Financiers de Castanha de Cajú com Morangos e o sorteio
Antes de dar a receita deste que é um dos meus bolinhos favoritos eu gostaria de lembrar que há um sorteio rolando na página do Facebook do Sabor Saudade...
Se você é fã do Sabor Saudade e decidir se tornar fã da página da minha loja no Facebook, você pode concorrer. Basta curtir a Doce Vika e você pode ganhar uma caixa com pérolas de chocolate amargo Valrhona em caixa de metal com reprodução de pintura do artista Jean Michel Basquiat.
Para concorrer, curta a Doce Vika e deixe um comentário na página do Sabor Saudade no facebook, na postagem que anuncia o sorteio. Basta escrever que tornou-se fã da Doce Vika e você estará concorrendo. O sorteio será no dia 15 de junho e vou enviar o prêmio para qualquer lugar do planeta, sabia?
Um dos meus bolinhos favoritos. E mais uma receita para aproveitar claras que sobraram de doces de gemas... Pode ser feito com qualquer tipo de noz e castanha. Eu já fiz com praticamente todos os tipos de castanhas e fica sempre delicioso. Também pode ser feito sem castanhas, usando farinha de coco ralado e/ou farinhas de sementes como girassol, abóbora, gergelim e linhaça.
O nome deste bolo é inspirado em barras de ouro e a forma mais tradicional costuma reproduzir as barrinhas de ouro, retângulos finos que produzem bolos bem finos e douradinhos nas beiradas. Mas o bolo fica lindo em forminhas de empada, muffin, tartelettes e quindim. Outro detalhe que combina muito bem com a massa densa do financier é a adição de uma frutinha no centro do bolo. Frutinhas congeladas são perfeitas. Use a fruta que estiver a mão no momento: fatias de maça, pêssegos, nectarinas, bananas, morangos inteiros, framboesas, jabuticaba, cerejas, açaí.. o que for possível.
Financiers de Castanha de Cajú com Morangos
publicado antes aqui
5 claras de ovos
2,5 dl (= 1 copo com capacidade para 250ml) de castanha de cajú sem sal
4 dl (um pouco menos que 2 copos de 250ml) de açúcar de confeiteiro
2,5 dl ( 1 copo de 250 ml) de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
1 colher de chá de baunilha em pó ou raspas de meia fava de baunilha
Morangos ou outra fruta a gosto
pitada de sal
Como:
Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e deixe a manteiga cozinhando em fogo baixo até ficar bem dourada, cerca de 5 minutos, mas muito cuidado para não deixar a manteiga queimar. Fique ao lado, de olho na manteiga e quando estiver dourada retire do fogo, coe e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Enquanto a manteiga esfria aqueça o forno e unte 24 a 30 forminhas de tarteletes ou forminhas de empada pequena com bastante manteiga e reserve. Coloque as castanhas, o açúcar e a farinha de trigo na bacia de um processador e processe por 1 minuto, até formar uma farinha fina, homogênea. Transfira para uma tigela grande. Não é necessário peneirar, além disso você não precisa se preocupar com eventuais pedaços de castanha pois neste caso, se houver, eles vão melhorar a textura do bolo.
Em outro pote bata as claras com a pitada de sal usando um fouet. Você não quer um suspiro, nem claras em neve, você quer bater até espumar e deixar as claras brancas e densas. Adicione então a mistura de claras a mistura de farinhas, aos poucos, e vá mexendo com a colher de pau, ou espátula, para incorporar. Adicione a baunilha e continue mexendo para incorporar. Por fim adicione a manteiga e mexa com todo cuidado, para não espirrar, até incorporar toda a manteiga à massa. Suavemente até que toda a manteiga seja absorvida pela mistura, demora mas vai.
Divida a massa nas forminhas preparadas, não encha demais as forminhas, apenas 1/2 a 3/4 da capacidade pois vai crescer. Coloque um morango pequeno no centro de cada bolinho. Asse as forminhas em forno pré-aquecido a 180C por 15 a 18 minutos ou até que enfiando um palito o mesmo saia seco. As bordinhas dos bolinhos deverão estar levemente douradas. Cuidado para não assar demais e deixar os bolinhos muito duros e secos!
Alguns comentários adicionais:
1. Na hora de dourar a mateiga você precisa ter atenção pois a manteiga vai espumar e vai ficar difícil ver a cor. Use uma colher para afastar a espuma para ter certeza que a manteiga está dourada e não marrom. Se deixar ficar marronzinha, marrom clarinho, tudo bem. Mas se escurecer vai ficar amarga. Muito cuidado. A manteiga vai evaporar água e se separar dos sólidos do leite. Os sólidos vão ficar no fundo da panela quando você peneirar. Não raspe a panela, descarte os sólidos.
2. Você pode usar as castanhas que preferir nos seus finaciers. Eu já fiz financier com quase todas elas: amêndoas, castanhas do pará, castanha de cajú, pistache, avelãs e nozes e todos ficaram excelentes. Talvez, o melhor seja este de castanha de cajú. Se possível use castanha de cajú ao natural, não torrada e sem sal.
3. Uma coisa que eu faço sempre é deixar as castanhas que uso de molho em água fria por pelo menos 4 horas. Depois eu escorro a água. Passei a fazer isso há coisa de dois anos. Algumas castanhas, aquelas de casca escura como amêndoas, avelãs, pecãs e castanha do pará podem ser bem indigestas se consumidas ao natural, cruas. O ideal é deixar as castanhas de molho em água, o que ajuda a remover os inibidores das enzimas que ficam nas cascas. Deixando de molho você libera as enzimas, fundamental para ajudar a digerir as castanhas. Ao deixar as castanhas de molho, elas começam a germinar, perdem a proteção e já não terão mais a mesma longevidade que tinham antes. É preciso secar bem as castanhas e/ou consumir rapidamente.
4. A castanha de cajú não tem casca marrom e não precisaria ficar de molho, mas é interessante deixar de molho pois isso ajuda a bastante na digestão das castanhas em geral. Ao deixar de molho por longas horas as castanhas começam a germinar e esse processo ajuda na liberação dos nutrientes. O molho também ajuda a remover eventuais resíduos de agrotóxicos, ou de químicos usados para preservar as castanhas. Amêndoas sem casca, por exemplo, recebem diversos tratamentos para resistirem a exposição a luz e ao ar em mercados. Isso acontece com todas as nozes e castanhas que são vendidas a granel já descascadas. Por isso eu recomendo você a deixar suas castanhas/nozes/amêndoas de molho em água fria antes de usar. Na hora de usar descarte a água do molho e lave as castanhas em água corrente novamente.
Comentários
estou participando do sorteio já!
só sai coisa boa deste forno ai!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Eu me esforço...
Boa sorte no sorteio!
Bj,
Cláudia
Adorei.
Beijos
Boa semana
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br
tb já estou participando do sorteio e divulgando.
Bj e sucesso Claudia !!!
Adoro caju, fiquei mesmo com vontade de experimentar.
Bjs
Maria Gabriela
Obrigada pela receita!!!