Você é feita de que?



No canto frio onde eu vivo faltam algumas condições básicas para a sobrevivência humana 12 meses ao ano, tipo luz natural, luz do sol. Durante alguns meses do ano, verdade seja dita, a luz abunda e os dias são longos, muito longos. Mas durante a maior parte do ano os dias são bem curtos e o sol não aparece, ou aparece por uma ou duas horas. A luz do sol, principalmente os raios ultravioleta (UVB), é fonte fundamental de vitamina D que entre outras coisas é fundamental no processo de absorção de cálcio pelo organismo. Vitamina D é produzida pelo corpo humano quando este é exposto a luz do sol diariamente. Onde não há sol suficiente é necessário achar uma fonte suplementar. Em geral com cápsulas de vitamina D ou comendo muito peixe, tipo arenque, pois os peixes são as maiores fontes alimentares de vitamina D.

Entre a montanha de doenças que a falta de vitamina D pode causar está a depressão já que o sol e a luz ajudam a manter o entusiasmo e a moral alta. Consumir vitamina D ajuda o povo a não pirar, não ficar deprê, e todo mundo toma suplementos diários de vitamina D por aqui, além de Ômega 3 (óleo de fígado de bacalhau). Mas eu sou feita de outro material, meu esqueleto precisa de mais do que vitamina D e ômega 3. E para manter a minha moral e meu entuasiasmo tinindo eu tomo cápsulas diárias de extrato da cerejinha princesa da Amazônia e cápsulas de pó de guaraná, só com doses extras de cafeína para aguentar o tranco de tanto trabalho e responsabilidades num clima noturno como este. Na foto o meu coquetel amazônico diário.

Comentários

Claudia Lima disse…
Aqui na Florida temos sol em abundância e as pessoas estão sempre bronzeadas, mas em algumas é falso.
Segundo um dermatologista que meu marido consultou a cidade onde moramos é onde existe o maior índice de cancer de pele aqui dos EUA. Durma com esta.
Eu nunca tomo sol, sou branquinha como a neve, mas acho que estou precisando de uns raiozinhos.
As pessoas aqui nos EUA tb tem problemas com deficiência de vitamina D.
A gente tem que se cuidar!
Bjs :)
Cláudia Marques disse…
Cláudia, eu tb não sei como sobreviveria com tão pouco sol. Provavelmente faria como vc, só com a ajuda preciosa desses suplementos.
Felizmente aqui temos sol cerca de 300 dias por ano, apesar de a semana passada termos tido os dias + frios do último ano, com temperaturas negativas até aqui no centro/sul, o que não é muito vulgar. Mas sempre com um pouquinho de sol... pelo menos nesta parte do país: um céu azul resplandecente, e um frio de rachar!
Nevou em muitos locais onde isso é raro, mas aqui na zona de Lisboa não nevou, aqui é mesmo raríssimo...

As suas túlipas são lindas!
Bjs
Unknown disse…
Claudinha,

você me lembrou algo que eu tomava quando criança, óleo de fígado de bacalhau kkkk
Era todo santo dia e toda hora, ecati, pior que eu gostava do cheiro dele, mas colocar na bocaaaa, saia correndo.
Bjs querida e boa semana.
Claudia disse…
Clauzinha,

Não é só na Florida não, guria. Aqui o povo é tarado por sol artificial já que precisam de banhos de luz. As lojas de bronzeamento existem em todas as esquinas e todos os cantos. No meio do nada tem uma loja de bronzeamento aritficial. Loucura. Ficam todos tostados, rosados e vermelhos o ano todo. E dá-lhe cancer de pele. Mas eu aboli o filtro solar por aqui. Foi necessário pois o filtro dificulta a formação de vitamina D na pele. Beijos!

Claudinha,
Se as temperaturas foram abaixo de zero em Portugal você não pode imaginar o que está isto aqui. Prá lá de -10C, -20C e -30 nas serras e montanhas das redondezas. Puro gelo e metros de neve quando a temperatura melhora um pouquinho. Horror! Haja guaraná! Beijos.

