A alegria do brinde feito em casa: O meu licor de ameixa



Lembram daquele mundo de ameixas que colhemos nas ameixeiras do nosso jardim? E daquele licor de ameixas que estava maturando? Pois o tempo passou rápido e o licor ficou pronto. Esta semana ele estava no ponto e além de presente todo especial, para pessoas muito especiais, foi nosso delicioso brinde de Natal. Para a minha surpresa, grata surpresa, o produto final não ficou muito doce, muito pelo contrário. Produzi um licor de ameixas perfeito, pura harmonia entre frutas, açúcar, cachaça e aromas. Foi minha primeira experiência e eu não sabia o que esperar e como as frutas estavam bem doces temi que a quantidade de açúcar fosse grande demais, mas ficou perfeito.



Para quem não lembra, eu usei uma receita italiana de licor de ameixa, do licor bargnolino, mas fiz no escuro usando cachaça e açúcar de beterraba e não sabia o resultado que iria obter. Depois de provar o resultado tudo o que eu espero agora é que as minhas ameixeiras produzam a mesma quantidade de ameixas no verão que vem pois vou trazer do Brasil alguns litros da melhor cachaça orgânica que eu encontrar e o melhor açúcar de cana orgânico do Brasil. Aí sim meu licor vai ser o melhor licor de ameixas orgânico do mundo... Me aguardem!



Espero que todos vocês tenham tido um feriado esplêndido e tenham comido tão bem quanto eu. Fiz um bacalhau espiritual, uma receita tão familiar que é quase uma homenagem aos meus antepassados. Foram muitas lembranças e muitas saudades, tudo isto numa receita de peixe. Mas também fiz uma peça enorme de costela de porco com muito alho e vinho branco afinal estamos na Noruega. De sobremesa um pavê banhado com muito licor de ameixas. Entre as camadas do doce coloquei uma camada generosa de ameixas drenadas do licor e ficou um sonho. Como o pavê ficou muito alcóolico, recomendado para adultos apenas, fiz um pudim de chocolate para as crianças mas que agradou a todos.




Feliz natal, queridos!

Comentários

Dani disse…
Boas festas, Claudia, não só o licor, mas tudo em tua casa deve ter saído o fino da bossa!
Um beijo grande,
Claudia disse…
Dani, obrigada!

Sim, foi tudo super bom e acertado este ano, mas nem sempre tudo dá certa!

Boas festas para você também!

C.
Claudia Lima disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Lima disse…
Claudia o licor ficou com uma cor realmente linda! Uma perfeita alusão ao Dia de Natal. Que bom que deu certo!
Aqui foi tudo tranquilo, mas com a cozinhança de sempre. Depois foi bater papo com a família através da Skype, hehe... Tempos modernos!
Deu até para ver o pessoal pela camera.
Feliz Natal a tods vcs!
Um grande beijo! :)
Camila Hareide disse…
O Natal já passou e cheguei aqui atrasada... Mas notei pelo ar do texto que foi feliz sim! Então aproveito pra desejar uma ótima virada de ano! Comprei TODAS as barrinhas de blød nougat que achei no Rema 1000 e lembrei muito de ti. Ainda não mexi com elas...

Triste que não vamos noscruzar em Trodheim em fevereiro, mas fico feliz por você estar visitando a terrinha.

Um beijo
Gina disse…
O licor deve ter ficado ótimo e as garrafinhas são um encanto. Além disso, você decorou de modo gracioso e resultou num belo presente.
Tão bom quando tudo dá certo, não é?
Estou com umas favas de baunilha e pretendo fazer extrato, que sempre me lembra você, como usuária frequente.
Bjs.
Isabel disse…
Claudia, o seu licor ficou com uma cor linda! E as garrafinhas, que charme!!
E a descrição desse pavê deixou-me de água na boca, hihi. Quanto ao bacalhau espiritual é das minhas receitas preferidas de bacalhau, um autêntico pitéu!!
O nosso Natal foi ótimo também, mas ainda estou de barriga cheia de tanto comer!! Exagero sempre!
Bjs
® disse…
Clau!
O q vc ainda não faz, fia?!
Até licor...gosto de vc pq é prendada, chique purdimais e tem essa simplicidade em nos ensinar..:D
Nos q ficamos com sabor de saudade qdo demoramos te visitar...
Que Deus a abençoe nessa nova etapa, lhe traga vitórias e alegrias, viu?!
Boas festas para vc e seus amados!
Um bejim!!
angela disse…
seu licor ficou lindo,o meu de jaboticabas fica desta cor, adoro! espero que a virada do ano repita momentos de alegrias do natal! bjs
Teu licor está com uma cor linda.
Eu também costumo fazer, o de 2008 ainda não abri para provar, em 2010 optei por fazer compota, e agora depois de ver o teu tenho que ir provar o meu hehehe
Bjs
Moira
lian disse…
achei muito legal seu blog !!
adoro essas receitas maravilhosas, e também procuro aproveitar ao máximo minhas ameixas.
adorei o molho agridoce. excelente ideia.
bjs
eliane
http://elianeapkroker.blogspot.com.br/
Claudia disse…
Eliane,

Se você tem bastante frutas em casa faça de tudo um pouco. A produção de molhos, geléias e licores com frutas caseiras é a melhor coisa. Este ano fiz licor de framboesa e depois uso para fazer drinks, fica sensacional. Recomendo.

Legal teu blog, muito bacaninhas os relógios e as histórias. Bem contos de fada.

Claudia

Postagens mais visitadas