Creme de avelãs...



Uma sobremesa daquelas fáceis que parece até truque. Ela estava na gaveta do blog, deveria ter saído faz tempo mas foi ficando para trás. Eu queria publicar pois é uma misturinha tão fácil e tão saborosa que merece ser divulgada. O único senão nesta receita é que você precisa deixar o creme de leite depois de misturado com a massa de avelã esfriar totalmente, depois colocar para gelar por uma noite inteira e só bater a mistura no dia seguinte. De resto é tudo muito simples e requer apenas dois ingredientes muitos fáceis de se achar por aqui.



Se você não achar a massa de avelãs, que nada mais é do que uma manteiga de avelãs adoçada, você pode usar manteiga de amendoim, creme de castanha do pará, pasta de pistache. Se preferir use uma pasta gianduia comercial com chocolate, tipo nutella, por exemplo. Vai deixar o resultado final achocolatado mas muito bom. Afinal, desde quando chocolate estraga alguma coisa? Lembre que, se for usar manteiga de amendoim sem açúcar você vai precisar adoçar o creme antes de bater.






Creme de avelãs

300 ml de creme de leite fresco
300 ml de pasta de avelãs com açúcar (pasta gianduia)


Como:

Pique a manteiga em pedacinhos e coloque numa bacia ou tigela de vidro e reserve. Coloque o creme de leite fresco numa panelinha e leve ao fogo sobre fogo baixo. Deixe que esquente, até quase ferver, mas não deixe que ferva. Antes que o creme ferva retire do fogo e derrame sobre a manteiga de avelãs picada e mexa bem até que a manteiga dissolva totalmente. Deixe esfriar levemente e leve para gelar por pelo menos oito horas. Depois de gelada bata como um chantilly. Coloque o chantilly de avelãs num saco de confeiteiro e distribua o creme em potinhos de vidro. Decore com frutas ou nozes picadas. No pote da foto eu usei morangos fora de época picados e uma farofinha de pistaches levemente salgado para quebrar o doce do creme.


Rende quatro porções




O creme fica com uma cor bem clara pois a massa de avelãs tem um tom claro de marrom. Se você desejar adicionar um tanto de chocolate derretido para dar cor e sabor também está valendo. Eu escolhi não adicionar nada a mistura e deixar o creme bem suave, pura avelã...


Comentários

Valentina disse…
Claúdia, parece muito bom. A cremosidade me atraiu. Adoro tudo que é cremoso. Parece que abraça a alma.
Babette disse…
que apetitoso!!!
Babette
Sarah disse…
Que delicia Clau!!! Amei a borboleta! Fofa demais...

Bjos
Isabel Salvador disse…
que bom aspecto e que bem decorado gostei muito bjokinhass
moranguita disse…
claudia que maravilhosos que esta este seu creme.
perfeito memso.
beijinhos

Postagens mais visitadas