Nana, pobrezinha, óleo de fígado de bacalhau todos os dias foi maldade o que fizeram com você! Beijos,

Claudia
Glau disse…
Clau, gosto de gente como vc.. "se não tem tu, vai tu mesmo!!" isso ai e dale guaraná e açaí na veia!
bjo queridona, glau
Isabel disse…
Adoro guaraná, "a planta da vida" dos índios da Amazônia. Com esses frutos mágicos será mais fácil passar o inverno:)
Cláudia,
É um coquetel e tanto, não?
E eu que nao sabia que a falta de vitamina D é uma das causas da depressão.
Xô, depressão.
beijos

As tulipas estao lindas.
Bergamo disse…
Olá Claudia!
Esse xarope é da Monin http://www.monin.com.br/, são produzidos nos EUA. Compro em algumas casas especializadas aqui em SP. Sempre compro na Central do Sabor, Metapunto, Empórios Árabes perto do Mercadão. Você não os encontra aí na Noruega?
Beijos,
Bergamo
Olá Cláudia,
Eu não sei se conseguiria viver com tão pouco sol, mas quando tem que ser a gente se acostuma, não é? Agora compreendo porque é que os ursos hibernam hehehe
Hoje em dia não tomo qualquer tipo de suplemento alimentar, por isso faço o possível por ter uma alimentação variada e equilibraa tanto quanto possível.
Já tomei a minha dose de óleo de fígado de bacalhau (a minha e a dos outros), numa época em que os pediatras aconselhavam, diziam que era bom para o crescimento, e como foi há muitos anos não havia em cápsulas era tipo xarope pela goela abaixo, acho que fiquei traumatizada.
No seu caso esses suplementos são quase uma forma de matar saudades de casa :))
Bjs
Manuela
Olá Cláudia!!

Desde sempre que me pergunto porque não tive a sorte de nascer num país tropical...

Amo sol, adoro sol, venero sol!...para mim não há nada como dias soalheiros!
Acordar de manhãzinha e haver sol lá fora é meio caminho andado para a minha boa disposição!

Quando os dias estão cinzentos tudo me parece cinzento também... tudo me custa tanto, mas tanto, que preferia ficar todo o dia a dormir!
Não é que não goste de um dia de chuva, mas apenas gosto de chuva no meio de muito sol...eheh!:)

Quanto às suas super vitaminas tão exóticas, acho maravilhosas!!...

Eu tomo todos os dias um sumplemento vitamínico que tem TUDO em 1...
Primeiro comecei com a vitamina C, depois comecei a ler sobre a importância do àcido fólico e comprei...depois achei que seria melhor comprar algo que já tivesse tudo, ou ficava louca com tantas pastilhas!!!:)

Eu costumo encomendar imensas coisas da "Now foods" (vitaminas, creme de vitamina E e outro de ácido hialuronico) pela internet porque além de serem super baratas em relação ao que se vende por aí, só utilizam productos naturais!... Notei uma diferença incrível!!:)

Acho o máximo estes seus posts tão didáticos e pertinentes!!!
:)
Claudia disse…
Glau,
Sou feita de açaí e movida a guaraná. Preciso muito mais do que vitamina D.

Isabel,
O guaraná é a planta da vida e a lenda indígena é linda. Uma das lendas mais incríveis da mitologia brasileira.

Helô, este é meu coquetel do bem!!

Bergamo, vou ver se acho por aqui, mas nunca tinha reparado. Obrigada pela dica!

Moira, a eu sou de tomar poucas coisas mas a vitamina D aqui é coisa séria. O deficit de luz é muito grave. O óleo de fígado é obrigatório para as crianças aqui, mas hoje eles tem sabores e em cápsulas.

Leonor,

Eu também amo sol e viver com pouco sol é muito triste. É meu desafio diário por aqui. De resto eu aguento tudo com bom humor.

Açaí e guaraná eu tomo para agradar meu organismo. Acredito que ele sente falta dessas duas frutas.

Postagens mais visitadas