Uns dias e umas coisas


(Tormod e Estela felizes durante passeio ao lago congelado aqui pertinho. Foto feita usando a câmera do celular)

A todo momento inúmeras coisas povoam a nossa mente, são pessoas, lembranças, responsabilidades, lugares, atitudes, coisas diversas, sonhos, desejos, comidas, vontades e por aí segue a lista. Na minha cabeça, neste momento de começo de um novo ano, algumas coisas se destacam. Fiz uma relação de coisas com as quais eu encerrei 2008 e vou começar 2009.

O primeiro dia do ano sempre me lembrará o nascimento da minha filha e o aniversário dela. Foi um longo dia primeiro de janeiro, muitas horas de espera para ela nascer na madrugada do dia dois. Hoje faz nove anos. Começar um ano novo é sempre uma celebração à minha menina e estou curtindo muito planejar a festa desta semana..

Estive muito doente em 2008 e agora só penso em manter uma boa saúde. Eu me sinto super bem, saudável e na minha cabeça não há espaço para novas doenças. Não aceito doenças em 2009, estou recuperada e quero continuar assim.

Quero escrever muito e terminar de fato tudo o que já está terminado. São tantos os artigos, projetos, trabalhos e contos começados ao longo do tempo que eu já não sei mais o que está pronto e o que precisa ser acabado. Quero acabar tudo o que já está terminado e parar de ficar cultivando coisas inacabadas. Gosto de escrever e de ficar curtindo os textos, revendo, reescrevendo e fico enrolando para acabar, para dizer: acabado. Se não há um prazo definido para acabar, eu nunca acabo, mesmo o que já está acabado. Quero deixar nascer as novas idéias.

Vou dar mais tempo para mim. Ler mais e ler por puro prazer, não apenas leituras acadêmicas.

Vou cuidar mais do meu jardim, planejar a expansão desta primavera, quero aumentar o número de roseiras, acompanhar as tulipas, as peonies, as cerejas, as framboesas, as maças e claro, os meus morangos. Eu quero ver cada uma delas crescer de perto e deixar que elas morram sem sofrer.

Nadar mais, todos os dias da semana e não apenas três vezes por semana. Eu adoro meus dias de piscina, me fazem bem e me dão a maior energia. Mais natação em 2009.

Voltar à capoeira, ir toda semana e levar as crianças comigo. Elas curtem e precisam fazer capoeira. Eu sempre fiz capoeira, amo jogar capoeira e acho um luxo ter um grupo de capoeira tão legal como o União da Capoeira de Trondheim aqui na Noruega. Eu tive duas lesões no ano passado e meu retorno está lento demais. Capoeira é luta e machuca, mas a gente se recupera e depois passa. Preciso me organizar e levar toda a família para treinar capoeira de novo.



O grande desafio para 2009 será botar ordem na cozinha, fazer cardápios semanais e facilitar a minha vida. Se for possível fazer cardápios mensais e programar o funcionamento geral da cozinha. Limitar os horários de fogão e de supermercado. Parece que nunca páro de servir coisas. O que vai significar ordenar a comilança desregulada das crianças. Meu alvo. Quero que elas parem de querer beliscar a toda hora. As crianças já estão informadas das novas regras e até se divertem com elas, fizeram seus próprios cardápios para ajudar. Estou estudando um cardápio para unificar as prioridades de todos , ô coisa difícil...

Quero voltar a beber leite todos os dias. Sempre bebi muito leite mas recentemente deixei totalmente de beber leite. Quero voltar a ser criança e tomar bastante leite. Estou voltando, aos poucos. Não o meio litro diário de antes. Quero consumir mais cálcio, reforçar o esqueleto.

Mais tempo para as coisas do Per, mais conversas, mais planos, mais disposição para o dia-a-dia do meu querido marido. Os conflitos dele também são minha prioridade. Quero cuidar ainda mais dele, fazer mais companhia...

Relendo meus planos e pensamentos para 2009 eu reparei que tudo parece meio déjà vu e que na verdade o que eu quero mesmo é voltar a viver a minha própria vida de novo. Fiquei muito alterada em 2008 por estar doente e a vida que eu planejo viver em 2009 é a vida que eu levava em 2004, 2005, 2006, 2007. Uma loucura a forma como doença e ficar doente faz a maior bagunça na nossa vida.

Mas neste começo de ano vou ter que ficar longe das postagens por uns 10 dias, para acabar o trabalho mais importante do ano. Quando eu voltar à rede quero poder curtir tudo o que vocês escreveram e fizeram. Não que eu não vá dar umas passadas pelos blogs que eu sempre passeio, já que não são muitos. Mas vou me ausentar dos meus blogs por uns dias para poder relaxar e me entregar a um projeto muito, mas muito importante para mim.

E hoje é dia de festa aqui em casa. Amigos vêm comer feijoada e celebrar os nove da Estela. E no dia 10 de janeiro tem festa no lago gelado para as crianças da escola. Então tá, até breve! Tenham ótimos dias.

Comentários

Claudia Lima disse…
Uma vez li em algum lugar que "Temos que mudar muito para ser sempre os mesmos". Acredito muito nisto e acho que tem a ver com a nossa capacidade de adaptação ao que vai acontecendo na nossa vida.
As vezes nada como parar um pouco e botar tudo nos eixos. Esta deve ser a mágica do Ano Novo.
Eu preciso dar um tempo nos exageros. Andei comendo muito açúcar e me exercitando menos, dai aumentei um pouco de peso e isto me incomoda.
Quero voltar aos eixos: Fazer um pouco de dieta e mudar para melhor os hábitos alimentares e manter o peso.
Boa sorte nos seus projetos e xô pra lá doença! Estaremos todas por aqui, se Deus quiser!
Boa festa!
Bjs :)
Isabel disse…
Então espero que tenhas um 2009 cheio de saúde e que a tua vida regresse em pleno a ser como era, ou ainda melhor. Bom trabalho.
Bjs
Cláudia Marques disse…
Excelentes planos, Cláudia. Dá a sensação que vc está a "renascer", fico feliz que esteja cheia de energia. Feliz aniversário para a Estela, muita felicidade para toda a família.
Beijos.
Nina disse…
O que você quer, que assim seja!

Amém!

beijos grandes
Huuuummm...feijoada! Que delícia, Cláudia. Desejo um ótimo 2009 para vc e sua família, parabéns para a filhota e muitas alegrias.
Achei interessante a sua listagem de livros...quando eu li a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo fiquei encantada!
Pelo que li no seu post pareceu-me que seu 2008 foi um pouco um ano sabático. Alguma coisa do âmbito do seu "sentir" está querendo espaço...
Kisses
Claudia,
Em primeiro, parabéns para a Estela e tudo de melhor para ela.
Gostei de saber que seus problemas de saúde já se foram, e que você está aberta para uma vida absolutamente saudável.
Mas, de vez em quando, apareça para uma visitinha. Meu blog está de cara nova e de nome novo.
Que você consiga por em ação seu projeto.
Beijos
Isabel disse…
Cláudia, comentei mas esqueci-me de deixar os parabéns para sua querida filha Estela. Que seus nove anos sejam muito felizes.
Parabéns para a mãe também pela linda filhota.
Cininha disse…
Olá Claudia
Vinha para lhe passar um desafio que me passaram a mim há já um tempo e que só respondi agora por não ser muito fácil, mas vi que já o fez e muito bem.
Parabéns para a sua menina e tudo de bom para si longe das doenças.
Bjinhos
Glau disse…
Bezerrinha, me acabei de chorar com seu post..
Força na peruca e vamos com tudo em 2009!

bjokas, glau

Postagens mais visitadas