada ao triste fato de tanta gente, milhões de pessoas no mundo todo, principalmente populações rurais, não comerem diriamente, ou comerem infinitamente menos do que deveriam.

É importante frisar que a produção de alimentos, o modelo que domina a produção de comida no mundo hoje, está intimamente ligado a pobreza que causa a fome. Fundamental exibir a relação entre agricultura comercial e pobreza e, acima de tudo, revelar a relação entre agricultura para exportação e a fome; e a relação entre os subsídios agrícolas dos país ricos e a fome.

Por querer esclarecer tantas conexões e relações pouco claras eu aceitei o convite do 'Slow Food' para divulgar os textos publicados pelo site do 'Slow Food Brasil'. Os assuntos dos textos estão ligados aos problemas que interessam ao blog Sabor Saudade. E agora, ao invés de ir até o site deles para ler os textos, eu os leio aqui mesmo e ainda incremento o meu blog.

Qualquer blogger interessado em publicar os textos do 'Slow Food Brasil' pode fazer isto de maneira muito simples, basta incluir o link abaixo,

http://feeds.feedburner.com/slowfoodbrasil

como 'feed' e anexa-lo como um novo gadget ao seu blog. Facinho, não?

Acho que este blog está começando bem. Para aqueles que ainda não conhecem o 'Slow Food Brasil', visite:

http://www.slowfoodbrasil.com/

Cheers.

domingo, 24 de agosto de 2008

Novas da Claudia



Uma novidade, um blog para falar de comida. Foi criado para que eu possa sair por aí comentando os blogs de comida espalhados por aí. E aproveito para contar minha história pessoal. Falar dos meus sabores pessoais.

Existe uma enxurada de blogs de comida por aí. Alguns maravilhosos, outros forum entre amigos (os mais divertidos) e outros onde as pessoas fazem uma seleção de receitas de livros de chefs 'famosos'. Tem de tudo. Super divertido navegar pelos blogs. Fotos lindas, outras nem tanto. Mas boas receitas em geral.

Eu, bem, o fato é que eu não sou fanática por cozinhar, sempre gostei de cozinhar, mas de vez em quando, sem obrigação diária. Eu gosto mesmo é de comer. Aqui, na Noruega, faltam os sabores, todos os sabores que acompanharam a minha, principalmente os do Brasil, aqueles da família, dos amigos, e dos botecos do Rio.

Este blogzinho meu não vai revolucionar a culinária de lugar algum, não vai usar produtos locais, mas distantes, e não vai se inspirar em livro de grandes chefes. Este blog vai relatar o esforço diário de uma moça carioca, muito carioca, de alimentar sua famiília com qualidade já que ela não tem o que comer longe de casa.

Este blog é para relatar a experiência na cozinha de uma mãe que preferia estar sentada num bom restaurante. Eu nasci para crítica, e não para cozinheira!

Espero tempo e disposição para contar tudo o que se passa na minha cozinha. De morrer de rir!

Claudia