Já chegou quem faltava: biscoitos amaretti



Andei fazendo tantos biscoitos ultimamente, publiquei aqui alguns deles inclusive e, apesar disso, continuo a defender que não sou uma grande comedora de biscoitos. De verdade eu gosto mesmo de alguns biscoitos de amendoas e o meu biscoito favorito é o amaretti, o tradicional biscoito italiano feito com farinha de amendoas, açúcar, claras e licor de amendoas. Amarettis são deliciosos e bem fáceis de fazer mas eu nunca tinha publicado uma receita de amaretti no blog. Estava devendo uma, sem dúvida. Um dos motivos da demora é que, apesar do amor que sinto pelos amarettis, eu andava meio enjoada. Aqui em Trondheim tem um café e delicatessen italiana chamada Somma que produz um amaretti maravilhoso, sempre fresquinho, e eu andei comendo amarettis demais no café Somma.



Mas outro dia, zanzando pela aí, eu encontrei uma receita de amaretti muito interessante que eu precisava provar já que era diferente das receitas que eu conhecia. A receita, do blog Cream Puffs in Venice, leva chocolate em pó, ovos inteiros e muita essência de amendoas. A receita era bem grande, pedia 750 gramas de farinha de amendoas e eu reduzi bastante. Usei 250 gramas de amendoas apenas. Também não usei açúcar cristal na massa, mas açúcar de confeiteiro. Açúcar cristal só para enrolar. A quantidade de açúcar é pouca e, apesar de coberto de açúcar, o biscoito ficou bem pouco doce. Além disso usei licor Disaronno que tinha em casa ao invés de essência de amendoas. Não gosto de essências artificiais.



Amaretti

250 gramas de farinha de amendoas (amendoas moídas)
Meia xícara de açúcar de confeiteiro
3 colheres de chá chocolate em pó
2 ovos
1 colher de sopa de Disaronno ou outro licor de amendoas
Açúcar cristal para enrolar os biscoitos

Como:

Aqueça o forno a 180C e forre uma forma com papel manteiga ou com uma folha de silicone. Misture amendoas, açúcar e chocolate e reserve. Bata os ovos com o licor e adicione a mistura de amendoas e mexa bem até incorporar. Faça bolinhas com a ajuda de uma colher de chá, enrole com as mãos e passe no açúcar cristal. Arrume sobre a forma preparada e asse a 180C por 12 a 15 minutos, dependendo do tamanho do biscoito.

Rende 40 biscoitinhos



O acompanhamento perfeito de um biscoito amaretti, a recém aberta garrafa de licor Disaronno, para perfumar e esquentar.

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudinha ficaram super chiques e devem ser deliciosos. Infelizmente nunca provei.
Bjs :)
Mari disse…
Oi Cláudia!

Olha só como são as coisas... eu já sou super fã de biscoitos, mas acabo não fazendo muito (acho que fico meio com medo da massa grudenta, bobagem minha né), já você que não é fã, faz tantos, e tão lindamente... risos.
Adoro esses amaretti, e me animei ao ver a receita por aqui... que bom que é possivel reproduzir essas maravilhas em casa... os teus ficaram divinos!
Bjinhos,

Mari
Helena disse…
Gosto imenso da aparência desses biscoitos e nunca fiz....
Esses estão perfeitos!
Bj
Muito Bom dia Cláudia!!!

Esses seus biscoitos amaretti pedem para serem comidos...a cor deliciosa, o formato redondo e pequenino que pede uma só dentada...sua especialidade italiana ficou com um belíssimo aspecto!
Uma vez experimentei fazer uns, de uma receita que encontrei aqui por casa, mas apesar de ficarem com essas gretinhas tal como os seus, desconfio que o sabor seja bastante distinto.

Imagino como devem ter ficado perfumados com o licor de amêndoas! (também não sou simpatizante de essências)

Agora não precisa mais de ir à Somma para comer os seus amaretti fresquinhos!...:)
Bergamo disse…
Deliciosos hein Claudia-Clafoutis? E lindos tb!!! Muito lindos!!!
Vou testar a sua receita assim que puder. Vc sabe se o açúcar de confeiteiro que vc usou tinha amido em sua composição ou era simplesmente um açúcar de granulosidade mais fina?
Pergunto isso pq só Deus sabe que açúcar vcs usam aí no Polo Norte...rsrs...na Noruega...
Bj,
Bergamo

Postagens mais visitadas