Sabores da infância, compota de maça com baunilha e laranja
Compota de frutas com queijo fresco é uma das sobremesas que mais amo. E esta compota de maça é uma das delícias mais marcantes da minha infância. Esta compota de maças que eu comia na casa da minha avó e sempre pedia quando ia lá. Esta aqui é a minha versão, um pouco diferente, com menos açúcar, com baunilha e suco de laranja. O resto é um pouquinho de água e as melhores maças que voce puder encontrar. As maças que eu usei aqui são Red Delicious argentinas orgânicas e estavam doces e bem pouco ácidas.
Eu usei nesta compota uma fava de baunilha que já tinha usado anteriormente e que estava mais ou menos "vazia", sem muitas sementinhas para raspar, pois eu já tinha usado o conteúdo da fava em outras receitas. Mas uma fava, mesmo vazia ainda contém sementinhas e, acima de tudo, contém muito sabor. Ao cozer as frutas com a fava a compota absorve o perfume e o sabor delicioso de baunilha. E além disso, usando baunilha em fava, a calda vai ficar com aqueles pontinhos pretos lindos da baunilha no líquido.
Compota de maça com baunilha e laranja
5 maças orgânicas
1 a 2 laranjas orgânicas grandes (100ml de suco de laranja)
Raspas de meia fava de baunilha (eu usei uma fava "vazia")
2 colheres rasas de açúcar
1 xícara de água filtrada
Como fazer:
Esprema uma laranja grande e reserve o suco. Confirme que a laranja produziu pelo menos 100ml de suco, se precisar esprema outra laranja. Descasque as maças e pique-as do tamanho que preferir. Fatie se preferir. Vá colocando as maças decascadas e picadas numa panela e, a medida que for adicionando as maças, vá adicionando também o suco de laranja e misturando. O suco evita que as maças escureçam.
Depois que todas as maças estiverem na panela, adicione a água, o açúcar e a as raspas de baunilha (ou a fava de baunilha). Misture um pouco e leve ao fogo médio e deixe que cozinhe até as maças ficarem macias, mas não moles, cerca de 5 a 7 minutos.
Se desejar engrossar a calda, retire as maças com uma escumadeira e coloque-as num pote de vidro. Deixe a calda na panela e cozinhe até reduzir e atingir a consistência desejada. Quando mais cozinhar, mas grossa ficará a calda. Se estiver usando uma fava de baunilha, deixe a fava na água enquanto engrossa a calda.
Depois que a calda estiver na consistência adequada, coloque a calda no vidro, sobre as maças. Se preferir, remova a fava vazia. Feche o vidro e o posicione de cabeça para baixo, sobre uma tolha de cozinha na bancada da cozinha até esfriar totalmente. Ao virar o vidro de cabeça para baixo, o conteúdo fervente, ainda bem quente, vai fazer pressão e selar a compota contra oxigênio. Mas escolha bem o tipo de vidro a ser usado. Ele precisa ser novo e esterilizado (lavado com água fervendo).
Comentários
Beijos, lindo dia.
uma grande homenagem ao nome do seu blog, e sua avó
beijos